![]() |
| Bola Pro Alto! Foto: Divulgação |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 19 a 25 de janeiro.
SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JANEIRO
Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá (2024) (94’) – Inédito
Horário: Segunda, dia 19/01, às 20h30
Direção: Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero e Luisa Lanna
Classificação: Livre
Sinopse: "Yõg ãtak: Meu Pai, Kaiowá" é um longa-metragem documentário sobre a busca de Sueli e Maiza Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, que foi separado delas durante a ditadura militar no Brasil. O filme acompanha a jornada de Sueli e Maiza para reencontrar o pai após mais de 40 anos separados, bem como as lutas enfrentadas pelos povos indígenas no Brasil contemporâneo, incluindo grilagem de terras e degradação ambiental. O filme também mostra a vibrante e intensa vida ritual dos povos Tikmũ'ũn e Kaiowá, que continuam resistindo à violência do Estado e lutando por suas terras e culturas.
TERÇA-FEIRA, 20 DE JANEIRO
Bola Pro Alto! (2024) (70') – Inédito
Horário: Terça, dia 20/01, às 19h30
Classificação: 10 anos
Direção: Cecília Lang
Sinopse: Documentário sobre a altinha, jogo livre, colaborativo e praiano nascido no Rio de Janeiro. O filme mergulha no Coqueirão, como é chamado o trecho da praia de Ipanema que por muitos anos foi o epicentro do jogo, para revelar seus bastidores, sua evolução e seus personagens. O filme mostra que altinha não se trata apenas de uma simples atividade física, mas uma expressão da cultura carioca praiana. Evandro Mesquita, Cynthia Howlett, Karina Vela e Marcelo Adnet marcam presença no documentário.
QUARTA-FEIRA, 21 DE JANEIRO
Malu (2024) (102') – Coprodução
[Maratona Festival de Sundance]
Horário: Quarta, 21/01, às 20h
Classificação: 16 anos
Direção: Pedro Freire
Sinopse: O filme conta a narrativa de Malu (Yara de Novaes), uma atriz desempregada no auge dos seus 50 anos que vive em uma casa na periferia do Rio de Janeiro. A atriz é obrigada a conviver com a sua mãe racista e tenta lidar com a relação tensa e desagradável que mantém com sua própria filha. Malu enfrenta essa luta constante contra más energias e relações enquanto tenta sobreviver à grande concentração de memórias de um passado artístico glamoroso que a persegue. À medida que os conflitos familiares se intensificam, começa a explorar novas oportunidades de autoafirmação e recomeço, buscando reconectar-se com sua paixão pela atuação. Através de encontros inesperados e reflexões sobre sua vida, ela descobre a força para confrontar suas feridas emocionais, desafiando preconceitos e a ideia de que sua carreira acabou. Malu é uma jornada emocionante sobre resiliência, autodescoberta e a busca por uma identidade em meio ao caos familiar.
QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO
Bacurau (2019) (72')
[Sessão Dupla Kleber Mendonça Filho]
Horário: Quinta, 22/01, às 21h30
Direção: Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho
Classificação: 16 anos
Sinopse: No sertão brasileiro, Bacurau acaba de perder dona Carmelita, uma moradora respeitada por todos. Logo, estranhos episódios começam a acontecer e o fora da lei Lunga é chamado para ajudar seus conterrâneos.
SEXTA-FEIRA, 23 DE JANEIRO
Praia do Futuro (2014) (106’)
[Maratona Wagner Moura]
Horário: Sexta, dia 23/01, às 21h25
Classificação: 14 anos
Direção: Karim Aïnouz
Sinopse: Donato (Wagner Moura) é um salva-vidas na turbulenta Praia do Futuro. Seu ofício nas areias gera grande admiração de Ayrton (Jesuíta Barbosa), seu irmão mais novo, orgulhoso das proezas do protagonista em evitar tragédias nos mares cearenses. Um dia, no entanto, a desgraça não é evitada e ele não consegue salvar um amigo de Konrad (Clemens Schick), um turista alemão em viagem ao Brasil. O contato com o europeu, no entanto, muda radicalmente sua vida; eles se apaixonam e Donato decide abandonar a vida nas ensolaradas orlas de Fortaleza para viver na fria e distante Berlim (Alemanha). Longe de sua realidade e de sua família, o personagem principal vai precisar colocar suas habilidades a seu próprio benefício, em águas muito mais turbulentas do que as das praias brasileiras.
SÁBADO, 24 DE JANEIRO
Paloma (2022) (104')
[Mês da Visibilidade Trans]
Horário: Sábado, dia 24/01, às 22h30
Classificação: 16 anos
Direção: Marcelo Gomes
Sinopse: Paloma (Kika Sena) é uma agricultora de mamão, negra, nordestina, analfabeta e transexual que tem apenas um desejo na vida: se casar na igreja com seu namorado Zé, com direito a tudo que uma noiva precisa: vestido, véu e grinalda. Por conta disso, ela economiza para os preparativos da festa e cerimônia. Mas quando ela chega para pedir para que o padre a case com seu namorado, Paloma recebe uma resposta nada agradável. Por conta de sua transexualidade, Paloma é negada de entrar na igreja ou ao menos celebrar a união que tanto queria, assim como várias como ela que também lhe foram negadas seus desejos por serem consideradas "pecadoras" diante da instituição.
DOMINGO, 25 DE JANEIRO
Baby (2025) (104') - Coprodução
[Maratona Aniversário de São Paulo]
Horário: Domingo, 25/01, às 22h15
Classificação: 16 anos
Direção: Marcelo Caetano
Sinopse: Baby é o apelido que Wellington (João Pedro Mariano) recebe. Ele é um rapaz recém- liberto de um centro de detenção para jovens, que se vê perdido nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema com foco em produções pornográficas, ele conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa que têm Baby como seu protegido e está determinado a ensinar as malícias da vida e novas formas de sobreviver. A partir de então, os dois iniciam uma relação tumultuada, marcada por conflitos entre exploração e proteção, ciúme e cumplicidade. Ambientado em um cenário urbano vibrante, Baby explora as complexidades das conexões humanas e os desafios de se reintegrar na sociedade após o período de detenção.
Tags:
Destaques da Programação
