![]() |
| Foto: Divulgação Globo |
Paixão nacional, o futebol é mais do que um esporte no Brasil, é parte da identidade nacional, especialmente no Rio de Janeiro, onde ele pulsa nas praias, nos bares, nas comunidades e nos estádios. Na terceira temporada do programa 'Rolé do Milton', que estreia neste sábado, dia 11, Milton Cunha se aventura por esse universo, revelando as conexões entre o futebol e outras expressões culturais brasileiras, como o samba e o Carnaval. Conhecido por sua trajetória no mundo carnavalesco, Milton mergulha neste território novo para ele, com o olhar curioso e sensível de quem reconhece que, assim como o desfile na Sapucaí, uma partida de futebol é também um espetáculo coletivo, que mobiliza multidões, desperta emoções e transforma vidas.
O primeiro episódio começa no Maracanã, templo do futebol brasileiro, palco de grandes clássicos e momentos históricos. É lá que Milton acompanha um dos confrontos mais emblemáticos do Rio: Flamengo x Fluminense. Dos gramados, ele registra os bastidores da partida sob o seu ponto de vista e conversa com profissionais que fazem o espetáculo acontecer dentro e fora de campo. “É uma celebração que dialoga com o samba o tempo inteiro. Carnaval e futebol são símbolos do Brasil. Eu reconheço a mesma energia que baratina os torcedores das escolas de samba nos torcedores dos times. Tanto no samba quanto no futebol, eles entram em transe. É uma celebração coletiva, de comunidade”, afirma Milton.
O episódio de estreia traz ainda o depoimento de Giorgian de Arrascaeta, meio-campista uruguaio do Flamengo, que reflete sobre a paixão brasileira pelo esporte: ''Eu acredito que o futebol para o brasileiro é a própria vida. Está em todo lugar. E, no caso dos flamenguistas, primeiro ele é Flamengo, depois ele é brasileiro'', diz o jogador.
A territorialidade dos clubes cariocas também é tema do programa. Cada time tem sua sede em um bairro da cidade, o que influencia diretamente na formação das torcidas e na cultura local. O historiador Luiz Antonio Simas explica como essa geografia molda identidades e tradições.
Na Barreira do Vasco, Milton participa de uma roda de samba que reúne torcedores antes das partidas em São Januário. Ele também visita a cabine de transmissão e conversa com o narrador Luis Roberto e os comentaristas Ricardinho e Roger Flores, que revelam os bastidores da cobertura esportiva.
A rivalidade entre os clubes é abordada com leveza e bom humor pelos influenciadores Reikrauss, do Flamengo, e Fabio Azevedo, do Vasco, que falam sobre as provocações entre torcidas e o fenômeno das lives durante os jogos, uma nova forma de torcer e interagir.
No Maracanã, Milton acompanha os preparativos de uma torcida organizada do Fluminense, que inclui faixas, bandeiras, cartazes e o tradicional pó de arroz. ''Nós trabalhamos desde o dia anterior até o final da partida, checando todo o material'', conta Carol Mesquita, enfermeira e integrante da bateria da torcida.
Também visita o Estádio Nilton Santos, no Engenho Novo, onde a torcida do Botafogo se reúne. Milton encontra o músico de rua Almir Santiago, torcedor apaixonado, e mostra como o futebol movimenta o comércio local, com barracas organizadas pelos próprios moradores.
'Rolé do Milton, Show de Bola', vai ao ar nos dias 11, 18 e 25, logo após a ‘Edição Especial de Terra Nostra’ para o estado do Rio de Janeiro e ficará disponível também no Globoplay.
Tags:
Programação
