Destaques da programação da TV Cultura de 8 a 14 de dezembro


Conheça os destaques da programação da TV Cultura de 08 a 14 de dezembro.

Dia 8 de dezembro

Quintal da Cultura na Missão do Dia, às 11h45

Depois de receber uma mensagem misteriosa de Ludovico, Doroteia acha que ele foi hipnotizado por uma criatura alienígena. Determinada, ela parte para um grande parque pronta para encontrar o irmão. Mas a aventura toma outro rumo quando ela descobre que a única coisa poderosa ali é a beleza da natureza, capaz de encantar qualquer um. Será que ela vai encontrar o agente rocambólico Ludovico?

Cartão Verde, às 20h

O programa aborda a Campeonato Brasileiro, Copa Intercontinental, noticiário dos clubes e outros esportes. Apresentado por Vladir Lemos com comentários de Arnaldo Ribeiro, Mauro Cezar Pereira e Oscar Ulisses.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Dimas Ramalho e Élida Graziane. A apresentação é de Rodrigo Piscitelli.

Roda Viva, às 22h

Milton Hatoum é o entrevistado da semana. O escritor acaba de publicar Dança de Enganos, último volume da trilogia O Lugar Mais Sombrio (Companhia das Letras). Neste ano, ele também foi eleito para a cadeira 6 da Academia Brasileira de Letras e figurou entre os cotados ao Prêmio Nobel de Literatura. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo, na TV Cultura, com transmissão simultânea pelo site da emissora, pelo app Cultura Play e pelas redes sociais - YouTube, X, TikTok e Facebook.

Metrópolis, às 23h30

Adriana Couto recebe a atriz Denise Fraga para falar sobre o lançamento de seu mais recente longa, Sonhar com Leões. Uma tragicomédia sobre eutanásia, onde ela interpreta Gilda, uma imigrante brasileira em Lisboa. A atração traz, ainda, reportagem sobre a exposição Fotografia AGNÈS VARDA Cinema, que resgata fotografias da cineasta e fotógrafa belga, a partir de viagens feitas pela Ásia e Américas do Norte e Central, com entrevista de Rosalie Varda, sua filha, que assina a curadoria. O Metrópolis também exibe uma entrevista com Drauzio Varella e Jeff Peixoto, diretor do documentário A Vida é uma Maratona. O longa homenageia Varella e traça paralelo entre a jornada do médico e a corrida, revisitando infância, carreira e legado. E, por fim, o programa mostra uma matéria sobre a CCXP, maior feira de cultura pop/nerd do mundo, com entrevistas dos desenhistas de HQ Germana Viana e Monge Han.

Dia 9 de dezembro

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Nelson Garrone e Sergio Fausto. A apresentação é de Rodrigo Piscitelli.

Provoca, às 22h

Marcelo Tas recebe a cientista de mudanças climáticas Luciana Gatti. Na entrevista, ela explica como o avanço do desmatamento transformou a Amazônia em um elemento que pode acelerar o aquecimento global, o potencial econômico da floresta em pé, a importância de governanças alinhadas às mudanças climáticas e muito mais.

Metrópolis, às 23h

Felipe Morozini fala de seu livro Aqui Não Tem Silêncio, que reúne um recorte de mais de 200 mil fotografias feitas ao longo de 25 anos vivendo no mesmo apartamento, no centro de São Paulo. Um espaço que se tornou lar, estúdio e território de experimentação, de onde o artista registrou não apenas sua intimidade, mas também a pulsação de uma cidade em constante transformação. O programa apresenta também o artista musical e pesquisador Salloma Salomão, que está à frente do disco Vozes Vissungueiras, em que resgata a cultura do vissungo - cantos de trabalhos, cantos ancestrais da diáspora africana, que foi disseminada em Minas Gerais, herança que reverbera até hoje em algumas regiões e quilombos. Conversa com o curador Yudi Rafael sobre a exposição Cartas à Memória, nova montagem do Sesc Avenida Paulista, que apresenta obras que permeiam a diáspora asiática para as Américas. Tem também um bate-papo com Maria Vilani, escritora, filósofa, pedagoga, ativista cultural e, por acaso, mãe do cantor Criolo, que acaba de lançar o livro de poesias Na Ciranda do Tempo, uma reflexão sobre a condição humana a partir do encontro, das vivências, das subjetividades e da possibilidade de sermos sempre diferentes, plurais. Apresentação de Adriana Couto.

O Novo Sempre Vem, às 23h30

João Marcello Bôscoli recebe Josiel Konrad, trombonista, cantor e compositor que uniu o jazz norte-americano às batidas do funk carioca, dando forma a uma vertente que nasceu na periferia e hoje desperta atenção internacional. No programa, o artista apresenta composições de sua autoria que incorporam também fragmentos de MPB, samba rap, trap e soul.

Dia 10 de dezembro

Quintal da Cultura na Missão do Dia, às 11h45

Cacá é surpreendida com um amigo que foi morar na França: o garoto diz não ter achado o "pãozinho francês" em nenhuma padaria de lá. Curiosa, Cacá decide confiar ao agente Osório a tarefa de desvendar a origem deste pão tão popular no Brasil.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Mario Sergio Cortella e Leonardo Sakamoto. A apresentação é de Rodrigo Piscitelli.

Infância - O Futuro em Alerta, às 22h

Documentário inédito, produzido pelo jornalismo da TV Cultura. A produção mostra como as mudanças climáticas já estão transformando a infância de 18 milhões de crianças brasileiras de 0 a 6 anos, das quais 8 milhões crescem em contextos de pobreza ou extrema pobreza. A partir das vozes de pesquisadores, famílias e das próprias crianças, o documentário dá exemplos de como o calor extremo, enchentes, secas e deslocamentos forçados deixam marcas físicas, emocionais e cognitivas em uma geração inteira.

Metrópolis, às 23h

Adriana Couto recebe no estúdio o fotógrafo Araquém Alcantara, que fala do lançamento do sexagésimo primeiro livro da carreira de um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil. Com mais de 500 páginas e cerca de 200 fotos, essa obra abrange imagens de todos os biomas brasileiros. Na atração, também vai ao ar uma matéria sobre a exposição O Mundo através da IA, com artistas que estão explorando as ferramentas e reproduzindo obras com esse apoio, com entrevista do curador Antonio Somaini. Tem, ainda, uma conversa com a jornalista, professora e escritora Vera Iris Paternostro sobre como unir os conhecimentos clássicos da comunicação com as formas contemporâneas de projeção. Por fim, o programa destaca a Ocupação Grande Othelo do Itaú Cultural, que celebra os 110 anos do artista.

Dia 11 de dezembro

Arena dos Saberes, às 20h

Gabriel Chalita recebe o ator e produtor Armando Babaioff, que fala sobre a peça Tom na Fazenda. E no quadro Terceiro Sinal, participam o ator e encenador João Fonseca, acompanhado dos atores André Celant e Gláucia Rodrigues, que compõem o espetáculo O Som que Vem de Dentro.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Marcelo Tas e João Santana. A apresentação é de Rodrigo Piscitelli.

Linhas Cruzadas, às 22h

Andresa Boni e Luiz Felipe Pondé enfrentam um tema que toca onde mais dói : as feridas narcísicas. O conceito de Freud revela algo incômodo - a humanidade não é tão especial quanto imagina. Se você costuma se sentir único, importante, dono da razão e no controle da própria vida, talvez esse episódio ofereça um choque necessário de realidade. A conversa vai do mito de Narciso ao impacto das redes sociais, do desejo de controle à vulnerabilidade, das tentações da tecnologia às novas narrativas de autoestima. Entre ciência, cultura e filosofia, o programa também examina como o ego se manifesta hoje.

Metrópolis, às 23h

Johnny Hooker vai ao programa para apresentar seu novo álbum, Viver e Morrer de Amor na América Latina. A atração traz as estreias de cinema e um bate-papo com a idealizadora, co-curadora e colecionadora Ana Caldatto sobre a nova exposição no Farol Santander, Uma Viagem ao Mundo dos Brinquedos, com mais de mil peças que revisitam a memória afetiva da infância brasileira por meio de brinquedos icônicos e mobiliários das décadas de 1940 a 1980. A apresentação é de Adriana Couto.

Brasil Jazz Sinfônica, às 23h30

Neste especial, a Brasil Jazz Sinfônica reúne grandes nomes da música instrumental brasileira, seja interpretando suas obras como também recebendo autores convidados. Arranjos exclusivos, escritos especialmente para a Jazz, sempre com o propósito de perpetuar a música popular de orquestra, especialmente a brasileira.

Dia 12 de dezembro

Quintal da Cultura na Missão do Dia, às 11h45

Enquanto Cacá e Doroteia tentam reciclar o excesso de papel usado em um experimento científico no BORA, Osório visita uma fábrica de papel para descobrir como uma folha é feita a partir da celulose.

Entrelinhas, às 20h

Manuel da Costa Pinto conversa com a professora Sandra Stroparo e com o escritor e tradutor Caetano Galindo sobre o contista e romancista Dalton Trevisan, que nasceu há 100 anos e morreu em dezembro de 2024. Christian Schwartz, biógrafo de Dalton, também participa deste bate-papo. O programa mostra, ainda, uma reportagem especial sobre as livrarias de rua de São Paulo. Por fim, há a estreia de um novo quadro, com visita às bibliotecas pessoais de artistas e escritores. Nesta edição, a produção foi conhecer as estantes do compositor e cantor Tom Zé. O programa termina numa homenagem a outro mestre da música popular brasileira: o carioca Jards Macalé, que morreu em 17 de novembro deste ano, aos 82 anos.

Opinião, às 20h30

Quando piadas em reuniões, críticas disfarçadas de conselho ou brincadeiras repetidas passam do limite e ferem. Situações que parecem inofensivas podem esconder manipulação, controle e humilhação emocional. Como reconhecer esses comportamentos, entender seus efeitos e quebrar o ciclo de dor dentro de casa? Uma conversa sobre o que se esconde por trás das "brincadeiras de família". Como essas relações e conflitos familiares se perpetuam? Para falar sobre o assunto, Rita Lisauskas conversa com a psicanalista e professora titular do departamento de Psicologia Social da USP, Belinda Mandelbaum, e com o antropólogo e professor da ESPM, Fred Lucio.

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Ricardo Sennes e Patricia Campos Mello. A apresentação é de Rodrigo Piscitelli.

Persona, às 22h

Chris Maksud e Atilio Bari conversam com o professor e dramaturgo José Eduardo Vendramini, que fala sobre o meio artístico, em especial o teatro.

Metrópolis, às 23h

O programa, apresentado por Adriana Couto, traz o fotógrafo e jornalista Valdir Cruz. Ele acaba de publicar seu novo fotolivro, Ode à Roma Negra, onde apresenta uma seleção de um arquivo com cerca de 3.500 negativos fotografados no período carnavalesco, entre os anos 1995 e 2005, homenageando a cidade e seu amigo Mario Cravo Neto, que lhe apresentou essa Salvador que aparece nas fotos.

Dia 13 de dezembro

Cultura Livre, às 19h30

Roberta Martinelli recebe Cícero Rosa Lins, cantor carioca, que lançou esse ano seu novo álbum depois de cinco anos. Uma Onda em Pedaços traz dez inéditas, incluindo participações de Duda Beat, Tori e Vovô Bebê.​

Jornal da Cultura, às 21h

O telejornal noticia e discute os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com comentários de Gonzalo Vecina e Denilde Holzhacker. A apresentação é de Andresa Boni.

CineCult, às 23h

Exibição do filme Ausência, um drama cotidiano, familiar, sexual, afetivo. Centrada na figura de Serginho, a trama se estrutura sobre diversos aspectos da vida desse “não-mais menino, ainda-não homem”. Seguimos o seu dia a dia: o recém-adquirido papel de homem da casa, cuidando de sua mãe e de seu irmão mais novo; o trabalho na feira; sua amizade com Mudinho e Silvinha; e sua relação confusa, entre o sexo e o afeto, com o Professor Ney. O filme é um tecido de momentos da vida de um menino em transição. A direção é de Chico Teixeira.

Dia 14 de dezembro

Prelúdio, às 12h

O tradicional concurso de música clássica, que completa 20 anos na TV Cultura, chega em sua segunda semifinal. Participam desta fase do programa: o pianista Dersu Soares (25 anos), de São Paulo (SP); o tubista Jessé Raimundo (20 anos), de Cesário Lange (SP); a trompista Victória Azzolini (24 anos), de Porto Alegre (RS); e o pianista Yuri Bello (23 anos), do Rio de Janeiro (RJ). Os jovens músicos serão avaliados por um júri composto pelo pianista Antonio Vaz Lemos, o maestro João Rocha, o oboísta Joel Gisiger e a regente Mônica Giardini. A apresentação é do maestro Júlio Medaglia e de Roberta Martinelli.

Café Filosófico, às 20h

Nunca se falou tanto sobre saúde mental, especialmente em relação às crianças e adolescentes. E nunca tivemos tantos diagnósticos. Depressão, TDAH, autismo...Parece que estamos vivendo uma crise. As pesquisas mostram que a saúde mental dos jovens está mesmo cada vez pior. Quais são as causas? Quais são as consequências? E o que podemos fazer para melhorar essa situação? Para falar sobre o assunto, o palestrante Guilherme Polanczyk, psiquiatra, apresenta o tema Aceleração da Comunicação nas Telas: Saúde Mental e Desigualdade.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato