Em ''Espelho – 20 Anos Depois'', Erika Hilton reflete sobre infância, política e inclusão no Brasil

Foto: Ana Paula Amorim

Erika Hilton é a convidada do segundo episódio de ''Espelho – 20 Anos Depois'', programa dirigido e apresentado por Lázaro Ramos. A edição inédita vai ao ar no dia 6 de fevereiro, às 22h, no Canal Brasil. Durante a conversa, a deputada federal de 33 anos relembra momentos da infância, quando tinha 11 anos, e reflete sobre sua trajetória até chegar ao Congresso Nacional como uma mulher trans. Ao longo do programa, Erika também analisa o Brasil atual e os avanços — ainda marcados por desafios — na inclusão de grupos historicamente marginalizados.

Para ela, a presença de pessoas trans e negras em posições de destaque representa uma conquista coletiva. ''A chegada desses grupos ao centro simboliza uma luta histórica por espaço. Apesar da violência e das violações de direitos, avançamos e recuamos muitas vezes, mas hoje estamos aqui. Ter uma Erika Hilton, uma Liniker, ocupando outros lugares no imaginário social mostra que é possível romper com estigmas que nos empurravam apenas para a marginalização. Essa é uma luta que transforma a realidade'', afirma.

Foto: Ana Paula Amorim

O episódio também aborda o desafio dos movimentos progressistas e de esquerda em dialogar com diferentes setores da sociedade. Erika comenta o resultado da pesquisa Mulheres em Diálogo (2025), do Instituto Update, que aponta quais mulheres melhor representam a política brasileira atualmente — lista na qual seu nome aparece ao lado de figuras como Janja da Silva e Dilma Rousseff.

Segundo a deputada, o reconhecimento reflete sua capacidade de ampliar o diálogo para além de pautas identitárias. ''O meu nome nessa lista mostra que consegui quebrar uma bolha. Quando cheguei à política, muitos imaginavam que eu falaria apenas sobre direitos LGBTQIA+, o que já seria essencial. Mas houve surpresa quando comecei a discutir um projeto de país, de um Brasil plural e continental'', diz. Ela destaca que essa postura aproximou públicos diversos, como mulheres religiosas, idosas e mães de família. ''A política precisa estar próxima da vida das pessoas. Acho que a identificação vem dessa forma de falar e de pensar, que vai além do discurso tradicional'', completa.

Espelho – 20 Anos Depois (12X25') – Inédito
Horário: Sexta, dia 06/02, às 22h 
Alternativos: Terça, às 14h30; quarta, às 19h; domingo, às 10h30 
Episódio: Erika Hilton - Temp.16 Ep 2
Direção: Lázaro Ramos
Classificação: Livre

Sinopse: A deputada Erika Hilton destaca que o Congresso Nacional está focado em interesses próprios e realça que não existe um projeto de país sem a inclusão de todos os grupos marginalizados.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato