![]() |
| Foto: Apple TV |
Hoje, 22 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou as indicações para a 98ª edição do Oscar, com a Apple conquistando seis indicações no total, incluindo Melhor Filme para o elogiado Apple Original Film "F1 - O Filme" (''F1''), o longa-metragem de esportes de maior bilheteria de todos os tempos, junto com as indicações de Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Montagem. O amado documentário "Embaixo da Luz de Neon" (''Come See Me in the Good Light") conquistou uma indicação a Melhor Documentário em Longa-metragem, e o envolvente filme "O Ônibus Perdido" (''The Lost Bus'') ganhou uma indicação para Melhores Efeitos Visuais. Os vencedores serão revelados no domingo, 15 de março, em Los Angeles.
''Estamos muito gratos à Academia pelo seu reconhecimento de 'F1 - O Filme', 'Embaixo da Luz de Neon' e 'O Ônibus Perdido' — três filmes que celebram a conexão humana e impactaram plateias mundialmente de forma única'', afirma Zack Van Amburg, head of Worldwide Video da Apple. ''É emocionante ver 'F1 - O Filme' indicado a Melhor Filme e acompanhar o talento de nossa equipe criativa premiado em áreas como efeitos visuais, montagem e som. Parabéns a todos os indicados''.
"Com 'F1 - O Filme', Joe, Jerry, Brad, Lewis e toda a equipe criativa entregaram algo que apenas eles poderiam — o filme de corrida mais autêntico, visceral e divertido já feito'', afirma Jamie Erlicht, head of Worldwide Video da Apple. ''Eles superaram barreiras tecnológicas a cada curva e foi uma honra colaborar com um projeto tão ambicioso. Ver 'F1 - O Filme' indicado para Melhor Filme é uma comprovação de sua notável arte, visão e paixão inabalável. Ao lado dos extraordinários 'Embaixo da Luz de Neon' e 'O Ônibus Perdido', estamos orgulhosos de celebrar o trabalho brilhante dos indicados deste ano e somos muito gratos à Academia''.
Estas indicações ao Oscar marcam as mais recentes honras para "F1 - O Filme" após sua exibição recordista de bilheteria. O Apple Original Film de Jerry Bruckheimer e Joseph Kosinski também foi reconhecido como um dos 10 Melhores Filmes de 2025 pelo National Board of Review, e obteve duas vitórias no Critics Choice Award para Melhor Montagem e Melhor Som.
O filme recebeu indicações para o Actor Awards apresentado pelo SAG-AFTRA, Golden Globe Awards, Producers Guild Awards, Costume Designers Guild Awards, Art Directors Guild Awards, Artios Awards, Grammy Awards, Society of Composers and Lyricists Awards e NAACP Image Awards, entre muitos outros.
Além de se tornar a primeira indicação a Melhor Documentário em Longa-metragem para a Apple, "Embaixo da Luz de Neon" foi reconhecido como um dos 5 Melhores Documentários de 2025 pelo National Board of Review, e obteve reconhecimento dos prêmios da International Documentary Association, bem como uma vitória para Longa-metragem de Destaque no Cinema Eye Honors. Após sua vitória no prêmio de Favorito do Festival de Cinema de Sundance no ano passado, o documentário conquistou indicações da Society of Composers and Lyricists, American Society of Cinematographers, do GLAAD Media Awards e Film Independent Spirit Awards, entre outros.
As indicações ao Oscar deste ano seguem as vitórias históricas da Apple no Oscar de 2022, quando "No Ritmo do Coração" (“CODA”) tornou-se o primeiro longa-metragem estrelado por um elenco predominantemente deficiente auditivo em papéis principais a vencer Melhor Filme, e o primeiro filme de todos os tempos de um serviço de streaming a obter Melhor Filme. A estrela de "No Ritmo do Coração", Troy Kotsur, foi o primeiro ator deficiente auditivo a vencer Melhor Ator Coadjuvante, e a roteirista-diretora Siân Heder obteve seu primeiro Oscar de todos os tempos por Melhor Roteiro Adaptado. Em 2023, o amado Apple Original Film "O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo" venceu o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. Em 2024, a Apple fez história novamente quando "Assassinos da Lua das Flores" obteve uma representatividade marcante para artistas de origem indígena, com Lily Gladstone tornando-se a primeira nativa americana a obter uma indicação para Melhor Atriz, e os artistas indígenas Robbie Robertson e Scott George foram reconhecidos com as primeiras indicações de suas vidas nas categorias Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original, respectivamente. Martin Scorsese também fez história como o diretor vivo mais indicado, elevando seu total para 10 indicações totais ao Academy Award de Melhor Diretor.
