Estreia inédita de ''O Deserto de Akin'' abre programação especial Negritudes no Canal Brasil

Cena do filme capixaba ''O Deserto de Akin''. Fotos: Divulgação

Na segunda-feira, 26 de janeiro, a partir das 20h, o Canal Brasil exibe uma programação especial da faixa Negritudes, com destaque para a estreia inédita do longa-metragem ''O Deserto de Akin'', dirigido por Bernard Lessa. A seleção reúne ficções, documentários e obras musicais que atravessam diferentes períodos e linguagens do audiovisual brasileiro. Serão exibidos: ''Branco Sai, Preto Fica'', de Adirley Queirós; ''Pixinguinha, Um Homem Carinhoso'', de Denise Saraceni e Allan Fiterman; ''Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei'', de Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal; ''A Sede do Peixe – Milton Nascimento'', de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda; ''Paulinho da Viola – Meu Tempo é Hoje'', de Izabel Jaguaribe; ''Gilberto Gil – Tempo Rei'', de Andrucha Waddington, Lula Buarque de Hollanda e Breno Silveira; e ''SambaBook – Martinho da Vila'', de Bruno Murtinho.

Abrindo a faixa, ''O Deserto de Akin'' acompanha a trajetória de Akin, um médico cubano que chega ao Brasil em 2018 por meio do programa Mais Médicos. Atuando em uma comunidade indígena, ele constrói vínculos com o território e com as pessoas ao seu redor. Com o encerramento da cooperação entre Brasil e Cuba após a mudança de governo, os profissionais estrangeiros são obrigados a deixar o país e Akin precisa tomar uma importante decisão: retornar a Cuba ou permanecer no Brasil, mesmo impedido de exercer a medicina.

Na sequência, às 21h20, o Canal Brasil exibe ''Branco Sai, Preto Fica'', que parte de um episódio real de violência policial ocorrido em Ceilândia, no Distrito Federal. Misturando ficção científica e documentário, o longa acompanha personagens que buscam justiça e reparação a partir de um futuro imaginado.

Às 23h, vai ao ar ''Pixinguinha, Um Homem Carinhoso'' que retrata a vida e a obra de um dos maiores nomes da música brasileira. O filme percorre momentos decisivos da trajetória do compositor, destacando sua contribuição para o choro e para a música popular brasileira.

A programação segue à 0h45 com ''Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei'', documentário que revisita a carreira de Wilson Simonal, do auge do sucesso às controvérsias que marcaram sua trajetória artística e pessoal. Às 2h15, é exibido ''A Sede do Peixe – Milton Nascimento'' que registra o processo criativo e o universo musical de Milton Nascimento, revelando bastidores e reflexões do artista.

Em seguida, às 3h35, o documentário ''Paulinho da Viola – Meu Tempo é Hoje'' acompanha o cotidiano e o pensamento de Paulinho da Viola, costurando música, memória e observação do tempo presente. Às 5h05, a faixa apresenta ''Gilberto Gil – Tempo Rei'' que traça um panorama da obra e das ideias de Gil, unindo performances e depoimentos.

Encerrando a programação, às 6h55, o Canal Brasil exibe ''SambaBook – Martinho da Vila'' que celebra a trajetória do sambista por meio de releituras de suas canções e encontros musicais.

Negritudes no Canal Brasil 
Horário: Segunda, dia 26/01, a partir das 20h

O Deserto de Akin (2025) (78') – Inédito
Horário: Segunda, dia 26/01, às 20h
Classificação: 14 anos
Direção: Bernard Lessa

Sinopse: Um dedicado médico cubano se apaixona pelo Brasil quando emigra para o país através do programa Mais Médicos. Seu trabalho com as comunidades indígenas e sua amizade com novos colegas fortalece seu vínculo com o local. Sua vida muda drasticamente quando Jair Bolsonaro é eleito presidente e, como uma das medidas de governo, dá fim às relações de cooperação entre Cuba e Brasil, prejudicando e terminando com o programa de saúde em que Akin trabalhava. O doutor, então, vê-se obrigado a tomar uma decisão: voltar a Cuba e abandonar os relacionamentos e o país pelos quais se encantou ou permanecer e ficar sem poder atuar como médico.

Branco Sai, Preto Fica (2013) (93')
Horário: Segunda, dia 26/01, às 21h20
Classificação: 12 anos
Direção: Adirley Queirós

Sinopse: Tiros em uma festa de música negra fora de Brasília feriram dois homens que ficam marcados para a vida. Um terceiro homem vem do futuro para investigar o que aconteceu e provar que tudo isso é culpa da sociedade.

Pixinguinha, Um Homem Carinhoso (2021) (100')
Horário:  Segunda, dia 26/01, às 23h
Classificação: 14 anos
Direção: Denise Saraceni e Allan Fiterman

Sinopse: Vida e obra de Alfredo da Rocha Vianna Junior (1897-1973), o Pixinguinha, pai da MPB. Gênio incompreendido e muito à frente de seu tempo, só teve sua importância reconhecida muitos anos depois. A vida do famoso músico, menino negro de classe média baixa é contada desde suas primeiras performances antológicas na flauta; a composição de suas muitas obras primas, sua consagração nos anos 1960 pelas mãos das novas gerações da Bossa Nova e do jazz e sua morte na igreja N. S. da Paz no Rio de Janeiro em pleno carnaval de 1973 durante a passagem da Banda de Ipanema.

Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei (2008) (86') 
Horário: Terça, dia 27/01, à 0h45 (madrugada de segunda para terça)
Classificação: 14 anos
Direção: Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal 

Sinopse: Um documentário sobre a vida, a carreira controversa e o declínio de um dos maiores cantores do Brasil, Wilson Simonal.

A Sede do Peixe – Milton Nascimento (2002) (57')
Horário: Terça, dia 27/01, às 2h15 (madrugada de segunda para terça)
Classificação: Livre
Direção: Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda

Sinopse: Em dezembro de 1997, no Rio de Janeiro, o compositor mineiro Milton Nascimento juntou amigos e parceiros de carreira no especial "A Sede do Peixe". Com participação de Caetano Veloso, Alcione, Skank, Nana Caymmi e Gilberto Gil, o filme é uma relíquia cultural, retratando momentos inesquecíveis, muitas vezes descontraídos, na carreira de um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira.

Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje (2003) (83')
Horário: Terça, dia 27/01, às 3h35 (madrugada de segunda para terça)
Classificação: Livre
Direção: Izabel Jaguaribe

Sinopse: Documentário sobre o sambista e cantor Paulinho da Viola, um dos músicos mais sofisticados do gênero. O filme mostra sua biografia, influências, mestres e amigos, assim como seu modo de vida simples e peculiar, com atividades como restaurar carros antigos, marcenaria e jogar sinuca.

Gilberto Gil - Tempo Rei (1996) (106')
Horário: Terça, dia 27/01, às 5h05 
Classificação: Livre
Direção: Andrucha Waddington, Lula Buarque de Hollanda e Breno Silveira

Sinopse: Gravado na comemoração dos 30 anos de carreira de Gilberto Gil, que volta a Itauçu (BA), cidade à qual não voltava desde 1951, contando histórias acompanhado de amigos e familiares, mergulhando a fundo em sua biografia.

Sambabook - Martinho da Vila (2013) (112')
Horário: Terça, dia 27/01, às 6h55 
Classificação: Livre
Direção: Bruno Murtinho

Sinopse: O projeto registra a trajetória de importantes sambistas brasileiros. O homenageado da vez é Martinho da Vila. O show conta com participações de Paulinho da Viola e João Bosco, dentre outros. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato