![]() |
| Foto: MUBI/Chanel |
Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI amplia sua parceria com o CHANEL Culture Fund para lançar uma nova coleção em homenagem à Asian Avant-Garde (Vanguarda Asiática), com curadoria realizada em colaboração com o M+ — o museu global de cultura visual contemporânea da Ásia, localizado em Hong Kong.
A coleção destaca dez obras de vanguarda de diferentes países da Ásia, reunidas a partir de uma abordagem singular. Essa parceria marca a primeira vez em que as iniciativas de imagem em movimento do M+ chegam a um público global por meio do streaming, além de aprofundar o apoio contínuo da CHANEL a cineastas emergentes e ao panorama do cinema asiático.
Abrangendo diversas regiões do continente, a coleção celebra vozes pioneiras que ajudaram a moldar o cinema asiático, reunindo cineastas cujas práticas de criação de imagens extrapolam os limites das convenções comerciais.
O CHANEL Culture Fund é parceiro do M+ desde 2022. Com o apoio da Maison, o M+ lançou novas iniciativas: M+ Restored, programa de restauração de filmes dedicado à preservação do patrimônio cinematográfico de Hong Kong; The Asian Avant-Garde Film Circulation Library, projeto de pesquisa e formação de acervo que celebra gerações de artistas asiáticos pioneiros no cinema; M+ Rediscoveries, uma série recorrente que apresenta tesouros cinematográficos e clássicos restaurados, incluindo obras de artistas asiáticos emergentes e do cinema experimental; além do apoio anual ao Asian Avant-Garde Film Festival.
Yana Peel, presidente de Artes, Cultura e Patrimônio da CHANEL, afirma: ''O CHANEL Culture Fund apoia gerações de cineastas em toda a Ásia — da preservação do patrimônio cinematográfico de Hong Kong com o M+, ao incentivo à liberdade criativa e à inovação técnica no Bangkok Experimental Film Festival. É uma grande honra destacar a importância vital da região para o cinema nos 190 mercados da MUBI, levando o imenso talento cinematográfico asiático ao palco internacional e celebrando a imagem em movimento, de suas origens analógicas ao seu futuro digital''.
A coleção Asian Avant-Garde apresenta:
- Dead Knot (Sek Kei e John Woo, 1968)
- Untitled 77-A (Han Ok-hee, 1977)
- Pesadelo Perfumado (Perfumed Nightmare) (Kidlat Tahimik, 1977)
- Oxhide (Liu Jiayin, 2005)
- Cemitério do Esplendor (Cemetery of Splendour) (Apichatpong Weerasethakul, 2015)
- Pebbles (Vinothraj P.S., 2021)
- Tellurian Drama (Riar Rizaldi, 2020)
- An Asian Ghost Story (Bo Wang, 2023)
- Notas de um Crocodilo (Notes of a Crocodile) (Daphne Xu, 2024)
- Việt and Nam (Minh Quý Trương, 2024)
