![]() |
| Foto: Divulgação/Globo |
A GloboNews exibe no início da próxima semana dois conteúdos inéditos sobre temas centrais da agenda internacional. Na segunda-feira, dia 29, o 'GloboNews Especial' apresenta ''Vidas em travessia – Venezuelanos no Brasil'', uma reportagem de Júlio Molica e Rafael Martinez que revela o impacto da crise política, econômica e sanitária da Venezuela em famílias que continuam migrando para o Brasil. Mais de 6 milhões de venezuelanos já deixaram o país, sendo mais de 1,3 milhão acolhidos pelo Brasil.
Em Roraima, a equipe acompanha Dannery e sua filha Hana, de sete anos, desde a travessia na fronteira até a chegada ao abrigo BV8, onde aguardam documentação antes de serem encaminhadas a Boa Vista. Na capital, o programa retrata a vida de imigrantes que, após dificuldades em abrigos, acabam vivendo nas ruas, como Juan, que esconde da família sua situação há dois anos.
O especial também aborda a possível interrupção dos serviços da Caritas, entidade que fornece refeições, banho e lavanderia aos imigrantes, devido à redução de repasses internacionais. A crise de saúde é evidenciada no caso de Dubraska, grávida de oito meses que cruzou a fronteira sem acesso a pré-natal. A reportagem ainda mostra os impactos na segurança pública, com a atuação da facção venezuelana Tren de Aragua em Roraima, e visita um cemitério clandestino onde foram encontrados dez corpos de venezuelanos.
Já no domingo anterior, dia 28, às 19h30, o 'GloboNews Internacional' exibe entrevista exclusiva de Guga Chacra com Samantha Power, ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU e ex-diretora da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Samantha faz duras críticas ao desmonte da USAID durante o governo Donald Trump, classificando a medida como ''devastadora''. Segundo ela, os cortes de 60% a 70% na assistência global interromperam programas essenciais — do combate à malária à nutrição infantil — e podem impactar milhões de vidas. ''Estima-se que 14 milhões de pessoas possam morrer por causa da interrupção abrupta dos programas da USAID'', afirma.
Power fala ainda sobre a proposta de Trump para encerrar a guerra na Ucrânia, classificando-a como 'extremamente perigosa'. Ela também comenta sobre a crise humanitária em Gaza após o conflito com Israel. ''Mesmo com o cessar-fogo, a destruição é total. Não há governo, não há lei. É difícil imaginar reconstrução sem segurança e sem recursos'', diz.
A entrevista completa vai ao ar no domingo, dia 28, às 19h30, no 'GloboNews Internacional'. Já o GloboNews Especial ''Vidas em travessia – Venezuelanos no Brasil'' será exibido na segunda-feira, dia 29, às 23h30.
Tags:
Programação
