A Liga do Natal comemora seus 10 anos de história com o lançamento do Especial Liga do Natal na TV, um programa de variedades natalino inédito que estreia no dia 20 de dezembro, na InterTV (afiliada Globo no Rio de Janeiro) e fica disponível em todo o país pelo Globoplay.
Com uma linguagem contemporânea, dinâmica e bem brasileira, o especial mistura humor, música, fantasia, histórias reais, quadros interativos e performances, criando uma experiência televisiva envolvente para públicos de todas as idades. O programa, patrocinado pela Enel Rio via lei de incentivo à cultura, propõe uma reflexão sensível e divertida sobre o verdadeiro sentido do Natal, celebrando o afeto, a diversidade, a inclusão e os encontros.
Este novo formato marca mais um capítulo importante da trajetória audiovisual da Liga do Natal. O projeto estreou na televisão em 2020 com uma série especial, retornou em 2022 como filme e agora volta às telas com um formato inédito de programa de variedades, ampliando sua linguagem e seu alcance no audiovisual brasileiro.
No especial em formato de talk show, Mamãe e Papai Noel são entrevistados enquanto Duende, Árvore de Natal, Boneco de Neve e Estrela encabeçam quadros como Brilha ou Não Brilha, Previsão do Tempo Natalino, Central do Natal, entre outros. Entre entrevistas, jogos, música e reportagens pelas ruas do Rio de Janeiro, o programa mistura fantasia e vida real para trazer um Natal cheio de humor e afeto.
Entre os destaques do especial está a presença e o protagonismo da Mamãe Noel negra, personagem que a Liga do Natal apresentou pela primeira vez na televisão brasileira em 2020 e que, desde então, se consolidou como um marco simbólico do projeto. Sua continuidade reforça o compromisso da Liga com a representatividade, a diversidade e a ampliação do imaginário natalino nas narrativas culturais do país.
No programa, Mamãe Noel visita o Morro dos Prazeres, onde conhece mulheres inspiradoras e histórias de força e afeto; o Duende assume o papel de repórter pelas ruas do Saara, um dos principais polos comerciais do Rio; e Papai Noel encara sugestões inusitadas para modernizar seu tradicional trenó. O resultado é um programa vibrante, sensível e profundamente conectado à identidade brasileira.
''Construímos um programa que mistura fantasia e realidade, humor e emoção, para lembrar que o verdadeiro sentido do Natal está nos encontros e nas histórias que compartilhamos'', destaca Flavia Muluc, diretora artística do Especial Liga do Natal.
Para Priscylla Mesquita, diretora geral da Liga do Natal, o especial simboliza a maturidade e a expansão do projeto: ''Nos 10 anos da Liga do Natal, celebramos essa jornada retornando à TV com um formato inédito. Depois da série e do filme, o programa de variedades amplia nosso alcance e potencializa o impacto das histórias que queremos contar.''
Ao longo de uma década, a Liga do Natal se consolidou como um projeto cultural em constante transformação. O que nasceu como um evento de rua cresceu, tornou-se espetáculo, expandiu-se para o audiovisual com uma série de TV, virou filme, gibi e agora estreia um programa de variedades natalino, reafirmando sua capacidade de dialogar com diferentes linguagens e públicos. Nesse percurso, o projeto já passou por mais de 35 municípios, gerou mais de 1.800 postos de trabalho, contratou 337 artistas locais e movimentou a economia criativa, formando plateias e contribuindo para a descentralização da cultura no estado do Rio de Janeiro.
O Especial Liga do Natal na TV é realizado pela Universus Produções, em parceria com o Instituto Ecocult, com patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
