Curta! estreia 'Jogos Perigosos' sobre abusos e extremismo em plataformas como Roblox e Minecraft

Adolescentes revelam como abusadores agem nas plataformas online. Foto: Divulgação/Curta!

A cada sete minutos é feita uma denúncia de aliciamento sexual de menores de idade na internet. Os jogos, que sempre formaram uma parte lúdica e divertida da humanidade, se tornaram um campo perigoso no ambiente virtual, um espaço para violências e abusos, segundo o documentário ''Jogos Perigosos: Roblox e o Metaverso''. Inédito, o filme estreia com exclusividade no Curta! e já está disponível no streaming CurtaOn - Clube de Documentários.
 
Com depoimentos inéditos de especialistas e menores de idade que sofreram com predadores sexuais em jogos como Roblox e Minecraft, o documentário contém material sensível. A direção é de Ann Shin, que dá voz às vítimas e suas famílias.

Uma delas é Janae, que encontrou no ambiente virtual um local não só de diversão e distração, mas de acolhimento. Deslocada na escola, alimentou relações no Roblox, plataforma de jogos sociais que permite que os usuários criem jogos e convivam com os amigos, onde ela simulou interações que não tinha no mundo real.
 
''O que me atrai do Metaverso é que ele é uma extensão de mim. Podemos falar e ter a aparência que quisermos. Ele nos dá acesso a outro mundo'', explica.
 
O mesmo aconteceu com Alex, para quem, à princípio, o passatempo era convidativo e agradável. Mas a plataforma se revelou o oposto. Elas foram aliciadas por jogadores ‘com uma mentalidade masculina tóxica’, como define Alex. O documentário mostra como estes locais foram dominados por grupos que exploram vulnerabilidades e inseguranças de adolescentes para seduzir, recrutar e radicalizar, com casos que vão desde apologia ao nazismo até sequestros.
 
''A normalização da retórica extremista talvez seja a coisa mais nefasta que acontece hoje no Metaverso, porque quando o ódio é normalizado em um espaço, passa a valer em todos'', analisa a psicóloga Rachel Kowert.
 
O filme ressalta a importância do metaverso para a socialização e a diversão das crianças e dos adolescentes. Por isso, elas resolveram agir, não só para preservar um espaço para compartilhar sonhos, mas para proteger umas às outras. Diante da inação das plataformas, os jovens têm se mobilizado para criar mecanismos de proteção e denúncia, como fóruns, contatos com parlamentares e códigos para identificar abusadores, atentas à transparência, normas e políticas de uso de dados e moderação de conteúdo.
 
''Para obter uma mudança de verdade, é preciso ir diretamente às empresas. Obter respostas das empresas é a prioridade número um. E a pergunta número um que eu faria ao Roblox é: como vocês protegem as crianças?'', questiona Alex, que ressalta que as companhias lucram bilhões de dólares por ano e tem um atendimento ao usuário ineficaz.
 
“Jogos Perigosos: Roblox e o Metaverso” é uma produção da TVO. O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História & Sociedade, 16 de janeiro de junho, às 21h.

Obra traz encontro musical entre Jair Rodrigues e Pelé. Foto:Divulgação/Curta!

Voz e sorriso embalam o documentário 'Jair Rodrigues: Deixa que Digam' exibido no Curta!

Definir a rica e diversa música brasileira é tarefa difícil. Mas se 'alegre' for uma das características mais marcantes, a irreverência, o talento e o sorriso de Jair Rodrigues ajudaram a construir essa ideia. A vida e a carreira de um dos mais celebrados cantores do país são contadas no documentário 'Jair Rodrigues: Deixa que Digam', exibido no Curta!.
 
Com direção de Rubens Rewald, o filme mescla imagens de arquivo familiar - uma delas mostra o músico tirando som com o Rei Pelé -, de gravações e bastidores, e de depoimentos do irmão Jairo Rodrigues, da viúva Claudine Rodrigues, dos filhos Jair e Luciana, de músicos parceiros, produtores e amigos. Sempre permeados por sorrisos, os relatos exaltam a presença de espírito e o talento de Jair Rodrigues, que se destacou por navegar entre diversos gêneros da música, como samba, sertanejo, MPB e até o rap, considerado um dos percursores.
 
''Se nós fôssemos uma sociedade civilizada, o Jair teria cursos na ECA sobra a obra dele, seus discos seriam sistematizados, seus arranjos seriam padronizados. Sua vocalidade e corporalidade seriam estudadas como um modelo de performance'', afirma o historiador e artista Salloma Salomão.

No documentário, somos primeiros apresentados às raízes de Jair. De engraxate à alfaiate, se inicia na música no coral da igreja. De lá, passa a cantar em boates, levado pelo irmão. Seu vozeirão e seu carisma chamam a atenção. Conquista o país em apresentações populares de shows de calouro, marcado pela premiação como sambista revelação do ano de 1963, concedido pela rádio Roquette Pinto.
 
Célebre por canções que divertiram, emocionaram e explicaram o Brasil, o documentário traz bastidores de composições como 'Disparada', 'Majestade O Sabiá', 'Festa Para Um Rei Negro' e 'Deixa Isso Pra lá'.
 
''Eu quando comecei a cantar profissionalmente, vivia com uma vontade danada de fazer sucesso. Até que esse sucesso apareceu: deixe que digam, que pensem, que falem. Por causa dessa música é que eu existo'', diz Jair, em entrevista recuperada.

Com o sucesso, vieram as cobranças. Num período intenso de Ditadura Militar, Guerra Fria e movimentos sociais pujantes, foi acusado de estar alheio às questões raciais e políticas. Sua obra, sua influência e sua imagem, contudo, construíram um personagem idolatrado e importante para a cultura nacional.
 
''Eu acredito que todo ícone negro é importante para o movimento negro brasileiro e com certeza Jair teve grande importância. Lembro dele me mostrando fotos no Aristocrata Clube, e isso é história negra em São Paulo. Ele participou, ele estava lá'', destaca o rapper e amigo Rappin’ Hood.
 
Suas canções extrapolam o Brasil, e Jair leva para o mundo suas apresentações com danças, interação com o público e bom humor. Elas eram uma festa e, além dos ouvidos afiados para os timbres, o filme mostra como ele marcou época com sua criatividade.

''Ele foi fazer um show com orquestra, tudo mais, uma festa gigantesca com buffet. Na hora que ele foi entrar, com sapato novo e piso escorregadio, escorregou e foi parar debaixo da mesa do presidente. Mas era rápido, não teve dúvida e começou, com a banda que ele tocava há muito tempo, a cantar. O cara achou que fosse a entrada do show'', conta e se diverte a filha Luciana Mello.
 
''Jair Rodrigues: Deixa Que Digam'' também pode ser assistido no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A exibição é no dia temático Segundas da Música, 12 de janeiro, às 22h.

Segundas da Música – 12/01

22h – ''Jair Rodrigues - Deixa que Digam'' (Documentário)

A história de Jair Rodrigues, um dos mais conhecidos e influentes cantores brasileiros. Com um sorriso franco e versatilidade sem igual, cantou samba, MPB, rap, sertanejo e fez história revolucionando os palcos com apresentações anárquicas e irreverentes. A figura de Jair faz emergir um Brasil presente no imaginário popular, um país marcado pela simplicidade, alegria e otimismo. Direção: Rubens Rewald Duração: 100 min Classificação: 12 anos Horários alternativos: dia 13, às 02h e às 16h; dia 14, às 10h; dia 17, às 21h30; dia 18, às 16h; dia 19, às 01h.

Terças das Artes – 13/01

18h - "Raiz Arte Afro-Brasileira'' (Série) Episódio: Ayrson Heráclito - Sacudimentos - INÉDITO E EXCLUSIVO

Série com curadoria da artista Rosana Paulino revela a surpreendente trajetória de 20 artistas afrodescendentes brasileiros que, com trabalhos ousados, provocadores, vigorosos e belos, trazem novas abordagens para questões como racismo, desigualdade, sexualidade, religiosidade, brasilidade e a própria arte. Direção: Fabiano Maciel Duração: 14min Classificação: Livre Horários alternativos: dia 14, às 04h e às 12h; dia 15, às 06h; dia 17, às 19h; dia 18, às 11h30.

21h30 - ''Rothko: Um Mestre Americano'' (Documentário)

O célebre pintor Mark Rothko é considerado uma das figuras mais renomadas do movimento Expressionista Abstrato. Ele transformou o mundo da arte a partir da década de 1940. Durante décadas, Rothko lutou para encontrar sua voz única, desprezado por galerias e museus, e mal sobrevivendo com vendas ocasionais e um trabalho diário como professor de arte. Em 1948, Rothko descobriu o estilo que o tornaria um dos artistas mais aclamados do país. Suas pinturas clássicas são caracterizadas por dimensões crescentes e um uso cada vez mais simplificado da forma, tons brilhantes e manchas de cores amplas e finas. Para muitos, ver um Rothko provoca uma experiência espiritual sublime. Direção: Eric Slade Duração: 53 min Classificação: Livre Horários alternativos: dia 14, às 01h30 e às 15h30; dia 15, às 09h30; dia 18, às 15h; dia 19, às 00h.

Quartas de Cena & Cinema – 14/01

22h30 – ''O Bom Cinema'' (Documentário)

O documentário resgata a história da Escola Superior de Cinema, primeira faculdade brasileira de cinema que serviu de berço para cineastas da Boca do Lixo e do Cinema Marginal. Fundada por um padre jesuíta, a escola funcionou entre 1965 e 1972, em São Paulo, e ficou marcada por desavenças entre alunos ligados à contracultura e uma diretoria defensora ''da moral e dos bons costumes''. Direção: Eugênio Puppo. Duração: 81 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: dia 15 de janeiro, às 02h30 e às 16h30; dia 16, às 10h30; dia 17, às 16h15; dia 18, às 22h15.

Quintas do Pensamento – 15/01

22h30 – ''A Revolução da Escola 1918 -1939'' (Documentário)

Depois da Primeira Guerra Mundial, pensadores como Maria Montessori, Célestin Freinet, Ovide Decroly e Alexander S. Neill estavam promovendo uma revolução na educação, buscando formas de ensino centralizadas nas crianças. A ascensão do fascismo, porém, arrebatou suas iniciativas, afetando até hoje o método usado pelas escolas. Direção: Joanna Grudzinska Duração: 52 min Classificação: Livre Horários alternativos: dia 16, às 03h e às 17h; dia 17, às 09h; dia 18, às 00h; dia 19, às 03h e às 11h

Sextas de História & Sociedade – 16/01 - INÉDITO E EXCLUSIVO

Um documentário que acompanha três jovens investigadoras na tentativa de expor o lado obscuro do metaverso. Após Katie ser assediada sexualmente dentro do mundo virtual do Roblox — uma plataforma infantil com milhões de usuários diários — elas descobrem atividades ainda mais sinistras, incluindo jogos com conteúdo explícito e grupos extremistas operando livremente nesses espaços digitais. Direção: Ann Shin Duração: 59min. Classificação: 12 anos Horários alternativos: dia 17, às 01h e às 15h; dia 18, às 21h; dia 19, às 15h; dia 20, às 09h.

Sábado - 17/01 

20h - ''Os Ímpares'' (Série - Segunda Temporada) - Episódio: ''João Donato - Thalma de Freitas e Duda Brack''

A voz tímida de João Donato mudou tudo. No álbum ''Quem é Quem'', seu primeiro cantando, o mestre atendeu ao apelo de Marcos Valle e revelou uma nova face artística — um marco em sua carreira. Ivone Belem relembra bastidores com João Gilberto; Thalma de Freitas homenageia com afeto; e Duda Brack traz frescor. Direção: Henrique Alqualo e Isis Mello Duração: 27min Classificação: 10 anos 

Domingo - 18/01

18h30 – ''O Cinema e a Segunda Guerra'' (Série) - Episódio: ''O Mundo Agora está em Guerra''

A Batalha da Grã-Bretanha interrompeu os esforços alemães. A decisão japonesa de atacar Pearl Harbor no final de 1941 traz a América para a guerra e a nova dimensão do Extremo Oriente, Europa e Oriente Médio é dramática no cinema e no solo. EUA e Reino Unido começam a se coordenar tanto na ação quanto na tela como entretenimento e à medida que nos encaminhamos para o Dia D. Direção: Lyndy Saville Duração: 52 min Classificação: Livre

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato