![]() |
| Foto: Rodrigo Peixoto / TV Brasil |
Na antevéspera do Dia das Crianças, o Sem Censura apresenta um programa inédito sobre literatura infantojuvenil nesta sexta (10), às 16h, na TV Brasil. Para conversar sobre o universo dos livros para a garotada, a jornalista Katy Navarro entrevista convidados especiais na roda de conversa vespertina.
A bancada reúne as escritoras Ana Maria Machado, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), e Roseana Murray, o autor Júlio Emilio Braz e as educomunicadoras Helena e Eduarda Ferreira, do projeto Pretinhas Leitoras. A debatedora é a jornalista Fabiane Pereira. O papo temático celebra a infância, a juventude e o papel fundamental da leitura para formação da cidadania.
Com bagagem no debate literário, Katy Navarro apresenta o programa Conversa com o Autor, produção original da Rádio MEC, com edições inéditas aos domingos, às 12h30, na emissora pública. A jornalista já comandou o programa Trilha de Letras, atração sobre o tema que vai ao ar na TV Brasil, às quartas, às 23h. Debatedora do Sem Censura, Katy conduz o tradicional programa diário nas férias de Cissa Guimarães.
A jornalista Ana Maria Machado é uma referência na publicação da literatura infantil. Reconhecida com os maiores prêmios do segmento no país e no exterior, a autora escreveu clássicos como "Bento que Bento é o Frade" (1977), "Bisa Bia, Bisa Bel" (1982), "Menina Bonita do Laço de Fita" (1986) e "Mico Maneco" (1988), entre outros títulos consagrados para crianças e adolescentes. A obra da imortal foi traduzida em mais de 20 países.
Com mais de 100 livros para crianças lançados e diversas premiações importantes na carreira, a escritora e poetisa Roseana Murray é responsável por obras como "Jardins" (2001), "Brinquedos e Brincadeiras" (2014) e "Colo de avó" (2015). O seu mais recente título, "O Braço Mágico" (2025), concorre ao Prêmio Jabuti. A obra é finalista na categoria infantil.
Já o convidado Júlio Emilio Braz é autor de publicações como "Saguairu" (1990), "Crianças na Escuridão" (1991) e "Felicidade não tem cor" (2002). Considerado um dos mais relevantes escritores para a juventude, ele também foi laureado com o Prêmio Jabuti e outras honrarias da crítica.
Projeto Pretinhas Leitoras
Criado há uma década pelas gêmeas Helena e Eduarda Ferreira, moradoras no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, o projeto Pretinhas Leitoras busca promover a literatura negra e o diálogo entre adolescentes por meio de livros.
As educomunicadoras utilizam esse universo para abordar questões atuais da cidade onde vivem. As jovens contam suas trajetórias e destacam premiações pelo trabalho. Elas mantêm um canal nas redes sociais para compartilhar essa paixão pela leitura e discutir desafios como o racismo nas escolas.
A edição inédita do Sem Censura mostra que a leitura na infância não é apenas entretenimento, mas também formação, exercício de empatia e construção de identidade. De acordo com os convidados, a literatura infantojuvenil é um território mágico no qual crianças e adolescentes descobrem que a imaginação não tem limites.
Entre fadas, heróis, animais falantes e aventuras fantásticas, o hábito de ler ajuda no desenvolvimento da criatividade e estimula a capacidade dos jovens se comunicarem. A prática ainda aumenta a sensibilidade para que as novas gerações possam entender o outro e exercer seu papel como cidadão na sociedade.
Tags:
Programação
