Foi dada a largada na temporada de premiações e 'Foi Apenas um Acidente', que chega hoje (4) aos cinemas brasileiros com distribuição da Imovision e MUBI, desponta como um dos favoritos nos principais eventos. Agraciado com a Palma de Ouro em Cannes, o longa escrito e dirigido por Jafar Panahi foi o grande vencedor do Gotham Awards, nesta segunda (1º), levando os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional — desbancando o brasileiro 'O Agente Secreto' — e Melhor Roteiro Original. Na terça (2), Panahi venceu como Melhor Diretor no NYFCC Award — prêmio concedido pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova York — e ontem (3), a obra recebeu o título de Melhor filme Internacional do National Board of Review, uma das mais tradicionais associações de críticos dos Estados Unidos. O filme também recebeu quatro indicações no European Film Awards (Melhor Filme Europeu, Melhor Diretor Europeu e Prêmio Lux do Público) e representa a França na disputa por uma indicação ao Oscar. Confira abaixo o circuito completo de cinemas.
Na trama, quando o mecânico Vahid encontra por acaso o homem que acredita ter sido seu torturador na prisão, ele o sequestra decidido a se vingar. Mas a única pista sobre a identidade de Eghbal é o som peculiar de sua perna com prótese. Vahid, então, recorre a um grupo de outras vítimas libertas em busca de confirmação. E o perigo só aumenta. Enquanto enfrentam o passado e suas visões de mundo divergentes, o grupo precisa decidir: será realmente ele, sem dúvida alguma? E o que significaria, na prática, a retribuição?
Desenrolado sob o pano de fundo sempre presente do autoritarismo, 'Foi Apenas um Acidente' se consolida em um ato culminante de resistência por parte de um cineasta iraniano que não é estranho à detenção injusta. Impulsionado por um ritmo eletrizante, a obra nos convida a considerar a linha que separa o certo do errado.
'Foi Apenas Um Acidente' é estrelado por Ebrahim Azizi, Vahid Mobasheri, Mariam Afshari, Hadis Pakbaten, Majid Panahi e Mohamad Ale Elyasmehr.
