Segunda Guerra Mundial, o nazismo avança e os campos de concentração recebem cada vez mais prisioneiros. Em Auschwitz, um nome ressoa entre os prisioneiros, gelando o sangue até dos mais fortes: Josef Mengele, O Anjo da Morte, título do especial que o History exibe na terça, 30, ás 21h55.
O trabalho de Mengele era decidir o destino dos prisioneiros que chegavam nesses campos e selecionar os melhores candidatos para seus experimentos sobre a espécie humana. Mas, como um homem com um grande futuro pela frente se uniu à máquina de matar do nazismo e se tornou um cruel assassino? Como pôde escapar da justiça e deixar questões ainda não resolvidas sobre a sua morte?
O especial de duas horas se baseia em intensa pesquisa documental e entrevistas, além de análise dos crimes e da fuga do nazista após a Segunda Guerra. Mengele se abrigou na Argentina com nome falso em 1949 e conseguiu se esconder da justiça internacional por décadas. Tempos depois ele passou pelo Paraguai e por fim chegou ao Brasil, na década de 1960, sempre sob nomes falsos e com ajuda de redes que facilitavam abrigo a fugitivos nazistas no cone Sul.
Mengele morreu afogado em uma praia de Bertioga, São Paulo, em 1979, ainda com identidade falsa. Sua verdadeira identidade foi confirmada anos depois, por exames de DNA, quando seu corpo foi exumado. Classificação Indicativa: 10 anos
Tags:
Programação
