![]() |
| Foto: Globo/Divulgação |
Na próxima segunda-feira, dia 22, às 23h30, a GloboNews apresenta o especial ''Vozes do Irã'', uma imersão exclusiva no país que atravessa um dos momentos mais delicados de sua história recente. O programa traça um retrato sensível do repórter cinematográfico Gabriel Chaim, o primeiro jornalista brasileiro a entrar em território iraniano após os 12 dias de conflito com Israel.
''Entrei no Irã poucos dias depois da guerra em um acesso raro e encontrei um país tentando seguir em frente em meio a silêncios, contradições e medo; marcas que não nasceram apenas do conflito recente, mas de anos de restrições que moldaram a vida cotidiana. O que me interessava não era o discurso oficial, mas as pessoas comuns lidando com consequências profundas e muitas vezes invisíveis'', conta Chaim.
O especial revela um Irã marcado pela pior crise hídrica em seis décadas, por uma profunda recessão econômica — com inflação anual de 50% e crescimento próximo de zero — e por um regime enfraquecido, em meio ao envelhecimento do aiatolá Ali Khamenei, de 86 anos, que ainda não tem um sucessor definido.
![]() |
| Foto: Globo/Divulgação |
Desde os protestos em massa desencadeados pela morte de Mahsa Amini, presa por não usar o hijab há três anos, a repressão no país se tornou menos rígida, expondo uma sociedade em processo de transformação.
Chaim registra ainda o relato de mulheres que simbolizam a resistência e a força da sociedade iraniana na luta por liberdade, como Aida e Nasim, e retrata a realidade da comunidade judaica de Teerã, que já contou com cerca de 80 mil pessoas e hoje reúne aproximadamente 10 mil.
O programa também destaca a resiliência do cinema iraniano, mesmo sob censura, e casos de repressão a artistas e ativistas.
O especial ''Vozes do Irã'' vai ao ar na próxima segunda-feira, dia 22, às 23h30, na GloboNews, com reportagem e imagens de Gabriel Chaim, roteiro de Marita Graça e edição de imagens de Rayana Aguiar.
Tags:
Programação

