![]() |
| Foto: @priscilaprade e @fotosgutierrez |
Entre os dias 13 e 17 de outubro, o Metrópolis, da TV Cultura, traz uma programação repleta de cultura, música, cinema, teatro e artes visuais. A atração leva ao ar conteúdos inéditos, entrevistas exclusivas e agenda cultural, sempre explorando o que há de mais relevante no cenário artístico nacional e internacional. Apresentada por Adriana Couto, o programa é exibido às segundas, a partir das 23h30, e de terça a sexta-feira, às 23h.
Na segunda-feira (13/10), Adriana Couto entrevista Renata Almeida, que fala sobre os destaques da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O programa traz uma matéria sobre os 60 anos de carreira de Maria Bethânia, repercutindo o emocionante show da cantora em São Paulo, com depoimentos dos músicos e do público. Há ainda reportagens sobre os 130 anos do Museu do Ipiranga, o mais antigo entre os museus públicos de São Paulo, que celebra o marco com novos projetos e atividades, com entrevista do diretor Paulo Garcez Marins; e da orquestra New World: Intimate Music from Final Fantasy, que se apresenta pela primeira vez no Brasil, na Brasil Game Show 2025.
Na terça (14), o Trio Mocotó é recebido pela apresentadora Adriana Couto. O grupo revisita o clássico álbum Força Bruta, gravado com Jorge Ben Jor em 1970. O programa destaca o estilista Ronaldo Fraga e os 30 anos de SPFW, numa entrevista com o idealizador do importante evento de moda, Paulo Borges. Nesta edição, os desfiles ganham a cidade com locações icônicas como o Museu da Língua Portuguesa. O Metrópolis também conversa com Agnes Brichta, Gustavo Falcão e o diretor João Falcão sobre o espetáculo A Máquina, que retorna 25 anos depois com nova montagem e elenco rotativo.
Na quarta (15), os atores Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall estarão no estúdio do Metrópolis para uma conversa com Adriana Couto sobre a peça Um Dia Muito Especial, baseada no filme de Ettore Scola. O programa ainda traz reportagens com a cantora e atriz Nabiyah Be, que fala sobre seu disco de estreia, O Que o Sol Quer, e seu legado, raízes e turnê; o longa O Último Episódio: inspirado na infância do diretor Maurilio Martins e a cultura pop dos anos 90; e com o artista baiano Giovani Cidreira, que lança seu quinto álbum em um projeto duplo que comemora 10 anos de carreira.
Na quinta (16), Adriana recebe o cantor Zé Geraldo, que celebra seus 80 anos em uma turnê especial e conversa sobre sua trajetória. O Metrópolis também mostra a abertura da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e destaca as expectativas para a edição 2025, além de trazer entrevistas com cineastas e o público. Em seu quadro especial, Cunha Jr. fala sobre as estreias do cinema, com comentários e dicas imperdíveis. Para finalizar a edição, o programa destaca a nova animação brasileira Eu e Meu Avô Nihonjin, que aborda identidade e imigração, e conversa com a diretora Célia Catunda e o produtor Kiko Mistrorigo.
Na sexta (17), Adriana Couto conta com as presenças dos atores Gabriel Braga Nunes e Maria Ribeiro, que falam sobre a peça O Filho, que trata de saúde mental na adolescência e os desafios da convivência familiar. O programa ainda traz uma reportagem sobre Dom Salvador e Amaro Freitas, dois grandes nomes do piano brasileiro que se encontram no palco do Sesc Jazz 2025 para um diálogo musical entre gerações. O Metrópolis também apresenta uma matéria com Greg Graffin, vocalista do Bad Religion, que comenta sobre seu novo livro Paradoxo Punk e sua relação entre música, ciência e filosofia.
Tags:
Programação
