![]() |
| Foto: Divulgação TV Brasil |
Oásis no sertão nordestino, Canindé de São Francisco, município de Sergipe, é o destino do sétimo episódio inédito da temporada de estreia da série Olhar Brasil, produção documental com dez programas da TV Brasil. O programa mostra cânions e sítios arqueológicos com paisagens majestosas, vegetação da caatinga e espécies da fauna típicas do bioma neste sábado (14), às 18h30.
Banhada pelo Velho Chico, a cidade é parada obrigatória no complexo turístico do estado nordestino. Na região, a cerca de 200 quilômetros da capital Aracaju, os visitantes podem conhecer o quinto maior cânion navegável do mundo e os sítios arqueológicos com pinturas rupestres de 3 mil anos.
Com uma perspectiva detalhada para a riqueza das manifestações populares e o potencial do turismo nacional, a obra é a primeira coprodução desenvolvida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão da TV Brasil, e por emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
O seriado original busca fortalecer o audiovisual ao potencializar aspectos incríveis nas cinco regiões do país. Com sotaques variados, o programa oferece uma visão apurada sobre paisagens, histórias e modos de vida que combinam os recursos naturais da biodiversidade e dos ecossistemas com a cultura de lugares únicos do território brasileiro. O conteúdo está no app TV Brasil Play e no YouTube do canal.
Itinerário cultural com patrimônios ecológicos
Repleta de trilhas, a jornada por Canindé de São Francisco reúne aventura nas águas do Velho Chico, heranças da cultura local conservadas e belezas naturais de tirar o fôlego. O cenário para as atrações é arrebatador e conquista turistas e moradores que dão depoimentos para a produção.
A série da emissora pública revela a força do rio São Francisco que esculpiu paisagem singular e formou estruturas rochosas imponentes com até 50 metros de altura, como os Cânions do Velho Chico - também conhecidos como Cânions do Xingó.
Os espaços destacados no decorrer do programa Olhar Brasil são guardiões de histórias ancestrais e capítulos do Nordeste marcados pelo cangaço. Essa edição que percorre patrimônios ecológicos foi realizada pela TV UFS, canal da Universidade Federal de Sergipe.
"Participar desse projeto e conseguir realizá-lo dissemina, em âmbito nacional, as belezas do Alto Sertão Sergipano. Buscamos mostrar a força do seu turismo, bem como todas as possibilidades que os visitantes têm ao conhecer Canindé de São Francisco", afirma o cineasta Welson Deivide que dirige esse episódio.
Ele enumera alguns destaques da atração inédita. "Além de toda a beleza e abundância do Velho Chico, que banha a cidade, toda a parte histórica é exaltada no programa, como o percurso feito por Lampião e seu bando, além do local exato de sua morte", antecipa o diretor.
Tags:
Programação
