5 motivos para assistir ao novo documentário ''Fogo & Água: Criando os Filmes de Avatar'' no Disney+


Em dezembro de 2022, AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA, o épico filme dirigido por James Cameron, elevou mais uma vez o padão de tecnologia aplicada à narrativa cinematográfica, superando as conquistas sem precedentes que o próprio Cameron havia alcançado com AVATAR, o sucesso de bilheteria de 2009 que foi pioneiro na tecnologia de captura por movimento.

Portanto, não é surpresa que FOGO E ÁGUA: Criando os filmes de Avatar seja uma experiência imperdível para todos os fãs dessa franquia única. O novo documentário em duas partes, que já está disponível no Disney+, oferece um olhar fascinante e imersivo dos bastidores de AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA, com entrevistas com o elenco e os cineastas, insights incríveis sobre o processo de criação do filme e imagens inéditas dos bastidores das filmagens na Nova Zelândia, Havaí, Bahamas, Califórnia, entre outros.


Aqui estão cinco motivos para assistir FOGO E ÁGUA: Criando os Filmes de Avatar.

1. TRAZ UMA DAS ÚLTIMAS ENTREVISTAS COM O LENDÁRIO PRODUTOR JON LANDAU


O novo documentário apresenta entrevistas com Cameron, Zoe Saldaña (Neytiri), Sam Worthington (Jake Sully), Kate Winslet (Ronal) e outros grandes nomes por trás da saga AVATAR, mas um dos grandes destaques é o depoimento de Jon Landau, o falecido coprodutor de todos os filmes da franquia. Landau foi um colaborador e parceiro de produção de Cameron por mais de duas décadas. Através de sua produtora, Lightstorm Entertainment, a dupla deu vida ao universo de AVATAR, assim como ao sucesso de bilheteria TITANIC. FOGO E CINZAS: Criando os filmes de Avatar é uma homenagem carinhosa a Landau, que faleceu em julho de 2024.

2. REVELA DETALHES SURPREENDENTES DA ENGENHARIA POR TRÁS DO TANQUE DE ÁGUA USADO DURANTE AS FILMAGENS


Em AVATAR, Cameron empregou a tecnologia de captura de performance para criar os míticos Na’vi. Na captura de performance, os atores atuam em um ambiente vazio, utilizando marcadores corporais e sensores faciais. Câmeras infravermelhas registram seus movimentos e expressões, que são então transferidos para o mundo digital, onde a imagem capturada é inserida no universo do filme.

Com essa experiência em sua bagagem, Cameron foi além em AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA: ele levou a técnica revolucionária para o fundo do mar. O novo documentário narra com incrível detalhe o processo de tentativa e erro que os cineastas passaram para adaptar a técnica em um ambiente aquático, antes de apresentar a engenharia impressionante por trás do gigantesco tanque com mais de 2,5 milhões de litros de água, onde todas as cenas no mar foram filmadas. A história é simplesmente fascinante.

3. MOSTRA O OUTRO LADO DE UMA CENA MÁGICA COM SIGOURNEY WEAVER


Um momento particularmente emocionante do documentário traz a lendária atriz Sigourney Weaver, que interpreta Kiri. Em uma cena do filme, após um período frustrante em terra firme, Kiri mergulha no oceano e descobre um lugar onde se sente completamente feliz. Lá, ela se conecta com a água e as criaturas que a habitam, e se sente em casa. ''É uma das cenas mais mágicas do filme. É um momento que faz as pessoas respirarem fundo diante da beleza e do encanto do que veem'', comenta Cameron. Weaver revela que também se sentiu assim durante as filmagens. Embora a atriz não tenha interagido com as criaturas marinhas, mas sim com os mergulhadores que as interpretavam, ela aproveitou aquele momento mágico e comovente. Ela chegou até a prender a respiração debaixo d’água por muito mais tempo do que o necessário. ''Foi a coisa mais linda que já fiz na água, e eu fiquei lá embaixo por um bom tempo. Foi um prazer fazer tudo aquilo. Eu não queria que acabasse'', conta Weaver.

4. DESCUBRA O TREINAMENTO INTENSIVO DE MERGULHO LIVRE DE ZOE SALDAÑA, KATE WINSLET  E DO RESTO ELENCO


Para conseguir prender a respiração adequadamente durante as filmagens das cenas subaquáticas, o elenco do filme passou por um treinamento intensivo de mergulho livre com o instrutor mundialmente renomado Kirk Krack.

O documentário registrou esse fascinante processo em detalhes, capturando o dia a dia de Zoe Saldaña, Sam Worthington, Kate Winslet e Sigourney Weaver em suas aulas práticas e teóricas com Krack e sua equipe. A câmera os acompanha em seus pequenos desafios e conquistas, refletindo a tensão e a satisfação de cada novo minuto conquistado no cronômetro que marca quanto tempo eles conseguem prender a respiração debaixo d’água.

Para Saldaña, a experiência foi especialmente desafiadora, já que ela não se sente muito confortável na água. ''Por sorte, a Neytiri odeia a água'', brinca a atriz. Por outro lado, Winslet, sentiu-se à vontade no ambiente aquático e ficou impressionada com a capacidade do corpo humano de se adaptar ao mergulho livre. ''Foi um treinamento muito intenso. Começou, basicamente, com a gente se acostumando a ficar confortável em prender a respiração por bastante tempo. Aprender a respirar assim, aprender a oxigenar o corpo para conseguir segurar a respiração por mais tempo, é algo muito, muito técnico'', explica Winslet no primeiro episódio do documentário.

5. INCLUI UMA CENA EXCLUSIVA DE AVATAR: FOGO E CINZAS


FOGO E ÁGUA: Criando os filmes de Avatar traz um presente muito valioso para os fãs: uma cena de AVATAR: FOGO E CINZAS, o mais recente filme da saga que chegará aos cinemas em 18 de dezembro. Sob a direção de Cameron, o filme expande o universo da Pandora, apresentando novos ambientes e criaturas nunca antes vistas, além de um novo clã, os Mangkwan, também conhecidos como o Povo das Cinzas.

A cenas oferece um olhar sobre o tom do novo filme e prepara o terreno para o espetáculo deslumbrante que em breve poderá ser visto nas telonas. ''Este filme oferece algo no e diferente. Acho que o inesperado é que ele é muito honesto, muito autêntico em relação às consequências emocionais dos eventos que ocorreram em AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA'', revela o diretor.

FOGO E ÁGUA: Criando os filmes de Avatar já está disponível exclusivamente no Disney+. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato