![]() |
| Foto: Nadja Kouchi/Acervo TV Cultura |
As noites de domingo vão ganhar uma novidade para quem gosta de uma boa conversa e estava com saudade de um dos rostos mais famosos e talentosos da TV. A partir da segunda quinzena de abril, o programa Café Filosófico, que está no ar há 23 anos na TV Cultura, em parceria com o Instituto CPFL, passa a ser apresentado pela atriz, roteirista, diretora e jornalista Tainá Müller. A atração vai ao ar às 20h.
A artista que protagonizou a série Bom Dia, Verônica, atuou em várias novelas de sucesso e estreou recentemente como diretora no documentário Apolo, agora poderá ser vista na tela da Cultura.
Tainá, que fez pós-graduação em Filosofia Contemporânea, pela PUCRJ, sempre foi uma telespectadora assídua do Café Filosófico e ficou entusiasmada com o convite da TV. "Eu comecei como apresentadora, eu sou jornalista, e durante a minha carreira de atriz, que é algo pelo qual sou completamente apaixonada, confesso que fiquei com um pouco de saudades, de nostalgia da época em que eu fazia entrevistas. E quando chegou a proposta do Café Filosófico foi a combinação perfeita do que eu queria fazer nesse momento", diz a nova apresentadora do programa.
"Vivemos um momento de renovação e a chegada de Tainá Muller reforça isso. Estamos felizes em ter mais um grande talento em nosso time. Hoje precisamos refletir sobre a sociedade e os desafios que o mundo tem nos apresentado. Ter o Café Filosófico na TV Cultura, agora em um formato mais atraente, cumpre essa missão", afirma Beth Carmona, vice-presidente da TV Cultura.
Novo Visual e Formato
O Café Filosófico chega com uma nova identidade visual e artística, incluindo cenário, vinheta de abertura e artes gráficas para acompanhar a renovação do formato, que passa a ter Tainá Muller interagindo com os convidados e a plateia. O programa apostará em um conteúdo mais envolvente e relevante, que é um dos seus principais legados.
"Renovar o formato do Café Filosófico CPFL é uma forma de acompanhar as transformações da sociedade em um projeto que sempre esteve à frente do seu tempo. Desde o início, o programa é pioneiro ao levar temas contemporâneos para a TV de forma profunda e acessível, estimulando a reflexão e o diálogo. A parceria com a TV Cultura é essencial nessa trajetória, e somos muito gratos por caminhar juntos nessa evolução, ampliando o alcance e a relevância do Café para novos públicos", diz Daniella Ortolani Pagotto, Head do Instituto CPFL.
Sobre Tainá Müller
Tainá Müller é atriz, jornalista e cineasta formada pela PUC-RS. Antes de se dedicar à atuação, trabalhou como repórter da MTV. No cinema, como atriz, conquistou prêmios com Cão Sem Dono (2007) e As Mães de Chico Xavier (2010) e participou de personagens marcantes na televisão, como a fotógrafa Marina, da novela Em Família (2014) e a policial protagonista de Bom Dia, Verônica (2020-2024). Em 2025, estreou na direção de longas-metragens com o documentário Apolo, ampliando sua trajetória artística também atrás das câmeras. Sucesso de crítica, Apolo venceu prêmios como “Melhor documentário” no Festival do Rio, Melhor Filme pelo público no Mix Brasil. Interessada desde sempre em entender os caminhos do pensamento na nossa sociedade, chegou a cursar durante a pandemia uma pós-graduação em filosofia contemporânea na PUC-RJ.
Sobre o Café Filosófico
Desde a estreia, em 2003, o programa convida o público a fazer uma imersão no mundo do conhecimento, com a participação de convidados de Filosofia, Psicologia, História, Ciências e Arte, que debatem temas do nosso cotidiano.
Tags:
Programação
.jpg)
.jpg)