Próxima à COP30, TV Cultura lança série documental sobre crise do lixo no Brasil

Foto: Divulgação

Próximo a sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que irá reunir líderes mundiais para debater ações de enfrentamento à crise climática, o Brasil ainda convive com um dado alarmante: mais de 3 mil lixões a céu aberto continuam instalados em cerca de 2.500 municípios, recebendo 40 milhões de toneladas de lixo por ano e causando graves problemas ambientais, riscos à saúde pública e danos à qualidade de vida das comunidades locais. Este cenário assustador está reproduzido na série documental O Lixo Também É Seu!, que estreia na TV Cultura no dia 26 de outubro (domingo), às 16h30.
 
Composta por cinco episódios, a produção reúne ambientalistas, especialistas em resíduos e infraestrutura; e representantes de associações e do setor privado para discutir os avanços do segmento, questões regulatórias, soluções voltadas ao tratamento do lixo e alternativas eficazes para o seu reaproveitamento.
 
O Lixo Também É Seu! destaca que mesmo com os avanços regulatórios - como o Novo Marco do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços e se articula com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece o fim dos lixões - o Brasil ainda enfrenta obstáculos significativos, entre eles, a falta de recursos e infraestrutura nos municípios, a fragilidade na fiscalização e o baixo investimento por parte do setor público.
 
Por outro lado, o setor privado tem contribuído significativamente para transformar essa realidade em diferentes regiões do Brasil - impulsionando a transição energética, promovendo a educação ambiental e fortalecendo a economia circular. 

Sinopses
 
Episódio 1 - A História do Lixo

Há pelo menos três séculos, o lixo representa um problema para a sociedade. Afinal, o que devemos fazer com ele? No Brasil, o custo financeiro segue silenciando o descarte adequado, enquanto a população e o meio ambiente sofrem os resultados. Prepare-se para conhecer o desafio da gestão de resíduos no país, assim como as soluções que podem nos levar a um futuro mais sustentável.

Episódio 2 - Saúde e Educação

Na construção de um futuro sustentável, a educação ambiental não pode ser subestimada: escolas, universidades, casas e bairros podem ser o ponto de partida para transformar o modo como a sociedade lida com o lixo. Descubra a importância da conscientização ambiental e entenda como podemos semeá-la entre as crianças e os jovens.
 
Episódio 3 - Tratamento e destinação

Quando o lixo sai da sua casa, você sabe para onde ele vai? Entender o processo de coleta, tratamento e destinação de resíduos é fundamental para combater o descarte inadequado, que hoje afeta a vida de 75 milhões de brasileiros. Por isso, conheça o caminho do lixo e as iniciativas socioambientais que trabalham para melhorar a vida da população.
 
Episódio 4 - Energia e Gás do Lixo

Enquanto muitos enxergam o lixo apenas como problema, há outros que veem nele um grande potencial para transformação social. Com o tratamento adequado, os resíduos podem gerar fontes de energia renovável e levar a matriz energética para um caminho mais sustentável. Conheça o biogás e o biometano e entenda como eles podem mudar a nossa relação com o lixo.

Episódio 5 - Futuro e Economia

Você já imaginou uma cadeia produtiva que não gera impacto ambiental? Esta é a proposta da economia circular: um modelo em que os resíduos são transformados em matéria-prima, desacelerando a produção desenfreada e a geração nociva de lixo. Descubra como a reutilização e a reciclagem de materiais podem revolucionar o futuro do planeta.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato