Amanhã, dia 09 de outubro, chega aos cinemas o filme TOTTO-CHAN: A MENINA NA JANELA, distribuído no Brasil pela Sato Company. A animação conta a história de Totto-Chan, uma menina japonesa de apenas 7 anos de idade, que é cheia de energia e disposição. Sua hiperatividade e falta de filtro fazem com que ela seja considerada ''problemática'', e a levam a ser expulsa da escola onde estudava. Algum tempo depois, sua mãe encontra uma instituição de ensino com métodos pouco convencionais, onde a inquietação da garota contagia os colegas e até mesmo o diretor da nova escola.
Se a premissa já não for suficiente, aqui vão 6 motivos pelos quais você deve assistir a história da pequena Totto-Chan! Em seguida, confira as cidades que recebem o filme em sua semana de estreia!
1. BASEADO EM UM BEST-SELLER
TOTTO-CHAN: A MENINA NA JANELA é uma adaptação do Best Seller homônimo, autobiográfico, escrito por Tetsuko Kuroyanagi, uma famosa atriz e apresentadora de TV japonesa e Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, que realizou viagens humanitárias ao redor do Mundo. Com mais de 25 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, o livro conta como foi a infância de Tetsuko na Tokyo dos anos 1940, logo no início da Segunda Guerra Mundial. O livro e o filme trazem uma camada histórica ao abordar o conflito e suas consequências por meio da visão inocente de Totto-Chan, apelido pelo qual a apresentadora era conhecida na época. É a primeira adaptação para o cinema desse lendário livro.
2. DIRETOR CONSAGRADO
A direção do filme é de Shinnosuke Yakuwa, conhecido por dirigir três filmes e duas séries de um dos personagens mais populares da cultura pop japonesa, Doraemon. Um dos longas foi 'Doraemon e o Nascimento do Japão' (2016), uma das 10 maiores bilheterias do país naquele ano.
3. DESIGN DE PERSONAGENS
O design das personagens do filme foi feito por Shizue Kaneko. Além de ter sido responsável pelo design de personagens de muitos filmes e séries do Doraemon ao longo dos anos 2000 e 2010, Shizue foi chefe de animação de A Viagem de Chihiro, do Studio Ghibli.
4. ATOR RENOMADO
A voz original do personagem Sôsaku Kobayashi, diretor da escola onde Totto-Chan vai estudar, é feita por Kôji Yakusho, um dos atores contemporâneos japoneses mais famosos do país. Ele tem em sua filmografia filmes como Memórias de Uma Gueixa (2005), Babel (2006), Mirai (2018), Família (2023) e Dias Perfeitos (2023), esse último lhe rendendo o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes.
5. PRÊMIOS
O filme participou do Festival de Annecy, o mais importante festival de cinema de animação do mundo. Lá, ganhou o Prêmio Paul Grimault, o terceiro maior da competição. O longa também foi indicado à Animação do Ano no Prêmio da Academia Japonesa, o Oscar nipônico.
6. TEMÁTICAS
Os temas do filme são universais e emocionantes. TOTTO-CHAN: A MENINA NA JANELA aborda com delicadeza tópicos como a amizade, o amadurecimento, o acolhimento e a aceitação das diferenças, mostrando como a perspectiva de uma criança pode ensinar valiosas lições sobre individualidade e a força dos laços humanos, mesmo em tempos difíceis.
