![]() |
| ''Os Sapos''. Foto: Divulgação |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 10 a 16 de novembro.
SEGUNDA-FEIRA, 10 DE NOVEMBRO
Paloma (2022) (104') – Estreia
Horário: Segunda, dia 10/11, às 23h
Classificação: 16 anos
Direção: Marcelo Gomes
Sinopse: Paloma (Kika Sena) é uma agricultora de mamão, negra, nordestina, analfabeta e transexual que tem apenas um desejo na vida: se casar na igreja com seu namorado Zé, com direito a tudo que uma noiva precisa: vestido, véu e grinalda. Por conta disso, ela economiza para os preparativos da festa e cerimônia. Mas quando ela chega para pedir para que o padre a case com seu namorado, Paloma recebe uma resposta nada agradável. Por conta de sua transexualidade, Paloma é negada de entrar na igreja ou ao menos celebrar a união que tanto queria, assim como várias como ela que também lhe foram negadas seus desejos por serem consideradas "pecadoras" diante da instituição.
TERÇA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO
Glauces: Estudo de um Rosto (2001) (31') – Estreia
Horário: Terça, dia 11/11, às 20h30
Diretor: Joel Pizzini
Classificação: 12 anos
Sinopse: O filme é um ensaio poético-cinematográfico singular sobre a atriz Glauce Rocha. Um ensaio pictórico sobre o seu rosto.
QUARTA-FEIRA, 12 DE NOVEMBRO
O Barato de Iacanga (2019) (93') – Estreia
Horário: Quarta, dia 12/11, às 20h
Classificação: 14 anos
Direção: Thiago Mattar
Sinopse: A história do Festival de Águas Claras, o lendário festival ao ar livre de música brasileira sucesso entre as décadas de 1970 e de 1980, ficou conhecido por muitos como o Woodstock do Brasil. Unindo entrevistas com artistas e fundadores do evento à imagens de arquivo de shows históricos e bastidores, o documentário relembra a trajetória que tornou o festival um símbolo da contracultura no país.
QUINTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO
Filhas do Vento (2004) (85’)
Mostra Mês da Consciência Negra
Horário: Quinta, dia 13/11, às 20h
Classificação: 14 anos
Direção: Joel Zito Araújo
Sinopse: Cida e Ju são irmãs e foram criadas pelo severo pai, Zé das Bicicletas. Cida foge de casa para ser atriz e Ju fica na cidade, casa-se e cuida do pai. As duas se reencontram 45 anos depois no enterro dele, mas o tempo não diminuiu o rancor do passado.
SEXTA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO
Casa vazia (2021) (88’)
Horário: Sexta, dia 14/11, às 19h40
Classificação: 12 anos
Direção: Giovani Borba
Sinopse: Casa Vazia é um drama nacional que conta a história de Raúl (Hugo Noguera), um homem de meia idade que vive na região do Pampa e precisa lidar diariamente com uma vida sem dignidade repleta de problemas familiares, conflitos pessoais e outras questões, tais como depressão, alcoolismo e violência doméstica. Conforme as dificuldades do lar vão se agravando, Raúl vê como saída se envolver com roubo de gado. No entanto, os fazendeiros da região se unem à polícia local para cercar os ladrões fazendo uma vigília armada. Um dia, ao voltar para a casa, Raúl a encontra vazia: sua mulher e seus filhos desapareceram.
SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO
Os Sapos (2025) (75') – Coprodução - Estreia
Horário: Sábado, dia 15/11, às 22h
Direção: Clara Linhart
Classificação: 12 anos
Sinopse: Paula (Thalita Carauta) é uma mulher de 38 anos que aceita um convite para passar um fim de semana em uma casa de campo isolada. No local, ela se depara com dois casais em crises intensas: Luciana (Karina Ramil) e Marcelo (Pierre Santos), juntos há oito anos sem oficializar o compromisso, e Cláudio (Paulo Hamilton) e Fabiana (Verônica Reis), cuja aparente felicidade esconde uma relação tóxica. Amiga de Marcelo desde a adolescência, Paula logo percebe que sua presença inesperada funciona como um catalisador para desenterrar conflitos e tensões há muito reprimidos entre os casais. Enquanto o fim de semana avança, discussões e verdades incômodas vêm à tona, tornando a convivência cada vez mais caótica. Ainda assim, com seu humor afiado e olhar crítico, Paula tenta aproveitar a experiência, navegando com ironia pelas dinâmicas disfuncionais ao seu redor.
DOMINGO, 16 DE NOVEMBRO
Paterno (2021) (113') – Inédito
Horário: Domingo, dia 16/11, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Marcelo Lordello
Sinopse: Envolvido em um empreendimento imobiliário em uma área popular do Recife, para um projeto de sua empresa familiar, o filme acompanha Sérgio (Marco Ricca), um homem que vive entre as heranças duvidosas (práticas e pessoais) repassadas pelo pai e as tentativas de manter contato com o filho, à beira da idade adulta. Um personagem em crise, que se vê desconectado de seu tempo: não mais funcionando pelas regras que vieram antes e incapaz de se relacionar com o futuro que se aproxima.
Tags:
Destaques da Programação
