![]() |
| Betânia. Foto: Divulgação |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 22 a 28 de dezembro.
SEGUNDA-FEIRA, 22 DE DEZEMBRO
Betânia (2025) (125') – Coprodução – Inédito
Horário: Segunda, dia 22/12, às 21h30
Direção: Marcelo Botta
Classificação: 12 anos
Sinopse: Betânia retrata a história da matriarca de uma grande família, uma mulher de 65 que trabalha como parteira. Depois da morte do marido, suas filhas a convencem a voltar para a aldeia onde nasceu e onde o resto da família ainda vive, na orla das dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Movida pelo som ancestral do Bumba Meu Boi e pela força da comunidade, Betânia tenta reconstruir sua vida e renascer, deixando para trás uma vida simples e agrária e encontrando uma sensação de pertencimento nesse lugar marcado pela mistura da modernidade e da tradição.
TERÇA-FEIRA, 23 DE DEZEMBRO
Retrato de um Certo Oriente (2025) (89') – Coprodução – Inédito
Horário: Terça, 23/12, às 23h30
Classificação: 16 anos
Direção: Marcelo Gomes
Sinopse: Líbano, 1949. O país enfrenta uma guerra iminente. Dois irmãos católicos, Emilie e Emir, embarcam em uma viagem ao Brasil. Durante a viagem, Emilie se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar. Emir sofre de um ciúme incontrolável e usará suas diferenças religiosas para separá-los. Antes de chegar ao destino final, durante uma briga com Omar, Emir é gravemente ferido em um acidente com arma. A única opção de Emilie é descer em uma aldeia indígena no meio da selva para encontrar um curandeiro que o salve. Quando seu irmão se recupera, eles seguem para Manaus, onde Emilie toma uma decisão que levará a consequências trágicas.
QUARTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO
Tire 5 Cartas (2023) (87')
Horário: Quarta, dia 24/12, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção: Diego Freitas
Sinopse: Fátima (Lília Cabral) decidiu deixar São Luís e mudar-se para o Rio de Janeiro em busca de um grande sonho: ser cantora. Porém, a carreira na música não foi bem-sucedida e Fátima resolveu trocar os palcos pelas cartas de tarô. Mas as leituras da mulher estão bem longe de serem confiáveis, já que ela conta com a ajuda do marido para descobrir informações sobre os clientes nas redes sociais e fingir que viu tudo no tarô. Um dia, quando um valioso anel aparece misteriosamente na casa de Fátima, ela e o marido se veem forçados a fugir para o Maranhão a fim de despistar bandidos.
QUINTA-FEIRA, 25 DE DEZEMBRO
Tim Maia (2014) (125') – Estreia
Horário: Quinta, dia 25/12, à 0h30 (quarta para quinta)
Classificação: 16 anos
Direção: Mauro Lima
Sinopse: Cinebiografia do cantor Tim Maia, baseada no livro "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia". O filme percorre cinquenta anos na vida do artista, desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade, incluindo a passagem pelos Estados Unidos, onde o cantor descobre novos estilos musicais e é preso por roubo e posse de drogas.
SEXTA-FEIRA, 26 DE DEZEMBRO
Toda Nudez Será Castigada (1972) (102')
[Mostra Arnaldo Jabor]
Horário: Sexta, dia 26/12, à 0h
Classificação: 18 anos
Direção: Arnaldo Jabor
Sinopse: Quando a esposa morre, Herculano promete ao filho não se envolver com nenhuma mulher. Seu irmão Patrício, no entanto, trata de jogá-lo nos braços da prostituta Geni.
SÁBADO, 27 DE DEZEMBRO
A Metade de Nós (2024) (90') – Coprodução – Inédito
Horário: Sábado, dia 27/12, às 19h
Classificação: 14 anos
Direção: Flávio Botelho
Sinopse: A trama acompanha a história de Francisca (Denise Weinberg) e Carlos (Cacá Amaral), um casal na terceira idade que acaba de perder o primeiro e único filho, Felipe, em um suicídio. Durante o período de luto, cada uma busca suas próprias motivações para se livrar de qualquer culpa e suposições de como seria se tivessem agido de forma diferente. Nesse momento, o casal encontra conflitos em sua própria relação. Enquanto Carlos tenta descobrir as partes que não conhecia de seu filho morto e se muda para o antigo apartamento do jovem, Francisca procura se isolar, mas ainda busca respostas para as ações de Felipe e um motivo. Aos poucos, eles tentam descobrir se existem novas maneiras de viver e encontrar sentido em suas vidas novamente, enfrentando os desafios juntos.
DOMINGO, 28 DE DEZEMBRO
Dois Nilos (2024) (18’) – Inédito
[Curta Na Tela]
Horário: Domingo, dia 28/12, às 20h
Direção: Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro
Classificação: Livre
Sinopse: Um passeio pelas memórias do cineasta brasileiro Afrânio Vital. Entre sonhos e escombros, uma vida de cinema não se acaba assim.
Tags:
Destaques da Programação
