![]() |
| Foto: Globo/Daniela Toviansky |
Astrid Fontenelle conversa com Sonia Guimarães no ''Admiráveis Conselheiras'' desta sexta-feira, 31 de outubro, a partir das 22h45, no GNT. PhD em física pela University of Manchester, no Reino Unido, primeira negra doutora em física no Brasil e primeira professora negra do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Sonia reflete sobre a sua brilhante trajetória na ciência e compartilha com leveza os desafios e as alegrias de sua carreira.
No bate-papo, Sonia mergulha em temas como sua tese de doutorado, a realidade do preconceito em sua jornada profissional e acadêmica, e conta também sobre como equilibrar sua vida pessoal, o espaço para relacionamentos e sua paixão por viajar.
"Me apaixonei por semicondutores e a minha carreira inteirinha, inclusive a minha invenção, só de semicondutores. Produzi uma técnica para obter sensores de radiação infravermelha, que veem calor. (...) O meu sensor, no entanto, uma vez encapsulado, se torna detector de radiação infravermelha e vai na cabeça do míssil. O meu sensor vê a temperatura de 600 Kelvin, que é a temperatura do avião em funcionamento. É dessa forma que o míssil vê qual o avião que vai atacar. (...) Sou a pioneira nessa história”, afirma ela com entusiasmo sobre sua pesquisa que é patenteada no Brasil.
O programa fica disponível também no Globoplay, para assinantes do plano Premium. Com produção da Cine Group, direção de Patricia Rubano, roteiro de Greice Costa e direção de conteúdo da Globo de Tatiana Costa, ''Admiráveis Conselheiras'' reforça um olhar sensível sobre o envelhecer e promove trocas geracionais que inspiram não apenas a apresentadora, mas também o público.
Tags:
Programação
