Confira os destaques da programação da TV Cultura de 10 a 16 de novembro.
Dia 10 de novembro
Cartão Verde, às 20h
O programa aborda o Campeonato Brasileiro, Amistosos da Seleção Brasileira, noticiário dos clubes e outros esportes. Apresentado por Vladir Lemos, com comentários de Arnaldo Ribeiro, Mauro Cezar Pereira e Oscar Ulisses.
Jornal da Cultura, às 21h
O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Dimas Ramalho e Sergio Fausto.
Roda Viva, às 22h
O programa recebe, ao vivo, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos. Ele irá falar sobre a megaoperação contra o Comando Vermelho, realizada pelas forças policiais do Rio de Janeiro no dia 28 de outubro, que mobilizou a opinião pública nacional, e discutir os resultados da ação, seus desdobramentos e os desafios da segurança pública no país. Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play, além de YouTube, X, TikTok e Facebook.
Metrópolis, às 23h30
Adriana Couto recebe o cantor e compositor nigeriano Seun Kuti, filho do pioneiro do afrobeat, Fela Kuti. No programa, ele fala sobre sua turnê pelo Brasil com a antiga banda do pai, Egypt 80, e como usa sua música como uma plataforma para o ativismo político e a militância, defendendo causas sociais e culturais. Nesta edição, também vai ao ar uma entrevista com os músicos pupilo e com o artista visual, conhecido como Batman, que faz as projeções no telão do show da Turnê Phonica – Marisa Monte & Orquestra Ao Vivo. O Metrópolis também visita a exposição Jogo da Memória, na Luciana Brito Galeria, que homenageia Geraldo de Barros; e traz uma matéria sobre o novo Museu das Amazônias, feita pela repórter Lais Duarte.
Dia 11 de novembro
Jornal da Cultura, às 21h
O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Paulo Saldiva e Nelson Garrone.
Provoca, às 22h
Nesta edição, Marcelo Tas entrevista o ator, apresentador, radialista e diretor teatral Dan Stulbach. O artista fala sobre a peça em que está em cartaz atualmente, comenta suas vivências como apresentador, traz reflexões sobre o mundo da TV, e muito mais.
Metrópolis, às 23h
No estúdio, Adriana Couto recebe a diretora Rafaela Camelo, que terá seu filme Natureza das Coisas Invisíveis exibido no Festival MixBrasil. Vai ao ar também, uma entrevista com o diretor Gustavo Gasparini e as atrizes Roberta Ribeiro e Taty Aleixo, que interpretam Alcione e Elza Soares, sobre o musical Vozes Negras, a Força do Canto Feminino; e outro bate-papo com o diretor Guillermo del Toro e os atores Oscar Isaac e Jacob Elordi sobre o novo Frankenstein, estreado na Netflix. Também será exibida uma matéria com o fotógrafo e jornalista Valdir Cruz, que acaba de publicar seu novo fotolivro Ode à Roma Negra.
O Novo Sempre Vem, às 23h30
O apresentador João Marcello Bôscoli recebe Cynthia Luz, dona de uma das vozes mais marcantes da música brasileira contemporânea. A cantora e prolífica compositora mineira é uma artista de alma, dessas que transformam a própria vivência em canção. Surgiu na cena independente e encontrou seu caminho na música urbana, misturando com naturalidade rap, reggae, pop e MPB.
Dia 12 de novembro
Jornal da Cultura, às 21h
O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Leonardo Sakamoto e Carla Beni.
No Topo da Amazônia – Em Busca de Novas Espécies, às 22h
O documentário nacional, com direção de Sylvio Rocha e Gui Stockler, apresenta uma expedição de descobertas de novas espécies nas ilhas de altitude da Amazônia brasileira. Em novembro de 2022, uma equipe de 14 pesquisadores da Universidade de São Paulo partiu ao teto do Brasil com o objetivo de descobrir novas espécies da botânica, mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Para chegar a este momento importante da ciência brasileira, em um campo onde nenhum cientista ainda tinha pisado, uma logística de quase um ano foi necessária, coordenada pelo Exército Brasileiro. Com lama, frio, chuva, névoa e um solo instável, por 12 dias cientistas percorreram novos caminhos em busca de espécies que vão ajudar a contar a história da evolução na Amazônia ainda desconhecida.
Metrópolis, às 23h
Dessa vez, o Metrópolis mergulha no espetáculo Tim Maia – Vale Tudo, o musical e conversa com o ator que dá vida a Tim Maia, Thór Junior; Aline Cunha, que interpreta a mãe de Tim Maia e também Sandra de Sá; e Jow Black, que atua como um dos narradores do musical. Ainda falando sobre teatro, o programa visita o espetáculo (Um) Ensaio Sobre a Cegueira, mais recente montagem do Grupo Galpão, inspirada na obra de Saramago. Também vai ao ar uma reportagem sobre a exposição Antípodas: tão distantes, tão próximos, que celebra os 130 anos do Tratado de Amizade Brasi l- Japão. E, no estúdio, Adriana Couto conversa com o cantor, compositor e vocalista da banda Maglore, Teago Oliveira, que acaba de lançar o álbum Canções do Velho Mundo.
Dia 13 de novembro
Quintal da Cultura na Missão do Dia, às 11h45
No episódio O Plantador de Árvores, Ludovico está determinado a fazer a diferença. Inspirado por um trabalho colaborativo, ele decide organizar um mutirão para limpar um beco do seu bairro, mas a missão não sai como o esperado. Desanimado, ele recebe de Cacá uma nova inspiração: conhecer a história de uma pessoa que, sozinha, transformou um espaço abandonado em um verdadeiro parque. Ludovico parte então para a Zona Leste de São Paulo, onde descobre o Parque Linear Tiquatira. Lá, ele conhece Hélio da Silva, o homem que plantou milhares de árvores e ajudou a criar o primeiro parque linear da cidade. Entre trilhas, campos e árvores que nasceram do esforço de uma única pessoa, Ludovico aprende que toda grande mudança começa com uma pequena atitude.
Arena dos Saberes, às 20h
Nesta edição, o apresentador Gabriel Chalita conversa com o professor, pesquisador e escritor Carlos Skliar. No quadro Terceiro Sinal, o bate-papo é com o ator Raul Gazolla e a produtora, diretora e coreógrafa Bárbara Guerra sobre a peça Chorus Line.
Jornal da Cultura, às 21h
O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Mauricio Savarese e Alexandre Schneider.
Linhas Cruzadas, às 22h
Andresa Boni e Luiz Felipe Pondé esquentam a conversa ao tratar da libido – a energia vital que move tudo, como dizia Freud. Mas o que acontece quando essa energia é desviada, reprimida ou drenada pelo cansaço, pela vaidade e pelo excesso de estímulos do mundo moderno? O programa mostra que é preciso dosar a libido em várias áreas da vida, caso contrário, vamos todos perder o tesão. Ainda, o episódio aborda a libido que move líderes e seus seguidores. O empresário João Dória fala sobre o que lhe dá prazer e como não cair nas armadilhas do poder; e conhecemos a Dona Anna, que aos 93 anos mostra que seu verdadeiro tesão está em fazer tudo aquilo que ama.
Metrópolis, às 23h
O cantor Luccas Carlos vai ao estúdio do programa apresentar grandes clássicos do mestre Djavan, um dos destaques do seu novo projeto, trazendo sua identidade única ao repertório que atravessa gerações. A edição também entrevista Kleber Montanheiro, Lucas Moura da Conceição, Nilcéia Vicente, Mirian Blanco e Fernando Vicente sobre o musical original inédito Jeca – Um Povo Ainda Há de Vingar, inspirado no disco Refazenda, de Gilberto Gil.
Brasil Jazz Sinfônica, às 23h30
Neste especial, a Brasil Jazz Sinfônica homenageia um dos grandes nomes da música de cinema: John Williams, vencedor de cinco estatuetas do Oscar e de 26 prêmios Grammy. A Orquestra dá seu toque sempre especial em arranjos originais do autor.
Dia 14 de novembro
Entrelinhas, às 20h
Manuel da Costa Pinto conversa com o professor, ensaísta e compositor José Miguel Wisnik sobre seu novo livro, Viagem do Recado, que transita entre música e literatura com um olhar (e um ouvido) para as tônicas dominantes da cultura brasileira. Ele também entrevista a escritora carioca Laura Erber, hoje radicada na Holanda, autora de livros de poesia e ficção marcados pela reflexão sobre a própria linguagem, e que acaba de publicar um volume de ensaios, Pequenos Fogos. No novo quadro em que artistas e escritores falam de seus autores prediletos, a atriz Zezé Polessa celebra a poesia da mineira Adélia Prado, vencedora dos prêmios Camões e Machado de Assis. A poeta de Bagagem e Oráculos de Maio acaba de lançar o livro O Jardim das Oliveiras, aos 89 anos, e será a homenageada dessa edição do programa.
Opinião, às 20h30
A edição aborda os avanços no tratamento do câncer. A oncologia brasileira no SUS está em plena virada, incorporando tecnologias como a cirurgia robótica e atualizando diretrizes para tratar os 704 mil novos casos de câncer anuais. O tratamento está sendo transformado por terapias alvo-dirigidas e cirurgias minimamente invasivas, que oferecem maior eficácia e menos efeitos colaterais. Uma nova portaria do Ministério da Saúde facilita o acesso a medicamentos inovadores e de alto custo, como anticorpos conjugados. A perspectiva é de maior equidade com a chegada dos biossimilares a partir de 2026, prometendo redução de custos para tratamentos avançados, e a promessa da inclusão da biópsia líquida, um exame de detecção minimamente invasivo via sangue. Para falar sobre esses avanços, Rita Lisauskas recebe o cirurgião oncológico e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica Rodrigo Nascimento e Paulo Hoff, oncologista e Diretor Técnico da Divisão de Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). De maneira remota, participa também do programa Aristides Peixoto Filho, 56 anos, aposentado, que foi tratado de câncer de próstata e realizou cirurgia robótica pelo SUS no Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro.
Jornal da Cultura, às 21h
O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Patricia Campos Mello e João Santana.
Persona, às 22h
Com apresentação de Atilio Bari e Chris Maksud, o programa recebe o roteirista brasileiro João Falcão, que fala sobre os principais momentos de sua vida e carreira.
Metrópolis, às 23h
O programa exibe uma entrevista com os integrantes do Coletivo Artesanato Chave, que seguem no ofício e resistência da moda periférica do crochê; e um bate-papo inédito com o vocalista da banda Bad Religion, Greg Graffin, sobre seu livro recém-lançado, Paradoxo Punk. Também conversam com o cantor e compositor baiano Giovani Cidreira, que fala sobre o seu quinto disco da carreira, um trabalho duplo em celebração aos seus 10 anos de trabalhos musicais.
Dia 15 de novembro
Mundo da Lua, às 19h
No 21º episódio, Emília, Carolina, Isabela, Lucas e Dudu descobrem que Rogério sumiu sem deixar recado. Dudu e Juliana ficam sabendo que Rogério foi para a casa onde ele morou quando era criança. Eles são recepcionados por seu Filipinho, que era muito amigo do bisavô de Emília, e os dois eram motoristas de táxi do mesmo ponto. Seu Filipinho, que comprou a casa onde morava seu amigo, conta histórias de quando Rogério e Dudu eram crianças e traz uma caixa que a mãe deles deixou lá no dia em que se mudaram para o atual endereço.
Cultura Livre, às 19h30
Roberta Martinelli recebe Arthur Nogueira, que traz ao Cultura Livre a poesia de Antonio Cicero. O músico fala sobre sua parceria com o poeta e também o show que ele tem feito pelos palcos do Brasil tocando e cantando as músicas do seu amigo. Além disso, Arthur apresenta, ao lado do guitarrista Lucca Francisco, algumas músicas que fazem parte desse espetáculo.
Jornal da Cultura, às 21h
O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Lia Lopes e Marco Antonio Villa.
CineCult, às 23h
Vai ao ar o documentário Fotografação. A produção traz momentos marcantes da história da fotografia brasileira, construída através do olhar de Lauro Escorel, atuante diretor de fotografia do cinema brasileiro. O filme focaliza a representação do País no trabalho de diversos fotógrafos e também reflete sobre o impacto da fotografia digital na sociedade contemporânea.
Dia 16 de novembro
Prelúdio, às 12h
O tradicional concurso de música erudita, que completa 20 anos na TV Cultura, segue com sua segunda eliminatória. Participam desta fase do programa o trompetista paulistano Lucas Espírito Santo (23 anos); o clarinetista Roberto Júnior (24 anos) e o flautista Hêggo Ian (20 anos), ambos de Salvador (BA); e o pianista carioca Bruno de Lorenzo (24 anos). Os jovens músicos serão avaliados por júri composto pelo maestro João Rocha, o oboísta Joel Gisiger, o violista Marcelo Jaffé e a professora Yara Caznok. A apresentação é do maestro Júlio Medaglia e de Roberta Martinelli.
Canela de Ema: Os Mistérios dos Muiraquitãs, às 14h55
O curta-metragem infantil apresenta uma jornada poética e simbólica em torno dos muiraquitãs, amuletos amazônicos que guardam segredos da cultura e da espiritualidade da floresta.
Parceiros da Floresta, às 18h30
Definido como um filme-manifesto por uma nova visão de economia florestal sustentável e inclusiva, Parceiros da Floresta evidencia o potencial econômico da floresta em pé, a partir de casos de sucesso no cinturão tropical do mundo, promovendo uma visão de desenvolvimento econômico e social centrado na biodiversidade. Dirigido por Fred Rahal Mauro, o documentário mostra como a economia sustentável da floresta pode gerar desenvolvimento e combater as mudanças climáticas.
Matéria de capa, às 19h30
A edição aborda o lado oculto da lua. Estados Unidos e China estão empenhados em nova corrida espacial voltada para a ocupação de espaços da lua. Os chineses levam vantagem, uma vez que já enviaram uma sonda para recolher amostras de rochas ao lado oculto da lua, enquanto os americanos ainda planejam missões para aquele lado e também para o polo sul do satélite. A parte oculta da lua desperta a atenção dos cientistas porque, de lá, os telescópios terão visão mais ampla do espaço, o que pode permitir a detecção de sinais de vida alienígena. No polo sul, os Estados Unidos pretendem treinar equipes para futuras missões tripuladas a marte. Já os Chineses estariam mais interessados na possível exploração de minérios. Diante das suspeitas nesse sentido levantadas no Ocidente, a China reagiu afirmando que "não pretende roubar a lua".
Clássicos, às 23h
Nesta edição, vai ao ar a ópera O Navio Fantasma, que começa com a busca do capitão norueguês Daland por um abrigo após uma tempestade. Ele atraca na mesma enseada onde está o lendário navio do Holandês Voador, um marinheiro condenado por Satã a vagar eternamente pelos mares, podendo desembarcar apenas a cada sete anos em busca do amor fiel que o libertará. Ao saber que Daland tem uma filha, Senta, o Holandês oferece riquezas em troca de sua mão. Fascinada pela lenda e movida por um profundo desejo de salvá-lo, a menina reconhece nele o homem de seus sonhos e jura-lhe amor eterno, despertando o ciúme de Erik, seu apaixonado. Quando o Holandês acredita ter sido novamente traído e decide partir, Senta se atira ao mar, selando com sua morte a libertação do amado. Assim, o navio fantasma afunda, e os espíritos dos dois amantes ascendem juntos aos céus.
Tags:
Destaques da Programação
