![]() |
| Foto: Divulgação |
Neste domingo (2/11), às 15h30, a série Brasil 2050 volta à programação da TV Cultura como parte da preparação para a COP30. Nesta quarta temporada, o programa explora temas inspirado no Visão Brasil 2050, documento elaborado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, destacando ações sustentáveis de sucesso espalhadas pelo Brasil.
Produzida pela Miração Filmes e dirigida por Sérgio Roizenblit, a atração se consolida como uma plataforma essencial para divulgar iniciativas que impulsionam um futuro sustentável no país. A cada episódio, o público é convidado a conhecer um projeto que nasceu da sociedade civil e do sonho de muitos cidadãos, e se tornou possível com o apoio ou suporte de uma empresa ou do poder público.
A narrativa se fundamenta nos nove pilares de ação definidos para transformar o país até 2050: Valores e Comportamento; Desenvolvimento Humano; Economia; Biodiversidade e Florestas; Agricultura e Pecuária; Energia e Eletricidade; Edificações e Ambiente Construído; Mobilidade; e Materiais e Resíduos, e ainda ouve especialistas das mais diversas áreas da sustentabilidade.
A produção passa pela proteção de recifes e a relação entre biodiversidade e comunidades costeiras no litoral de Pernambuco; e por baixo do asfalto de São Paulo, para entender alagamentos, ilhas de calor e escolhas urbanas. Ela ainda acompanha a equipe do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul no combate aos incêndios de 2024 no Pantanal e, em paralelo, verifica como integrantes do Centro Brasil no Clima analisam os efeitos das mudanças climáticas no mundo e seus impactos no Brasil.
Segundo o diretor Sérgio Roizenblit, "Brasil 2050 é um convite para que cada cidadão, empresa e comunidade perceba ações concretas que já estão acontecendo e que isso se torne uma possibilidade de tomada de consciência das soluções para esta terrível crise climática, que só será superada com o esforço de todos, e que veja na tela um Brasil sustentável que está sendo construído por pessoas reais."
O projeto conta com a parceria do CEBDS e com o patrocínio da Toyota.
Tags:
Programação
