![]() |
| Foto: Divulgação |
A TV Cultura exibe nesta quarta (28/1) o documentário nacional Expedicionários da Saúde: Missão Raposa Serra do Sol, que acompanha o trabalho de um hospital móvel com centro cirúrgico em comunidades na beira do lago de Caracaranã, em Roraima. A produção vai ao ar às 22h30.
Sob direção de Lygia Barbosa, o filme transporta o público para o desafio de levar atendimento a uma das regiões mais isoladas da Amazônia. Lá, em pouco mais de uma semana, milhares de atendimentos e cerca de 400 cirurgias, especialmente de hérnia e catarata, são realizadas para uma população indígena que, em sua maioria, teria que abandonar seus lares e buscar tratamento nas cidades.
Assim, a equipe dos Expedicionários da Saúde devolve autonomia e saúde para milhares de guardiões, ajudando a preservar cultura, conhecimento, brasilidade e milhares de quilômetros de floresta. E esta coprodução entre a Fundação Padre Anchieta e a produtora Dogs Can Fly, realizada em 2024, busca dar visibilidade à missão dos inúmeros médicos que fazem parte do projeto.
Tags:
Programação
