![]() |
| Sonhar com Leões. Foto: Divulgação |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 26 de janeiro a 01 de fevereiro.
SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JANEIRO
O Deserto de Akin (2025) (78') – Inédito
[Negritudes no Canal Brasil]
Horário: Segunda, dia 26/01, às 20h
Direção: Bernard Lessa
Classificação: 14 anos
Sinopse: Um dedicado médico cubano se apaixona pelo Brasil quando emigra para o país através do programa Mais Médicos. Seu trabalho com as comunidades indígenas e sua amizade com novos colegas fortalece seu vínculo com o local. Sua vida muda drasticamente quando Jair Bolsonaro é eleito presidente e, como uma das medidas de governo, dá fim às relações de cooperação entre Cuba e Brasil, prejudicando e terminando com o programa de saúde em que Akin trabalhava. O doutor, então, vê-se obrigado a tomar uma decisão: voltar a Cuba e abandonar os relacionamentos e o país pelos quais se encantou ou permanecer e ficar sem poder atuar como médico.
TERÇA-FEIRA, 27 DE JANEIRO
Um Lobo Entre os Cisnes (2024) (115’) – Licenciamento – Estreia
Horário: Terça, dia 27/01, às 21h30
Classificação: 16 anos
Direção: Helena Varvaki e Marcos Schechtman
Sinopse: O filme conta a história do bailarino Thiago Soares, uma das grandes referências do balé dentro e fora do Brasil. Nesta cinebiografia, acompanhamos a trajetória do garoto pobre, criado no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro que, na adolescência, troca as batalhas de hip hop pelos palcos do balé clássico após ganhar uma bolsa de estudos em uma escola renomada de dança da cidade. Mesmo ingressando tardiamente no estilo, aos quinze anos, Thiago demonstra um talento inigualável. Treinando inicialmente em segredo, o rapaz rapidamente se destaca. Quando conhece o bailarino cubano Dino Carrerti, Thiago embarca em um novo e inesperado mundo sob a orientação do agora mentor. A relação tensa e conturbada da dupla no começo logo se transforma em uma parceria repleta de confiança e carinho, convocando Thiago a se aprimorar cada vez mais e romper barreiras sociais e culturais até então inimagináveis para o menino.
QUARTA-FEIRA, 28 DE JANEIRO
Medusa (2021) (132’)
[Maratona Festival de Rotterdam]
Horário: Quarta, dia 28/01, às 20h
Classificação: 14 anos
Direção: Anita Rocha da Silveira
Sinopse: Para resistir à tentação, Mariana e suas namoradas fazem o melhor que podem para controlar tudo e todos ao seu redor. Entretanto, chegará o dia em que a vontade de gritar será mais forte do que nunca.
QUINTA-FEIRA, 29 DE JANEIRO
À Noite Todos os Gatos São Pardos (2024) (17') - Inédito
[Curta Na Tela]
Horário: Quinta, dia 29/01, às 23h
Direção: Matheus Moura
Classificação: 12 anos
Sinopse: A noite de Belo Horizonte, Brasil, é uma cápsula do tempo que relativiza a passagem, turva os sentidos e recosta as definições de futuro na vida do jovem Júnior - que não vê a hora de se emancipar de absolutamente tudo.
SEXTA-FEIRA, 30 DE JANEIRO
Madame Satã (2002) (105’)
[Maratona Lázaro Ramos]
Horário: Sexta, dia 30/01, às 20h15
Classificação: 14 anos
Direção: Karim Aïnouz
Sinopse: O retrato de João Francisco dos Santos, também conhecido como Madame Satã, travesti, amante, pai, herói e convicto do Rio de Janeiro.
SÁBADO, 31 DE JANEIRO
Sonhar com Leões (2025) (85’) – Licenciamento – Inédito
[Mês da Visibilidade Trans]
Horário: Sábado, dia 31/01, às 19h30
Classificação: 16 anos
Direção: Paolo Marinou-Blanco
Sinopse: Gilda, uma imigrante brasileira que vive em Lisboa, enxerga o fim da linha graças a um diagnóstico de câncer que lhe dá apenas mais um ano de vida. Conformada com a doença, ela sonha agora em morrer com dignidade e sem dor, enquanto ainda é si mesma. Após quatro tentativas de suicídio fracassadas, a mulher vai em busca de uma organização clandestina chamada “Joy Transition International” que diz ensinar aos seus clientes terminais a se suicidarem sem dor ou problemas em países onde a eutanásia é ilegal. Ela embarca nessa jornada de palestras, workshops e aulas ao lado do tímido jovem Amadeu, outro paciente sem perspectiva que ela conhece na corporação e que antes foi funcionário de uma agência funerária. Juntos, os dois acabam tentando desmascarar o esquema caro e absurdo da empresa enquanto tentam tomar o controle de sua própria situação.
DOMINGO, 1º DE FEVEREIRO
História de Preta - Nzinga e Neusa Borges (2025) (26’) – Inédito
[Curta Na Tela]
Horário: Domingo, dia 1/02, às 19h30
Classificação: 16 anos
Direção: Danielle Valentim
Sinopse: Personagens históricas de diferentes épocas se encontram em diálogos que atravessam o tempo. No primeiro episódio, a atriz Neusa Borges se conecta à rainha Nzinga Mbandi, líder de Ndongo e Matamba. A partir desse encontro, emergem estratégias de resistência à opressão colonial e seus impactos nos dias atuais.
Tags:
Destaques da Programação
