![]() |
| Desejo (2005), de Anne Pinheiro Guimarães Foto: Divulgação / Porta Curtas |
As quatro indicações ao Oscar obtidas por O Agente Secreto (Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Elenco), confirmadas nesta quinta-feira, 22, consolidam o alcance internacional do longa e ampliam a atenção sobre a força criativa de seus realizadores. Vencedor do Globo de Ouro de ''Melhor Filme de Língua Não Inglesa'' e com Wagner Moura premiado como Melhor Ator, o filme se tornou um marco recente do cinema brasileiro. A partir desse reconhecimento, o Porta Curtas (portacurtas.org.br), primeiro e maior site dedicado à exibição e catalogação de curtas-metragens brasileiros, lança a coleção especial ''Dos curtas ao Oscar'', que reúne 14 obras e convida o público a revisitar diferentes momentos da trajetória de atores e atrizes do elenco, hoje em evidência no cenário internacional.
A coleção propõe um percurso que vai além do reconhecimento recente, revelando como essas carreiras foram sendo construídas ao longo do tempo, em narrativas curtas que experimentam estilos, gêneros e formas diversas. Estão reunidos filmes com a participação de Wagner Moura (Desejo, Radio Gogó, Blackout), Alice Carvalho (Vai Melhorar), Isabel Zuáa (Estamos Todos na Sarjeta), Hermila Guedes (Carnaval Inesquecível, Copo de Leite, Entre Paredes), Geane Albuquerque (De Terça Pra Quarta, A Festa e os Cães, Charizard), Roney Villela (Quando Morremos à Noite), além de Carlos Francisco (Nada) e Luciano Chirolli (Ato II Cena 5).
Mais do que um recorte celebratório, “Dos curtas ao Oscar” lança luz sobre etapas iniciais e aspectos menos conhecidos da trajetória de seus intérpretes. Os filmes revelam momentos de formação e experimentação artística, reafirmando o curta-metragem como espaço central para o desenvolvimento de atores, atrizes e cineastas dentro do cinema brasileiro. A coleção dialoga ainda com a seleção dedicada aos primeiros filmes de Kléber Mendonça Filho, também disponível no Porta Curtas, ampliando o panorama em torno de O Agente Secreto e de seus realizadores
.
Com um acervo diverso, o Porta Curtas — lançado de forma pioneira em 2002, antes mesmo do YouTube — permite assistir a filmes completos em qualquer intervalo do dia. Atualmente, a plataforma reúne mais de mil títulos disponíveis para exibição e cerca de 12 mil produções catalogadas, acessíveis por meio de um sistema de busca avançada.
Assinantes da Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o conteúdo do Porta Curtas. Quem ainda não é assinante pode acessar Link, se cadastrar e assinar o serviço pelo valor de R$ 6,90 mensais.
