O longa-metragem A MISS, escrito e dirigido por Daniel Porto, tem uma de suas cenas divulgadas, oferecendo ao público um primeiro mergulho no universo vibrante, provocador e emocional da obra, que estreia nos cinemas brasileiros em 26 de fevereiro, com distribuição da Olhar Filmes.
Protagonizado por Helga Nemetik, Maitê Padilha, Pedro David e Alexandre Lino, A MISS acompanha a história de uma família atravessada por desejos conflitantes e transformações inevitáveis, utilizando o humor como ferramenta para discutir gênero, sexualidade e pertencimento.
Na cena divulgada pela OLHAR, os principais conflitos da narrativa são apresentados ao público: as expectativas familiares, o peso dos padrões de beleza e a busca por identidade. O vídeo revela a pressão da mãe Iêda (Helga Nemetik) sobre a filha Martha (Maitê Padilha). Iêda critica o corpo e as atitudes de Martha e demonstra sua autoridade ao anunciar à filha que ela deverá participar do mais recente ''Miss Grajaú''. Assista à cena na íntegra.
Na cena em questão já temos um gostinho do entrosamento e dinâmica criado entre os atores, que foram preparados pelo próprio diretor. Para Daniel Porto:
''São três personagens que dividem o protagonismo de uma história que não fala sobre um indivíduo, mas sobre o que é ser uma família e como é difícil aceitar o outro como ele é'' e complementa, ''A Miss é sobre realizar sonhos. Com esse filme, realizo o meu: fazer cinema. Dirigir, escrever e produzir meu primeiro filme me transformou de uma maneira que não consigo quantificar.''
Daniel também lembra das dificuldades de se emplacar um projeto nacional: ''A ideia do filme nasce de uma peça que escrevi em 2016. Durante quase dez anos, inscrevi A Miss em diversos editais de teatro. E o universo conspirou para que a peça nunca fosse contemplada em nenhum deles. Em 2026, estreio como diretor de cinema agradecendo por alguns planos de vida terem dado errado.''
O diretor faz questão de enaltecer os atores e relata sua conexão com os selecionados para desenvolverem os papéis: "Helga apareceu e eu a vi construindo alguém melhor do que minha mente poderia me dar''.
A atriz Helga Nemetik destaca: ''Daniel me deu o maior presente que eu poderia receber: minha primeira protagonista no cinema! Ele criou essa personagem tão bem, em tantos aspectos, que foi fácil fazer. Ele me dirigiu com maestria e isso me deu muita segurança. Quero para sempre trabalhar com ele e dar vida às personagens de sua imaginação''
Antes de chegar ao circuito comercial brasileiro, o filme foi exibido no Actrum International Film Festival (Espanha), no 18º OMOVIES – Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ (Itália) e integra a programação do 39º Queergestreift Film Festival Konstanz (Alemanha), reafirmando sua trajetória internacional.
Com produção de Alexandre Lino, Daniel Porto e Angélica Coutinho, A MISS se firma como uma dramédia contemporânea que propõe um olhar sensível e bem-humorado sobre as relações familiares e a liberdade de ser quem se é.
