![]() |
| Foto: Nadja Kouchi/Acervo TV Cultura |
Na sexta-feira (20/2), às 20h30, o Opinião estreia a temporada 2026, com novo cenário e Andresa Boni à frente da apresentação do programa que traz análises e debates sobre temas atuais do Brasil e do mundo. Nesta edição, a atração da TV Cultura discutirá o futuro da educação.
Segundo Andresa, este ano promete mexer com a vida dos brasileiros, já que é um ano de escolhas importantes. "Todos nós vamos precisar refletir muito sobre mercado de trabalho, saúde, educação e política. Estou feliz de poder contribuir, levantando temas, discutindo ideias e trazendo as mais diferentes opiniões. Esse é o papel da TV pública", diz.
Programa de Estreia
Com a presença da educadora, especialista em Políticas Educacionais e Presidente do Instituto Salto, Claudia Costin, e do educador e jornalista Alexandre Sayad, especialista em educação midiática, o programa de estreia questiona se em um mundo acelerado, onde a tecnologia traz mudanças cada vez mais frequentes, decorar conteúdos ainda é suficiente.
Andresa Boni e os especialistas refletem sobre o que ainda faz sentido aprender na sala de aula. Mais do que acumular conteúdo, o mundo de amanhã exige habilidades humanas. Avaliam também como a escola pode equilibrar tecnologia e pensamento crítico, e formar cidadãos para os desafios contemporâneos.
O programa apresenta a Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão, para explicar o que fez esta instituição vencer o prêmio Melhor Escola do Mundo 2025 (World's Best School Prize), realizado pela organização britânica T4 Education na categoria "Superação de Adversidades".
A escola, que já chegou a ser conhecida como "Parque dos Pesadelos", servirá de base para uma nova rede de ensino. O projeto será replicado em cem unidades escolares distribuídas por 30 regiões do estado.
Tags:
Programação
