Curta! estreia Contra o Negacionismo Climático, que denuncia estratégias de descrédito à ciência

O filme já está disponível no streaming CurtaOn - Clube de Documentários.
Foto: Crédito:Divulgação/Curta!

As mudanças climáticas provocadas pelo homem são uma certeza, mas não para todos. Apesar do consenso científico e de inúmeras provas diárias, como secas, tempestades e aumento da temperatura e nível dos oceanos, há correntes que relativizam as causas e os efeitos dessa crise. O documentário inédito ''Contra o Negacionismo Climático'', que estreia com exclusividade no Curta!, analisa o discurso dos movimentos negacionistas e debate iniciativas para fortalecer a ciência. O filme já está disponível no streaming CurtaOn - Clube de Documentários.
 
Escrito e dirigido por Elsa Guiol, o filme traz depoimentos inéditos de cientistas, especialistas, e também recebe integrantes de organizações e instituições que atuam para refutar dados e estudos que comprovam as mudanças climáticas causadas pela ação humana. A produção é da Together Media e da Babel DOC.
 
''O negacionismo climático faz mais do que alimentar uma agenda econômica conservadora. Por trás disso, ele ameaça o estado de saúde das democracias, que certamente se enfraquecerão'', afirma o pesquisador Albin Wagener.
 
O documentário mostra como os grupos conspiracionistas atuam para descredibilizar estudos e pesquisadores, atacando áreas como transição climática, preservação ambiental e energias renováveis. E ressalta como os negacionistas climáticos ganharam corpo e espaço, influenciando a opinião pública e atrapalhando os debates.
 
''Por muito tempo, eu fui um dos céticos. Eu achava que as mudanças climáticas eram só icebergs derretendo. Levei um tempo para aceitar'', revela Chris Burnet, um dos primeiros migrantes climáticos dos Estados Unidos.
 
Atualmente, ele reside em um local construído para abrigar moradores de uma ilha na Louisiana prestes a desaparecer pelo aumento do nível d'água e por inúmeros furacões. Burnet é a vítima da crise climática que conta sua história no filme, assim como militantes, ativistas e ambientalistas, que são atacados por suas atuações e iniciativas em prol da ciência e do meio-ambiente. Ataques estes muitas vezes patrocinados por empresas de setores como o de combustíveis fósseis, que financiam relatórios pseudocientíficos para fabricar argumentos que negam a crise climática e seus efeitos.

''Todos previam o fracasso das negociações da COP de Paris. Mas essa questão da desinformação, do medo, da ideia de que poderia haver conspirações, para mim foi um elemento primordial na forma como trabalhamos. O movimento do negacionismo climático perdeu naquele momento, mas mesmo assim não desapareceu'', alerta Laurence Tubiana, diretora da Fundação Europeia do Clima.
 
''Contra o Negacionismo Climático'' é uma produção da Together Media e da Babel DOC. O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História & Sociedade, 23 de janeiro de junho, às 21h.

Filme ganhou o Kikito de Melhor Documentário no Festival de Gramado. 
Foto: Divulgação/Curta!
 
Curta! exibe premiado documentário sobre
Clarice Niskier

Consagrado no 52ª do Festival de Gramado com o Kikito de Melhor Documentário, ''Clarice Niskier, Teatro Dos Pés À Cabeça'', dirigido por Renata Paschoal, é exibido no Curta!. O filme homenageia o Teatro a partir de uma de suas mais celebradas e admiradas personalidades ao contar a trajetória de Clarice Niskier, que fez dos palcos a sua própria vida.

''Estou completando 40 anos de teatro, então estão fazendo esse documentário. Uma coisa meio narcísica né, mas estou tentando não falar de mim, mas do teatro'', brinca a artista.

Com imagens de arquivo, peças como ''Coisas de Mãe'' e ''A Alma Imoral'', e depoimentos com diretores que marcaram a carreira da atriz, entre eles, Domingos Oliveira, Eduardo Wotzik e Amir Haddad, o filme acompanha o dia a dia de Clarice, mostrando toda a sua paixão pela quinta arte.

''Eu sou uma pessoa de teatro, raro. E ela também é uma pessoa de teatro. Isso é uma coisa muito importante, duas pessoas de teatro, uma raça em extinção'', diz Amir Haddad.

O documentário transita entre a magia e a força das atuações para a serenidade e o carisma de Clarice em seu dia a dia. As dores, as alegrias, os desafios estão todos lá. A obra mostra que suas atuações são, no fundo, a inspiração de uma paixão natural. Para Clarice, não é difícil explicar e descrever o que é o teatro.

''O teatro é a nossa energia, nossa energia pré-histórica, ancestral, aqui e agora, dia a dia'', define

A diretora Renata Paschoal exalta: ''Este documentário também é uma homenagem ao ofício do ator. Todo meu amor e respeito por esta profissão tão linda''.

''Clarice Niskier, Teatro Dos Pés À Cabeça'' é uma produção da Forte Filmes viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O filme também pode ser assistido no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A exibição é no dia temático Quartas de Cena & Cinema, 21 de janeiro, às 22h30.

Segundas da Música – 19/01

21h30 – "O Barato de Iacanga'' (Documentário)

Numa fazenda no estado de Nova York, em 1969, aconteceu o evento mais icônico do movimento hippie, o Festival de Woodstock, inspirando jovens por todo o mundo. No Brasil, ocorreu algo nos mesmos moldes numa fazenda no interior de São Paulo, mais precisamente na cidade de Iacanga. Essa versão brasileira foi chamada de Festival de Águas Claras, que teve edições em 1975, 1981, 1983 e 1984, retratadas neste documentário. O filme é dirigido por Thiago Mattar e tem produção da BigBonsai — viabilizada pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. Vencedor do festival Inedit 2019, o longa é composto por imagens do festival — como a apresentação de João Gilberto cantando ''Wave'', de Tom Jobim, em 1983 —, que conduzem o roteiro ao lado de depoimentos de produtores e artistas que participaram do evento. Direção: Thiago Mattar Duração: 94min Classificação: 10 anos Horários alternativos: dia 19, às 21h30; dia 20, às 01h30 e às 15h30; dia 21, às 09h30; dia 24, às 22h10; dia 25, às 15h15.

Terças das Artes – 20/01

18h - "Raiz Arte Afro-Brasileira'' (Série) Episódio: Moysés Patrício - Amarra-ação e encruzilhada - INÉDITO E EXCLUSIVO

Série com curadoria da artista Rosana Paulino revela a surpreendente trajetória de 20 artistas afrodescendentes brasileiros que, com trabalhos ousados, provocadores, vigorosos e belos, trazem novas abordagens para questões como racismo, desigualdade, sexualidade, religiosidade, brasilidade e a própria arte.

Moisés Patrício é pai de santo e artista. Suas pinturas, desenhos, objetos costurados, esculturas e fotografias se encontram numa encruzilhada entre três mundos: o real, o espiritual e o virtual. Duração: 14min Classificação: Livre Horários alternativos: dia 21, às 04 e às 12h; dia 22, às 06h; dia 24, às 19h; dia 25, às 11h30

21h30 – ''Van Gogh, A Criação de Um Mestre'' (Documentário)

Em 1890, ano da morte de Vincent Van Gogh, apenas uma pequena parcela da vanguarda acreditava no talento do pintor. Com seu trágico fim, seguido da partida precoce de seu irmão, Johanna, cunhada de Vincent, herdou grande parte de sua obra e dedicou sua vida ao reconhecimento do artista, confrontando críticos, cativando o público e ocupando um importante papel na história da arte. Direção: Anne Richard Duração: 52 min. Classificação: Livre Horários alternativos: dia 21, às 01h30 e Às 15h30; dia 22, às 09h30; dia 24, às 21h10; dia 25, às 17h; dia 26, às 01h45.

Quartas de Cena e Cinema – 21/01

22h30 - ''Clarice Niskier: Teatro dos Pés à Cabeça'' (Documentário)

Uma homenagem ao teatro a partir da trajetória da atriz Clarice Niskier, que fez de seu ofício o seu próprio estilo de vida. Como eixo central, entrevistas com os três diretores com quem Clarice desenvolveu longas parcerias: Domingos Oliveira, Eduardo Wotzik e Amir Haddad. Direção: Renata Paschoal Duração: 70 min Classificação: 12 anos Horários Alternativos: dia 22, às 02h30 e às 16h30; dia 23, às 10h30; dia 24, às 15h; dia 25, às 22h40.

Quintas do Pensamento – 22/01

22h – ''Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino'' (Documentário)

O filme retraça a trajetória e a obra de Ziraldo, por meio de depoimentos e entrevistas concedidos por ele ao longo de mais de quarenta anos, e de sua vasta produção artística. Uma história onde vida e arte estão entrelaçadas, contada por sua própria voz e emoção. No documentário ele faz reflexões sobre seu processo de criação, seus personagens, família, política e seu país. Direção: Fabrizia Pinto Duração: 100 min Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 23, às 02h e às 16h; dia 24, às 13h; dia 25, às 19h20; dia 26, às 10h.

Sextas de História & Sociedade – 23/01

22h – ''Contra o Negacionismo Climático'' (Documentário) - INÉDITO E EXCLUSIVO

As mudanças climáticas causadas pela ação humana são uma certeza. No entanto, apesar desse fato científico, ainda é comum ouvir pessoas relativizando-as. Sejam teóricos da conspiração ou lobistas, os mercadores da dúvida estão trabalhando em todo o mundo para desviar a nossa atenção do perigo real. Direção: Elsa Guiol Duração: 70min Classificação: A Livre Horários Alternativos: dia 24 de janeiro, às 01h e às 16h30; dia 25 de janeiro, às 21h20; dia 26 de janeiro, às 15h; dia 27 de janeiro, às 09h

Sábado – 24/01

20h - ''Os Ímpares - Segunda Temporada'' (Série) - Episódio: ''Dona Ivone Lara''

''Sorriso Negro'', um dos maiores sucessos de Dona Ivone Lara, levou anos até conquistar o reconhecimento nas grandes rodas de samba. Neste episódio, o neto André Lara e a biógrafa Mila Burns revelam histórias pouco conhecidas dessa mulher pioneira. Roberta Sá presta tributo ao lado de uma banda 100% feminina, e Marina Íris encara, com força e beleza, uma de suas canções mais desafiadoras. Direção: Henrique Alqualo e Ísis Mello Duração: 27min Classificação: 10 anos 

Domingo– 25/01

18h30 – ''O Cinema e a Segunda Guerra'' (Série) – Episódio: ''Dia D, o Holocausto e a Bomba Atômica''

Os horrores do Holocausto são revelados e filmados por alguns dos principais diretores de cinema do mundo. A era nuclear começa em 6 de agosto de 1945, quando o Presidente Truman toma a decisão de lançar a primeira bomba atômica em Hiroshima. É seguida por outra bomba, no dia 9, em Nagasaki. A guerra no Japão é extinta e o Dia da Vitória (Dia V-J), em 15 de agosto, marca o fim da Segunda Guerra Mundial. A nova Guerra Fria começa. Direção: Lyndy Saville Duração: 52 min. Classificação: Livre

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato