![]() |
| Foto: Ander Beça |
A série ''Paloma'' estreia no Canal Brasil no dia 29 de janeiro, às 22h, com exibição de um episódio por semana. Dirigida por Maria Clara Escobar e Marcelo Gomes, a produção foi filmada no Recife (PE), com locações nas cidades de Bezerros e Caruaru, entre outubro e novembro de 2024. A obra expande o universo do longa-metragem ''Paloma'' (2022), também dirigido por Marcelo Gomes e protagonizado por Kika Sena, primeira artista trans a vencer o prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio (2022).
Na série, Paloma é uma mulher trans que enfrenta o risco de perder a guarda da filha, Jenifer, de 13 anos. Em busca de estabilidade financeira, ela assume diferentes trabalhos enquanto lida com conflitos familiares, disputas judiciais e a violência estrutural que atravessa seu cotidiano. Cercada por um grupo de amigas, Paloma vê sua vida se transformar ao reencontrar o homem responsável pelo assassinato de Rickelly, sua melhor amiga, em um crime nunca solucionado. A decisão de buscar justiça a leva a uma investigação marcada por desafios, ao mesmo tempo em que revela sua força como liderança — colocando em risco o vínculo mais importante de sua vida: a relação com a filha.
Segundo os diretores, a série nasce do desejo de deslocar o olhar da trajetória individual para a força do coletivo. ''Um dos desejos iniciais era não pensar mais apenas em Paloma sozinha contra o mundo, como no filme, mas em Paloma encontrando formas coletivas de sobreviver”, afirma Marcelo Gomes. “Ela descobre que aquilo que já faz no cotidiano — mobilizar, articular, reunir pessoas — é também um gesto político, que pode se transformar em vocação e trabalho.''
A amizade feminina também é um dos pilares centrais da narrativa. ''A experiência feminina no mundo se sustenta muito na troca entre mulheres. Existe quase um sistema paralelo, fora do eixo centrado nos homens, que move as estruturas da sociedade'', destaca Maria Clara Escobar. Para os diretores, esses vínculos se tornam ainda mais potentes quando envolvem mulheres que não partem de modelos familiares tradicionais. ''São personagens que constroem fora da família outras formas de pertencimento, de afeto e de lar. Nosso interesse foi fortalecer esses laços e mostrar que esses outros modelos de família são profundamente transformadores.''
Filmada em 2024, em meio a debates intensos sobre direitos e representatividade, ''Paloma'' também se propõe a provocar reflexão no público. A série atravessa temas como maternidade, preconceito, sistema jurídico e diversidade — inclusive dentro da própria comunidade — sem perder de vista o afeto, a coletividade e a possibilidade de transformação social. ''Nosso maior desejo é que todas as pessoas, especialmente as pessoas trans, possam viver em um Brasil que as respeite, onde sejam livres para existir e sonhar como quiserem'', afirma Marcelo Gomes.
Além dos episódios semanais, às quintas-feiras, às 22h, a série terá reapresentações aos sábados, às 21h; às sextas, às 23h; e às segundas, às 20h. O Canal Brasil também exibe maratonas especiais nos dias 24/02, às 20h; 26/02, às 22h30; e 1/03, às 21h30.
Paloma (4 X 50') – Inédito
Horário: Quinta, 29/01, às 22h (1 episódio por semana)
Alternativos: Sábado, às 21h; Sexta, às 23h; Segunda, às 20h
Maratonas: 24/02, às 20h; 26/02, às 22h30; 1/03, às 21h30
Classificação: 16 anos
Direção: Maria Clara Escobar e Marcelo Gomes
Sinopse: Correndo o risco de perder o contato com sua filha, Paloma muda-se para uma cidade maior em busca de recursos financeiros que impeça esse afastamento. Nos primeiros dias na cidade, se depara com o homem que assassinou Rikely, sua melhor amiga. A possibilidade de fazer justiça e o descaso dos meios oficiais a fazem se arriscar numa investigação solitária e perigosa para condenar o criminoso, ao mesmo tempo que a afasta ainda mais do seu objetivo maior: manter a filha por perto. Essa jornada a faz confrontar- se com preconceitos e violências nunca experimentadas.
Tags:
Programação
_KIKA%20SENA%20(PALOMA)_CLAU%20BARROS%20(RENATA)_CHOPELLY%20SANTOS%20(SAMANTHA)_FOTO%20POR%20ANDER%20BEC%CC%A7A.jpg)