MANUAL PRÁTICO DA VINGANÇA LUCRATIVA (''How to Make a Killing''), longa da A24 estrelado pelo astro Glen Powell (''Assassino Por Acaso''), chega aos cinemas brasileiros em 26 de fevereiro, com distribuição da Diamond Films. Escrito e dirigido por John Patton Ford (''Emily, a Criminosa''), o filme propõe uma reflexão original sobre ambição e poder na sociedade americana, sem economizar na acidez. Para isso, curiosamente o cineasta parte de um filme dos anos 1940 que, como seu sucessor espiritual, é também dono de um tom muito particular: "As Oito Vítimas", de Robert Hamer.
"MANUAL PRÁTICO DA VINGANÇA CRIATIVA é uma nova versão bem livre desta comédia clássica da Ealing Studios. Uma versão americana mais bombástica", explica Ford. De fato, os dois filmes compartilham uma premissa parecida: um parente distante de uma família endinheirada que, determinado a colocar as mãos na herança, decide eliminar os outros oito herdeiros que estão na sua frente na linha de sucessão. Contudo, as semelhanças param por aí.
Se no filme de Hamer, a herança em questão era um ducado, na nova produção o objeto de cobiça é a fortuna de um magnata. Se no longa de 1949 o ator Alec Guinness rouba a cena, interpretando oito personagens, na versão de 2026 Powell divide os holofotes com nomes de peso, a exemplo de Ed Harris ("Love Lies Bleeding - O Amor Sangra"), Margaret Qualley ("A Substância"), Topher Grace ("Infiltrado na Klan"), Jessica Henwick ("Matrix Resurrections"), Bill Camp ("The Mastermind") e Zach Woods ("Avenue 5").
Em outras palavras, embora tenha uma base sólida no clássico de Hamer, Ford faz de MANUAL PRÁTICO DA VINGANÇA LUCRATIVA um conto original, condizente com sua voz como autor – justamente o que chamou a atenção de Powell. "Todos nós já vimos 'Psicopata Americano' e seus derivados. Todos nós já vimos também 'Taxi Driver' e seus derivados. Mas o jeito como John pensou esse filme, sua visão... Pensei 'nunca assisti a esse filme – é como se combinasse 'Onze Homens e um Segredo' e assassinato. É rock'n'roll. Tem estilo'", definiu o ator.
No longa, Ford faz questão de aproximar do espectador os dilemas do seu protagonista Becket Redfellow (Powell), um jovem trabalhador que teve uma vida de privilégios negada. Assim, conforme a vingança de Becket toma contornos cada vez mais intensos e chocantes, o cineasta coloca o público para se questionar sobre sua cumplicidade nessa jornada. "É exatamente isso que eu amo nesses filmes: acompanhar alguém que não devemos. Esse ponto de vista em que o espectador acaba torcendo essencialmente para o antagonista. Ou, ao menos, alguém que tem uma moral questionável", conclui Powell.
Com distribuição da Diamond Films, a maior distribuidora independente da América Latina, MANUAL PRÁTICO DA VINGANÇA LUCRATIVA estreia nacionalmente em 26 de fevereiro.
