Corinthians, Cruzeiro e Flamengo dominam o Bola de Prata 2025, com Arrascaeta e Gabi Zanotti levando a Bola de Ouro

Foto: Divulgação ESPN

Corinthians e Flamengo foram os grandes destaques do ESPN Bola de Prata 2025, premiação que consagrou os melhores jogadores e jogadoras do Campeonato Brasileiro Masculino e Feminino deste ano. A equipe carioca ficou com quatro representantes na seleção do torneio entre homens, enquanto os paulistas ficaram com seis nomes no time das mulheres. As duas equipes foram as grandes campeãs da temporada.

Além dos principais nomes, as duas equipes consagraram os seus meias-atacantes com o prêmio Bola de Ouro, dado ao melhor atleta do Brasileirão. O argentino Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, e a veterana Gabi Zanotti, do Corinthians, levaram o troféu mais importante da premiação.

''Foi um dos melhores anos da minha carreira, encerrando com convocação para a Seleção Brasileira, marcando gol e conquistando Libertadores, artilheira da Libertadores. Estou feliz com todo o reconhecimento, com tudo que eu construí ao longo do ano. Obviamente, não foi nada sozinha. Tem trabalho de todo mundo, reflexo de muito esforço, dedicação, de muito trabalho em equipe'', afirmou Gabi Zanotti.

Já Vitor Roque, vencedor do Bola de Prata como melhor atacante do Brasileirão, falou da importância de vencer o prêmio: ''Fico muito feliz de receber esse prêmio, é uma coroação de um trabalho bem-feito. Tive resiliência ao passar por momentos difíceis, aprendi bastante e cresci com isso. Infelizmente, não conseguimos os prêmios coletivos, mas feliz pela minha temporada particularmente''.

Outro clube com grande destaque na premiação foi o Cruzeiro. A equipe de Belo Horizonte conseguiu emplacar quatro jogadores na Seleção Masculina e quatro na Seleção Feminina. O time fez grandes campanhas nos dois Brasileiros, com o vice-campeonato entre as mulheres e com a terceira colocação entre os homens.

A premiação também consagrou os artilheiros do ano, com a vitória de Kaio Jorge, do Cruzeiro, no masculino, e Amanda Gutierrez, do Palmeiras, no feminino. Pedro, do Flamengo, e Manu Balbinot, do Real Brasília, foram premiados com o gol mais bonito da competição.

Entre os treinadores, com o Prêmio Telê Santana, Lucas Piccinato, do Corinthians, foi consagrado pelo feminino. No masculino, houve divisão do prêmio: campeão pelo Flamengo, Filipe Luís levou o prêmio junto com Rafael Guanaes, que fez grande campanha com o Mirassol.   

Por fim, a edição deste ano do Bola de Prata 2025 também premiou o melhor jogador da Série B do Campeonato Brasileiro, torneio exibido na íntegra pelo grupo Disney no Brasil, com jogos na ESPN e no Disney+. O escolhido foi o português Josué, meia que se destacou na conquista do título do Coritiba. 

E mais uma vez, o Bola de Prata reservou espaço para o Reflexões, prêmio para exaltar nomes que inspiram mudanças no futebol. Neste ano, a homenagem foi realizada à treinadora Fabiana Guedes, atualmente no Atlético Mineiro.

A premiação ainda teve um momento especial, com a homenagem ao apresentador Paulo Soares, o Amigão, que faleceu em 2025. Em celebração aos 25 anos do SportsCenter na América Latina, o jornalista foi lembrado, com um depoimento emocionante de Alex Tseng.

''O apelido já diz tudo. Ele foi um amigo único. Amigo para tudo. Amigo para ligações de madrugada. Amigo para falar do rádio, da televisão. Da vida. Amigão de todos. Um talento raro como comunicador. Uma das poucas unanimidades no nosso meio. Em meio a um mundo cada vez mais egoísta, com muita raiva, inveja, o amigão era um sopro de esperança'', declarou Tseng.   

Veja todos os vencedores do Bola de Prata 2025:

Masculino:

Goleiro
Walter (Mirassol)

Zagueiros
Fabrício Bruno (Cruzeiro)
Léo Pereira (Flamengo)

Laterais
Paulo Henrique (Vasco)
Reinaldo (Mirassol)

Volantes
Jorginho (Flamengo)
Lucas Romero (Cruzeiro)

Meias
Giorgian de Arrascaeta (Flamengo)
Matheus Pereira (Cruzeiro)

Atacantes
Kaio Jorge (Cruzeiro)
Pedro (Flamengo)
Vitor Roque (Palmeiras)x

Bola de Ouro
Giorgian de Arrascaeta (Flamengo)

Troféu Telê Santana
Rafael Guanaes (Mirassol)

Revelação
Allan (Palmeiras)

Gol Mais Bonito
Pedro (Flamengo)

Artilheiro
Kaio Jorge (Cruzeiro)

Melhor da Série B
Josué (Coritiba)

Feminino:

Goleira
Camila Rodrigues (Cruzeiro)

Zagueiras
Mariza (Corinthians)
Thaís Ferreira (Corinthians)

Laterais
Gi Fernandes (Corinthians)
Gisseli (Cruzeiro)

Volantes
Lorena Bedoya (Cruzeiro)

Meias
Gabi Zanotti (Corinthians)
Vic Albuquerque (Corinthians)

Atacantes
Amanda Gutierres (Palmeiras)
Byanca Brasil (Cruzeiro)
Jhonson (Corinthians)

Bola de Ouro
Gabi Zanotti (Corinthians)

Troféu Telê Santana
Lucas Piccinato (Corinthians)

Revelação
Jhonson (Corinthians)

Gol Mais Bonito
Manu Balbinot (Real Brasília)

Artilheira
Amanda Gutierres (Palmeiras) - 17 gols

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato