Mário Prata abre nova temporada de Impressões do Brasil com histórias e segredos da carreira no Curta!

Mário Prata revela histórias e segredos no episódio de abertura da série
Crédito: Divulgação/Curta!

O ''jeitinho mineiro'' de contar histórias vem do sangue de Mário Prata, escritor que abre a segunda temporada da série inédita e original ''Impressões do Brasil''. Com 13 episódios, a produção, que estreia com exclusividade no Curta! e já está completa no CurtaOn – Clube de Documentários, recebe escritores contemporâneos de diversos gêneros para uma conversa leve sobre suas carreiras, obras e processos criativos.
 
Série original produzida pela Mercado Filmes e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), ''Impressões do Brasil'' é dirigida por Nilson Rodrigues, que também assina o roteiro. No primeiro encontro desta temporada, Mario Prata revela alguns detalhes, conta segredos de suas principais obras e dá dicas bem-humoradas.
 
''A principal coisa para ser escritor, e acho que para qualquer profissão, é ter muita sorte'', afirma.
 
Romancista, dramaturgo, roteirista e jornalista, Prata contabiliza mais de 90 trabalhos. Sem contar as dezenas de crônicas, marcadas pelo seu humor e pela análise perspicaz do cotidiano, inspirado em referências como Rubem Braga, Nelson Rodrigues e o conterrâneo Paulo Mendes Campos. Além de influências familiares, de quem aprendeu a arte de contar histórias como bom mineiro.
 
O escritor revisita sua carreira, iniciada na adolescência, como colunista social em um jornal de Lins, em São Paulo. Economista de formação, conta que a matemática sempre aparece em seus textos, bem como a personalidade ousada e inconformada.
 
Obras como a peça teatral “O cordão umbilical”, novelas como ''Estúpido Cupido'', sua estreia na televisão, e ''Sem lenço, sem documento'', sucesso de audiência, são analisadas pelo autor. Além de livros como ''O drible da vaca'' e o filme ''O casamento de Romeu e Julieta''.
 
''Estou pensando em escrever um livro chamado ‘A velhice é uma merda’. Eu só tenho o título. Vou escrever com os remédios que eu tomo. Eu não sei fazer sem humor, é nato, espontâneo'', analisa.

Além de Mário Prata, a segunda temporada traz conversas com Preta Ferreira, Fernando Morais, Tony Bellotto, Mary del Priore, Xico Sá, Sérgio Vaz, Mário Magalhães, Elisa Lucinda, Viviane Mose, Fabrício Carpinejar, Jeferson Tenório e Conceição Evaristo.
 
A série completa ''Impressões do Brasil'' pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Quintas do Pensamento, 26 de fevereiro, às 19h.

Getúlio Vargas é o primeiro de dez retratados na série (Crédito: Divulgação/Curta!)

Liderança controversa de Getúlio Vargas sob análise no episódio de estreia da série
'Como Nascem os Heróis'
 
Na abertura da série ''Como Nascem os Heróis'', Rita Von Hunty destaca que os heróis seguem sendo um dos signos mais reconhecidos e poderosos de uma sociedade. As condições para o heroísmo, porém, são diversas, desde iniciativas planejadas até o reconhecimento tardio. A produção que estreia no Curta! analisa a história de dez grandes personalidades brasileiras que integram o livro dos ''Heróis e Heroínas da Pátria'' ou ''Livro de Aço'', exposto no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Inédita e exclusiva no streaming, a série completa com dez episódios está disponível no CurtaOn.
 
Dirigida por Iberê Carvalho e Rafael Leporace Farret e com produção da Quartinho, cada episódio da série é apresentado pela drag queen Rita Von Hunty, interpretada pelo professor e pesquisador Guilherme Terreri. De forma irreverente, conta histórias e curiosidades de nomes imprescindíveis para entender a história do Brasil. E, por isso, também cercados de polêmicas, controvérsias e mitos sobre seus heroísmos, como o acontece com o primeiro retratado: Getúlio Vargas.
 
A partir de imagens de arquivo e depoimentos inéditos, a produção investiga como, quando e por que essas personalidades foram alçadas a esse posto. O ex-deputado federal Severino Alves, autor da proposta de inscrever Getúlio no Livro de Aço, apresenta seus motivos.
 
''Ele defendeu o chão que ele nasceu, que é a pátria. E ele defendia a nação, que é o povo. Esse, para mim, é o perfil do herói'', afirma.
 
O episódio contextualiza o conturbado cenário político da época. A política do café-com-leite, a disputa entre Integralistas e Aliança Nacional Libertadora, o Estado Novo, as conspirações militares. Todos os temas são abordados para entender o quão central foi a figura de Getúlio durante o século XX.
 
''O segundo Governo é cheio de realizações importantes. É o momento de criação da Petrobras, do BNDES, da Eletrobras, CNPQ... É um momento de crescimento da economia, de modernização e de desenvolvimento econômico-social'', analisa a doutora em História Marieta de Moraes Ferreira.
 
Vargas também se notabilizou por um intenso projeto que articulava a propaganda estatal com um sentimento nacionalista e de exaltação à personalidade. A estratégia se tornava mais importante à medida que seu governo era criticado, especialmente pelo autoritarismo.
 
''Essa população urbana de trabalhadores que ele interpela em seus discursos, com o bordão 'trabalhadores do Brasil', está sendo reconhecida com estabelecimento de direitos. Isso era uma novidade. Mas era uma pessoa autoritária, com uma polícia violentíssima, que tortura, que mata'', ressalta a cientista política e professora Ângela Maria de Castro Gomes.

Além de Getúlio Vargas, a série analisa as histórias de Zumbi dos Palmares, Tiradentes, Anita Garibaldi, Duque de Caxias, Dom Pedro I, Bárbara de Alencar, Zuzu Angel, Deodoro da Fonseca e Sepé Tiajaru.
 
''Como Nascem os Heróis'' é uma produção da Quartinho Direções Artísticas. A série completa pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br). A estreia no Curta! é no dia temático Sextas de História & Sociedade, 27 de fevereiro, às 20h30.
 
Segundas da Música – 23/02

21h30 - ''Blitz'' (Documentário)

O documentário apresenta a história da primeira banda consagrada do pop-rock brasileiro, a Blitz. O longa-metragem explora seu surgimento na lona do Circo Voador entre Ipanema e Copacabana, na década de 1980, até às turnês internacionais e o enorme sucesso do grupo ainda nos dias atuais. Direção: Paulo Fontenelle Duração: 104 min Classificação: A12 anos Horários Alternativos: dia 24 de fevereiro, às 01h30 e às 15h30; dia 25 de fevereiro, às 09h30; dia 28 de fevereiro, às 20h30; dia 01 de março, às 14h30.

Terças das Artes – 24/02

18h - ''Raiz - Arte Afro-Brasileira Contemporânea'' (Série) Ep: Paulo Nazareth - Caminhos Abertos - INÉDITO E EXCLUSIVO

Para o mineiro Paulo Nazareth não existe separação entre vida e obra. A obra é a sua vida e caminhar faz parte de sua vida e de sua obra. Paulo cruzou as Américas e outros lugares do mundo caminhando. Em movimento ele faz a sua arte e traça seu destino. Direção: Fabiano Maciel Duração: 14 min Classificação: ALivre Horários Alternativos: dia 25 de fevereiro, às 04h e às 12h; dia 26 de fevereiro, às 06h; dia 28 de fevereiro, às 19h; dia 01 de março, às 11h30.

21h – ''Adriana Varejão - Entre Carnes e Mares'' (Documentário)

Uma imersão na obra e no processo criativo de uma das mais destacadas artistas plásticas do cenário contemporâneo mundial, a carioca Adriana Varejão, é o mote deste documentário dirigido por Andrucha Waddington e Pedro Buarque, resultado de cinco anos de filmagens. O longa traz a própria artista e especialistas em arte falando sobre o trabalho dela, que está presente nas coleções de alguns dos principais museus do mundo. Direção: Andrucha Waddington, Pedro Buarque Duração: 84 min Classificação: A12 anos Horários alternativos: dia 25 de fevereiro, às 01h e às 15h; dia 26 de fevereiro, às 09h; dia 28 de fevereiro, às 14h; dia 01 de março, às 20h.

Quartas de Cena e Cinema – 25/02

21h30 - ''Fellini por Fellini'' (Documentário)

Um relato íntimo de Federico Fellini, um dos diretores mais premiados e irreverentes da história do cinema, passando pela sua obra, suas impressões pessoais, seus sonhos, suas obsessões e suas memórias. É também uma viagem pela história da Itália e do cinema durante o século XX, uma reflexão crítica do nosso mundo contemporâneo e uma sátira excepcionalmente poderosa da sociedade. Direção: Jean-Christophe Rosé Duração: 63 min Classificação: ALivre Horários alternativos: dia 26 de fevereiro, às 01h30 e às 15h30; dia 27 de fevereiro, às 09h30; dia 28 de fevereiro, às 15h45; dia 01 de março, às 21h35.

Quintas do Pensamento – 26/02

19h00 - ''Impressões do Brasil - 2ª Temporada'' (Série) Ep: Mário Prata - INÉDITO E EXCLUSIVO

Mário Prata nasceu em Uberaba, Minas Gerais, em 1946, e vive em Florianópolis-SC. Romancista, dramaturgo, roteirista, jornalista e cronista, viveu grande parte da sua vida em São Paulo. Sua primeira peça de teatro, “O cordão umbilical´´, estreou em 1970. Depois não parou mais e escreveu três mil crônicas e cerca de 80 títulos, entre romances, contos, roteiros e peças teatrais. Direção: Nilson Rodrigues Duração: 26min Classificação: A10 anos Horários alternativos: dia 27 de fevereiro, às 05h e às 13h; dia 28 de fevereiro, às 10h30; dia 01 de março, às 17h30; dia 02 de março, às 07h.

Sextas de História & Sociedade – 27/02

20h30 - ''Como Nascem os Heróis'' (Série) Ep: Getúlio Vargas - EXCLUSIVO

Getúlio Vargas foi Presidente do Brasil de 1930 a 1945 e novamente de 1951 a 1954. Desenvolveu uma política populista e instituiu o Estado Novo, marco ditatorial de sua trajetória. Esse influencer analógico mantinha em rédea curta o controle sobre a sua imagem, inclusive como queria entrar para a posteridade, sendo capaz de adulterar a sua data de nascimento e de planejar a sua própria morte. Direção: Iberê Carvalho e Rafael Leporace Farret Duração: 26min Classificação: A10 anos Horários alternativos: dia 28 de fevereiro, às 0h30 e às 12h; dia 01 de março, às 18h; dia 02 de março, às 14h30; dia 03 de março, às 08h30.

Sábado – 28/02

22h30 – ''The Beatles: Por Trás das Letras'' (Documentário)

As canções dos Beatles nunca foram tão densas quanto as de Bob Dylan ou tão atrevidas quanto as dos Rolling Stones. No entanto, sempre se acreditou que suas canções eram carregadas de significado e sentimento. Nas dezenas de obras-primas musicais criadas pelo quarteto, um tema sempre presente em todos os álbuns e na maioria dos singles é o amor. Direção: Lucy Ciara McCutcheon Duração: 58 min Classificação: ALivre

Domingo – 01/03

22h45 - ''Encontro com Lacan'' (Documentário)

A vida do psicanalista e psiquiatra Jacques Lacan através de relatos de seus pacientes, alunos, amigos e familiares. Nascido em uma família burguesa católica, ele tinha um conhecimento enciclopédico como psiquiatra e era amigo de Picasso, Lévi-Strauss e Sartre. Apesar de brilhante, seus próprios colegas o condenavam. Hoje, Lacan é considerado o mais controverso dos psicanalistas. Direção: Gerald Miller Duração: 52 min Classificação: 12 anos

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato