Destaques da programação da TV Cultura de 3 a 9 de novembro


Conheça os destaques da programação da TV Cultura de 03 a 09 de novembro.

Dia 3 de outubro

Cartão Verde, às 20h

O programa aborda o Campeonato Brasileiro, Convocação da Seleção Brasileira, noticiário dos clubes e outros esportes. Apresentado por Vladir Lemos, juntamente com os comentaristas Arnaldo Ribeiro, Mauro Cezar Pereira e Oscar Ulisses.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Luiz Felipe Pondé e Emerson Kapaz. Apresentação de Karyn Bravo.

Roda Viva, às 22h

Na semana que antecede a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o Roda Viva recebe o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. Em entrevista à Folha de São Paulo, ele disse que esperar a COP30 para conceder à Petrobras a licença de operação na Foz do Amazonas seria uma hipocrisia. A autorização aconteceu em 20 de outubro e a conferência começa oficialmente no dia 10 de novembro em Belém, no Pará. Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ar ao vivo, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play, além de YouTube, X, TikTok e Facebook.

Metrópolis, às 23h30

Adriana Couto recebe o cantor e compositor Rodrigo Alarcon para falar sobre seu novo álbum Guizo de Cascavel, que, ao longo de 11 faixas e participações especiais de Pedro Altério, IVYSON, Rashid e Nina Oliveira, oferece uma travessia pelas delicadezas do dia a dia, traduzindo em música os detalhes que revelam poesia em meio à vida comum. O Metrópolis ainda apresenta um bate-papo especial com a cantora, compositora e atriz Thalma de Freitas sobre o novo disco Gira de SambaJazz; e uma entrevista com o cineasta iraniano Jafar Panahi, que dá detalhes de seu longa vencedor da Palma de Ouro, em Cannes, Foi Apenas um Acidente.

Dia 4 de novembro

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Ricardo Sennes e Wilson Moherdaui. Apresentação de Karyn Bravo.

Provoca, às 22h

Nesta edição, Marcelo Tas entrevista o jornalista e editor Matinas Suzuki Jr.. No programa, eles conversam sobre a trajetória de Suzuki na Folha de S.Paulo, os aprendizados enquanto apresentador do Roda Viva e a censura exercida nas redes sociais.

Metrópolis, às 23h

No estúdio, Adriana Couto entrevista a chef Bel Coelho, que lança livro e documentário sobre a Amazônia no projeto Floresta na Boca, refletindo sobre riqueza ecológica e sociocultural do bioma por meio dos sistemas alimentares. A edição ainda exibe uma entrevista com a cantora Marina Sena a respeito do selo Petra Zuca - A Casa da Música Brasileira, que abriu edital para novos artistas/independentes serem apoiados em suas carreiras; e uma matéria especial que destaca o encontro entre Colômbia e Londres, de Fruko & La Bonita, que se juntaram no projeto Fruko & Sus Tesos. A nova série da Prime Video, Tremembé, que mostra a vida atrás das grades de criminosos como Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni, também é pauta no programa.

O Novo Sempre Vem, às 23h30

O apresentador João Marcello Bôscoli recebe Benziê. A dupla formada por Vic Conegero e Du Pessoa mistura reggae, pop e MPB com frescor autoral. Já dividiram o palco com nomes como Armandinho e marcaram presença no Lollapalooza 2024.

Dia 5 de novembro

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Leonardo Sakamoto e Rosana Richtmann. Apresentação de Karyn Bravo.

BELAScomASAS, às 22h

Com direção e concepção artística de Paula Trabulsi, o último episódio da temporada é dedicado aos temas centrais da COP30: mudanças climáticas, sustentabilidade e futuro coletivo.

Metrópolis, às 23h

Nesta edição, o programa apresenta detalhes sobre a coletiva de imprensa de O Agente Secreto, bem como uma entrevista individual com o ator Wagner Moura e o diretor Kleber Mendonça sobre o filme. Além disso, a cantora e percussionista Badi Assad conversa com Adriana Couto sobre sua mais recente produção Parte de tudo isso, que conta com participações de artistas como Adriana Calcanhotto, Otto, Chico César, Ceumar e Moska, e produção de Marcus Preto e Tó Brandileone. Ainda, a equipe do programa visita a exposição ÒNÁ ÌRÍN: caminho de ferro, da artista visual e escritora Nádia Taquary, no Sesc Belenzinho; e apresenta matéria sobre o projeto Heróis e Heroínas da Nossa Música, criado pelos artistas Geraldo Leite e Eduardo Baptistão.

Dia 6 de novembro

Arena dos Saberes, às 20h

Nesta edição, o apresentador Gabriel Chalita conversa com a escritora e autora brasileira Thereza Falcão. E, no Terceiro Sinal, o programa recebe o ator Renan Mattos, que protagoniza Ney Matogrosso no musical Homem com H.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Élida Graziane e Marcelo Tas. Apresentação de Karyn Bravo.

Linhas Cruzadas, às 22h

Andresa Boni e Luiz Felipe Pondé vão além da papelada, dos carimbos e das filas que testam a nossa paciência. Eles mergulham no labirinto da burocracia para entender por que ela irrita tanto — e por que, mesmo assim, a sociedade não pode viver sem ela. Inspirado nas ideias de Max Weber, o programa mostra que a burocracia é mais do que um monte de regras: é uma forma de controle que molda a própria vida em sociedade. Mas será que, ao tentar organizar tudo, ela acabou sufocando o cidadão? Como diz Pondé: “A burocracia é um beco sem saída — se ela não existe, o caos domina; se existe demais, a gente sufoca.” Com humor e provocação filosófica, o episódio é para quem já ficou preso no labirinto dos protocolos — e quer entender por que escapar dele talvez seja impossível.

Metrópolis, às 23h

Dessa vez, o Metrópolis mergulha no espetáculo Tim Maia – Vale Tudo, o musical e conversa com o ator que dá vida a Tim Maia, Thór Junior durante a caracterização; Aline Cunha, que interpreta a mãe de Tim Maia e também Sandra de Sá; e Jow Black, que vive um dos Absolutos. A equipe do programa também vai até o NaLata Festival para conferir algumas obras que já estão prontas na Casa do projeto, visitar duas empenas que estão sendo desenvolvidas e conversar com o curador Luan Cardoso e os artistas No Martins, Fernanda Souza - Corre Rua e Hera.

Brasil Jazz Sinfônica, às 23h30

A Brasil Jazz Sinfônica mergulha na pujante mistura de cores, sotaques e ritmos da música nacional e homenageia alguns dos grandes compositores brasileiros, revisitando suas obras e criando peças instrumentais exclusivas, escritas especialmente para a Orquestra. Entre os homenageados estão Heitor Villa-Lobos, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Ivan Lins, Luiz Gonzaga, João Donato e Dorival Caymmi.

Dia 7 de novembro

Quintal da Cultura na Missão do Dia, às 11h45

Doroteia tem uma missão muito importante: transformar o espaço do Bóra em um lugar cheio de diversão para receber crianças que participarão de um encontro para discutir como melhorar a vida no planeta Terra. Doroteia e Osório partem em busca de levar diversão para as crianças depois desse encontro. Será que vai dar tempo?

Entrelinhas, às 20h

Manuel da Costa Pinto entrevista o autor de Torto Arado, Itamar Vieira Junior, sobre seu novo romance, Coração sem Medo. A edição traz também Márcio Blanco Cava com foco na escrita ousada do livro Exame de Sangue, em que o fantasma da própria escrita é um elemento fundamental da trama labiríntica desse décimo romance do escritor e jornalista paulista. O programa conta ainda com a estreia do quadro em que booktubers dão dicas de leitura. Tem também uma homenagem ao romancista baiano Antônio Torres, que nasceu em 1940 e é hoje um dos imortais de Academia Brasileira de Letras, da qual ganhou o Prêmio Machado de Assis. Torres estreou na literatura em 1972, com o romance Um Cão Uivando para a Lua, e é autor de Essa Terra, Um Táxi para Viena d'Áustria e Meu Querido Canibal.

Opinião, às 20h30

Com a proximidade do Enem e dos vestibulares, cresce a pressão sobre jovens para escolher a profissão que, teoricamente, os acompanhará por toda a vida. Mas será que nessa idade existe maturidade para uma decisão tão definitiva? O programa propõe discutir os impactos psicológicos dessa escolha precoce, os índices de ansiedade e a sensação de insegurança entre os estudantes. Quais os efeitos dessa pressão e os caminhos alternativos? E as famílias: como apoiar sem sobrecarregar os filhos? Essa escolha, ao contrário do que muitos pensam, não precisa ser definitiva e mudanças de rota são parte natural da vida profissional. A faculdade é mesmo o único caminho? Ainda estamos presos às profissões tradicionais? Para falar sobre o assunto, Rita Lisauskas recebe a psicóloga e professora da PUC-SP Patrícia Mortara e a especialista em carreiras e professora titular da FEA/USP Tania Casado. De forma remota, a conversa é com Andrews Oliveira, um jovem que, aos 17 anos, escolheu o curso universitário por pressão da família, mas só anos depois foi estudar o que realmente sonhava.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Patricia Campos Mello e Denilde Holzhacker. Apresentação de Karyn Bravo.

Persona, às 22h

Com apresentação de Atílio Bari e Chris Maksud, o programa recebe o dramaturgo e diretor brasileiro Aimar Labaki, que relembra sua trajetória artística.

Metrópolis, às 23h

A cantora e atriz Thalma de Freitas, ao lado do consagrado baterista Vitor Cabral, vem ao estúdio para falar sobre a revisitação do icônico álbum Elza Soares, Baterista: Wilson das Neves (1968), em única apresentação no próximo dia 8 de novembro, no Sesc Belenzinho, em São Paulo. O programa também exibe entrevista com os integrantes do Coletivo Artesanato Chave, que seguem no ofício e resistência da moda periférica do crochê; e uma entrevista inédita com o vocalista da Bad Religion, Greg Graffin, sobre seu livro recém-lançado, Paradoxo Punk. Ainda, há um bate-papo com Cíntia Domit Bittar, Bruna Linzmeyer, Maria Galant, Juliana Lourenção e Brisa Marques sobre o longa Virtuosas, que acompanha uma sátira bizarra de temas atuais, a partir de um grupo de mulheres ultraconservadoras.

Dia 8 de novembro

Mundo da Lua, às 19h

Isabela está com os nervos atacados porque vai participar de uma entrevista com o produtor e o diretor de uma peça, para que ela faça o cenário da montagem do espetáculo. Carolina pede para Bão e Dudu esconderem os vasos que Isabela colocou na entrada da casa. Berê descobre que os vasos estão no chão, em cacos. Emília imagina que Sherlock Holmes chegou para resolver o mistério.

Cultura Livre, às 19h30

Roberta Martinelli recebe a banda paulistana Pelados. Manu Julian, Helena Cruz, Lauiz Martins, Theo Cecato e Vicente Tassara falam sobre Contato, o terceiro e mais recente disco da banda, e tocam as músicas Estranho efeito, Modric, Instruções para descongelar o Gilberto Gil no espaço e Whatsapp2.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Fabio Feldmann e Gonzalo Vecina. Apresentação de Aldo Quiroga.

CineCult, às 23h

E se existisse um museu que, ao invés de abrigar objetos materiais, pudesse abrigar histórias de vida de pessoas, qualquer pessoa, muitas pessoas? Pois ele existe. No documentário Pessoas - Contar Para Viver, cinco documentaristas são convidados a adentrar o acervo do Museu da Pessoa, composto por mais de 18 mil histórias de vida, e a propor releituras e recortes autorais. Marcelo Machado, Marco Del Fiol, Pedro Cezar, Tatiana Tofolli e Viviane Ferreira, além da fundadora do Museu, Karen Worcman, contam suas próprias histórias de vida ao longo da produção.

Dia 9 de novembro

Prelúdio, às 12h

Estreia do Prelúdio, festival de música clássica da TV Cultura, que completa 20 anos em 2025. O programa é dividido em quatro eliminatórias, duas semifinais e uma grande final, apresentado pelo maestro Júlio Medaglia e por Roberta Martinelli. Dezesseis jovens que sonham com a oportunidade de ingressar no universo da música de concerto se apresentarão semanalmente, com transmissão pela TV Cultura, Rádio Cultura FM, aplicativo Cultura Play e site da Cultura.

Especial COP30, a partir das 15h

Às vésperas da COP30, em 9 de novembro (domingo), a TV Cultura amplia o espaço dedicado à sustentabilidade, com quase cinco horas de programação dominical voltada ao meio ambiente, além de um boletim diário de dois minutos, com notícias sobre o importante evento global. A faixa, que começa às 15h, traz semanalmente curtas-metragens ambientados em diferentes biomas brasileiros, estreando com A Menina e a Árvore. Em seguida, às 15h10, é a vez de WeMe e a Natureza, com o episódio Flores; a série apresenta crianças de 20 países diferentes, incluindo o Brasil, e suas vivências com o meio ambiente. Às 15h30 será Brasil 2050 e, logo após, às 16h, vai ao ar o programa Vamos Pedalar, que trata o cotidiano de quem usa bicicletas, incentivando a mobilidade urbana e a conscientização dos ciclistas. Às 16h30, será exibido o terceiro episódio da série documental O Lixo Também é Seu!, com o tema Tratamento e destinação. Dando continuidade à programação, às 17h, a faixa Planeta Terra exibe o terceiro episódio da série Serengueti, intitulado Invasão. O Repórter Eco, programa jornalístico semanal da TV Cultura, especializado em meio ambiente e sustentabilidade, entra às 18h, trazendo mais informações sobre a COP30. E encerrando a grade especial, vai ao ar a Mostra Ecofalante.

Durante a COP30, equipes do Jornalismo da TV Cultura estarão presentes em Belém para fazer uma ampla cobertura e trazer as últimas notícias e atualizações do evento, nos telejornais da casa e nos boletins diários.

Clássicos, às 23h

Nesta edição, vai ao ar a ópera Nabucco, uma complexa trama de amor, política e religião. De um lado, temos Nabucco, o despótico monarca babilônico, e sua filha adotiva, Abigaille, que fará qualquer coisa para conquistar o trono do pai e o coração de seu amado, Ismaele – que é, porém, amante de sua irmã, Fenena. Do outro, temos os hebreus, liderados por seu fervoroso sacerdote Zaccaria, que luta incansavelmente para libertar seu povo da opressão. Essa é a ópera que estabeleceu a grandiosidade de Giuseppe Verdi como compositor, sendo um sucesso instantâneo em sua estreia em 1842, com o famoso coro dos escravizados hebreus (''Va, pensiero…'') assumindo uma ressonância política frequentemente vista como um chamado para a luta de libertação nacional que acabaria levando à unificação italiana.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato