![]() |
| A primeira das duas partes do documentário revela os planos do ataque japonês. Crédito: Divulgação/Curta! |
Foi numa tranquila manhã de domingo, em dezembro de 1941, que a paisagem paradisíaca do Havaí se tornou um local de pânico com o ataque surpresa à base naval de Pearl Harbor. Os detalhes e segredos de uma das mais célebres operações militares são contados no inédito documentário em duas partes ''Pearl Harbor: O Mundo em Chamas'', que estreia com exclusividade no Curta!. O filme faz parte da programação especial no canal e CurtaOn que marca os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
Dividido em duas partes, o documentário produzido pela France Télevisions e dirigido por David Korn-Brzoza, conta com um impressionante acervo de imagens colorizadas e traz revelações inéditas. A primeira parte, ''O Ataque à Base Naval'' apresenta a motivação, os objetivos e os preparativos, e refaz cada momento da ofensiva à frota norte-americana. O segundo episódio, ''A Entrada dos Estados Unidos na Guerra'', analisa as consequências diretas do ataque que transformou o cenário do conflito.
A investida a Pearl Harbor marcou um ponto de virada na Guerra, que se torna verdadeiramente global. Enquanto a Europa ardia em chamas com o avanço nazista, nos Estados Unidos o clima, apesar de apreensivo, ainda era de paz. Era um período de esperanças com o crescimento pós-Grande Depressão de 1929 e, nas ruas, o povo ecoava a opinião do presidente Roosevelt, que não pretendia participar de novo conflito mundial.
''Esta nação continuará sendo neutra. Já falei muitas vezes: eu vi a guerra e eu a odeio. Enquanto eu tiver o poder de impedir, não haverá um apagão da paz nos Estados Unidos'', declarava o presidente em anúncio à sua reeleição.
Diferente do Japão que, com pretensões nacionalistas de conquista e de expandir o Império pela Ásia, inicia uma agressiva campanha de dominação. E assina, ao lado da Alemanha nazista e da Itália fascista, uma aliança militar de ajuda recíproca. Os EUA, com um arsenal militar que poderia dificultar a expansão japonesa no sudeste asiático, aplicam sanções econômicas e a tensão entre os países aumenta. Nas sombras, o Império japonês se movimenta para a guerra.
O documentário mostra como os japoneses se preparam para o ataque, estratégia que julgavam irreversível diante do cenário. Torpedos foram modificados, estudos sobre as defesas antiaéreas e as embarcações em Pearl Harbor foram elaborados e a espionagem do cotidiano da base inimiga se intensificou.
''A principal frota dos Estados Unidos deve ser destruída no início da guerra para que o moral da Marinha e do povo estadunidense seja derrubado e nunca consiga se recuperar'', sugere o almirante Yamamoto.
A primeira parte do documentário revive a tensão às vésperas do ataque, com segredos, mensagens criptografadas e a movimentação da enorme tropa japonesa.
''Havia bombas explodindo por toda parte. Não achamos que sairíamos vivos'', recorda uma testemunha em depoimento resgatado pelo documentário.
Os detalhes que antecedem a ofensiva são apresentados e a produção destaca como os sodados relatavam, ao mesmo tempo, medo e honra.
''Eu não esperava voltar. É um milagre'', contou o piloto Yyozo Fujita, revelando o temor com o ataque ousado. Sentimento compartilhado por Kazuo Sakamaki, marinheiro capturado e que se tornaria presidente da Toyota no Brasil nos anos 70.
''Pearl Harbor: O Mundo em Chamas'' é uma produção da France Télevisions. Com dois episódios de 45 minutos, o documentário pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma a partir de outubro (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 10 de outubro, às 22h.
Documentário acompanha a turnê que passou por 17 países e juntou mais de 750 mil pessoas (Crédito: Divulgação/Curta!)
Marisa Monte por trás dos palcos: artista se revela em 'Infinito Ao Meu Redor'
A cantora Marisa Monte e os bastidores da turnê ''Universo Particular'' se revelam ao público através do documentário ''Infinito Ao Meu Redor'', exibido no Curta!. O longa, dirigido por Vicente Kubrusly, mostra a intimidade da artista através de um relato em primeira pessoa. Enquanto reflete sobre a própria profissão, Marisa vivencia a experiência de viajar entre 17 países com seu show, visto por mais de 750 mil pessoas.
Do esplendor do palco à correria das viagens, além da calorosa reação do público e da recepção da imprensa por onde passa, Marisa se mostra múltipla: compõe, canta, administra os desafios trazidos pela fama e a própria vida pessoal. Relembra sua adolescência e retoma as origens de sua ligação com a música, ao mesmo tempo que celebra o presente enquanto comemora mais um aniversário.
Foram mais de 500 horas de trabalho filmadas entre o lançamento simultâneo de ''Universo ao Meu Redor'' e ''Infinito Particular'' — os álbuns que deram origem ao show — e a apresentação final, dois anos depois, em 2008. Ainda que foque neste espetáculo, o filme também relembra de outros momentos dos 20 anos da carreira de Marisa, recém-completados na época.
Além de ponderações sobre o show business, “Infinito ao Meu Redor” mostra a vida de uma artista completa: entre o glamour e a simplicidade, entre a multidão de fãs, os amigos e a solidão da estrada.
Segunda da Música – 06/10
22h30 – ''Infinito ao Meu Redor'' (Documentário)
''Infinito ao Meu Redor'' é um documentário sobre a cantora brasileira Marisa Monte filmado durante a turnê mundial ''Universo Particular''. Foi lançado como quinto álbum de vídeo da artista com um CD bônus incluindo nove músicas em novembro de 2008. Ganhou o Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria Melhor DVD. Direção: Vicente Kubrusly Duração: 72 min Classificação: Livre Horários alternativos: dia 07 de outubro, às 02h30 e às 16h30; dia 08 de outubro, às 10h30; dia 11 de outubro, às 22h; dia 12 de outubro, às 15h
Terças das Artes – 07/10
22h - ''Rothko: Um Mestre Americano'' (Documentário)
O célebre pintor Mark Rothko é considerado uma das figuras mais renomadas do movimento Expressionista Abstrato. Ele transformou o mundo da arte a partir da década de 1940. Durante décadas, Rothko lutou para encontrar sua voz única, desprezado por galerias e museus, e mal sobrevivendo com vendas ocasionais e um trabalho diário como professor de arte. Em 1948, Rothko descobriu o estilo que o tornaria um dos artistas mais aclamados do país. Suas pinturas clássicas são caracterizadas por dimensões crescentes e um uso cada vez mais simplificado da forma, tons brilhantes e manchas de cores amplas e finas. Para muitos, ver um Rothko provoca uma experiência espiritual sublime. Direção: Eric Slade Duração: 53 min Classificação: Livre Horários alternativos: dia 08 de outubro, às 02h e às 16h; dia 09 de outubro, às 10h; dia 11 de outubro, às 11h30; dia 13 de outubro, às 01h e às 21h30.
Quartas de Cena e Cinema – 08/10
22h30 – ''Banquete Coutinho'' (Documentário)
Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme? Um olhar para a obra de Eduardo Coutinho a partir de um encontro filmado em 2012 e um vasto material de arquivo. Obra e pensamento de Coutinho resistem ao tempo, que a tudo apagará. Direção: Josafá Veloso Duração: 74 min Classificação: 12 anos Horários alternativos: 09 de outubro, às 02h30 e às 16h30; dia 10 de outubro, às 10h30; dia 12 de outubro, às 00h.
Quintas do Pensamento – 09/10
21h30 - ''Biocêntricos'' (Documentário)
Como você reinventaria o seu mundo tendo a natureza como modelo? Essa e outras provocações são respondidas através do olhar e da voz da bióloga e biomimetista Janine Benyus. Percorrendo diversos cantos do planeta, Janine revela o nascimento e os princípios que orientam a biomimética: uma metodologia transdisciplinar de inovação tecnológica que busca soluções para nossos problemas, por meio da observação e da inspiração da natureza e do planeta Terra. Direção: Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim Duração: 108min Classificação: Livre Horários Alternativos: dia 10 de outubro, às 01h30 e às 15h30; dia 11 de outubro, às 12h30; dia 12 de outubro, às 18h30; dia 13 de outubro, às 02h e às 09h30.
Sextas de História e Sociedade – 10/10
22h - ''Pearl Harbor: O Mundo em Chamas - O Ataque à Base Naval'' (Documentário) - INÉDITO
Havaí, Oceano Pacífico. Há oitenta anos, essas ilhas idílicas foram o palco de uma das operações mais decisivas da Segunda Guerra Mundial. Em 7 de dezembro de 1941, o Japão lança um ataque surpresa à base naval dos EUA em Pearl Harbor, dizimando suas defesas. Em casa, o presidente Roosevelt está abalado; o povo americano já não se sente seguro. A pergunta é: o que os Estados Unidos farão a seguir? Direção: David Korn-Brzoza Duração: 45min Classificação: 14 anos Horários Alternativos: dia 11 de outubro, às 02h e às 16h; dia 12 de outubro, às 22h; dia 13 de outubro, às 16h; dia 14 de outubro, às 10h.
Sábado - 11/10
23h30 - ''Grandes Cenas - 2ª Temporada'' (Série) Episódio - Bacurau
Os diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles exploram a concepção e a repercussão de ''Bacurau'' (2019). O foco aqui é a violenta cena na cabana de Damião, o primeiro gesto de contra-ataque do povo de Bacurau contra os invasores. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno Duração: 20min Classificação: 10 anos.
Domingo - 12/10
20h30- ''Terra Revolta: João Pinheiro Neto e a Reforma Agrária'' (Documentário)
João Pinheiro Neto foi presidente da SUPRA (Superintendência de Política Agrária) durante o governo João Goulart. Vindo de uma família ligada ao PSD de Juscelino Kubitschek, ele se aproxima do trabalhismo de Jango. Atuou na reforma agrária, mas foi preso pela ditadura militar. Um olhar intimista sobre um período decisivo da História do Brasil a partir do ponto de vista de uma figura que esteve presente nos bastidores do poder. Direção: Barbara Goulart, Caio Bortolotti Duração: 76 min
Tags:
Programação
.jpeg)
.jpeg)