![]() |
| Foto:Filme ''A Mensagem de Jequi''/ Divulgação |
Neste domingo (12/10), Dia das Crianças, o programa Repórter Eco prepara uma programação especial e temática ligada ao público infantil. A edição vai ao ar a partir das 18h, com apresentação de Adele Santelli.
Umas das reportagens produzidas é sobre o projeto Formigas de Embaúba, uma iniciativa de educação ambiental nas escolas e espaços públicos, que estimula as novas gerações a espalharem áreas verdes nas cidades. O nome do projeto tem relação com o objetivo da ação: a embaúba é uma das primeiras árvores a crescer em áreas degradadas e abriga uma espécie de formiga que protege essa vegetação.
A atração preparou também um material sobre o filme A Mensagem de Jequi. O longa retrata o valor da água, da natureza e das comunidades tradicionais que vivem em harmonia com os rios. A produção nasceu de uma oficina realizada com crianças quilombolas, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. ''Jequi'' é o nome do rio da região e também do personagem central, um menino de oito anos. A estratégia para sair dos limites das telas de cinemas convencionais é chegar a outras comunidades distantes que não têm acesso a filmes.
O Repórter Eco traz ainda uma matéria sobre o Science Film Festival (Festival de Filmes e Ciência), considerado o mais importante na área científica no mundo. Nesta 21ª edição, entre 1º de outubro e 20 de dezembro, são apresentados 53 filmes sobre tecnologia e meio ambiente. A maioria, 34 deles, é para o público infantojuvenil. No Brasil, o festival, organizado pelo Instituto Goethe, tem apoio da Midiativa e também da TV Cultura.
Além disso, nesta edição será possível conferir o trabalho do poeta Guilherme Gontijo Flores, que escreve sobre o meio ambiente para crianças.
Tags:
Programação
