MUBI e CHANEL destacam a vanguarda do cinema asiático em nova parceria com o M+ de Hong Kong

Foto: MUBI/Chanel

Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI amplia sua parceria com o CHANEL Culture Fund para lançar uma nova coleção em homenagem à Asian Avant-Garde (Vanguarda Asiática), com curadoria realizada em colaboração com o M+ — o museu global de cultura visual contemporânea da Ásia, localizado em Hong Kong.

A coleção destaca dez obras de vanguarda de diferentes países da Ásia, reunidas a partir de uma abordagem singular. Essa parceria marca a primeira vez em que as iniciativas de imagem em movimento do M+ chegam a um público global por meio do streaming, além de aprofundar o apoio contínuo da CHANEL a cineastas emergentes e ao panorama do cinema asiático.

Abrangendo diversas regiões do continente, a coleção celebra vozes pioneiras que ajudaram a moldar o cinema asiático, reunindo cineastas cujas práticas de criação de imagens extrapolam os limites das convenções comerciais.


O CHANEL Culture Fund é parceiro do M+ desde 2022. Com o apoio da Maison, o M+ lançou novas iniciativas: M+ Restored, programa de restauração de filmes dedicado à preservação do patrimônio cinematográfico de Hong Kong; The Asian Avant-Garde Film Circulation Library, projeto de pesquisa e formação de acervo que celebra gerações de artistas asiáticos pioneiros no cinema; M+ Rediscoveries, uma série recorrente que apresenta tesouros cinematográficos e clássicos restaurados, incluindo obras de artistas asiáticos emergentes e do cinema experimental; além do apoio anual ao Asian Avant-Garde Film Festival.

Yana Peel, presidente de Artes, Cultura e Patrimônio da CHANEL, afirma: ''O CHANEL Culture Fund apoia gerações de cineastas em toda a Ásia — da preservação do patrimônio cinematográfico de Hong Kong com o M+, ao incentivo à liberdade criativa e à inovação técnica no Bangkok Experimental Film Festival. É uma grande honra destacar a importância vital da região para o cinema nos 190 mercados da MUBI, levando o imenso talento cinematográfico asiático ao palco internacional e celebrando a imagem em movimento, de suas origens analógicas ao seu futuro digital''.

A coleção Asian Avant-Garde apresenta:
  1. Dead Knot (Sek Kei e John Woo, 1968)
  2. Untitled 77-A (Han Ok-hee, 1977)
  3. Pesadelo Perfumado (Perfumed Nightmare) (Kidlat Tahimik, 1977)
  4. Oxhide (Liu Jiayin, 2005)
  5. Cemitério do Esplendor (Cemetery of Splendour) (Apichatpong Weerasethakul, 2015)
  6. Pebbles (Vinothraj P.S., 2021)
  7. Tellurian Drama (Riar Rizaldi, 2020)
  8. An Asian Ghost Story (Bo Wang, 2023)
  9. Notas de um Crocodilo (Notes of a Crocodile) (Daphne Xu, 2024)
  10. Việt and Nam (Minh Quý Trương, 2024)

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato