Sem Censura encerra série de Carnaval com sambistas do Salgueiro, Tuiuti, Imperatriz e Beija-Flor

Foto: João Ramalho / TV Brasil

Nos dias que antecedem o Carnaval, no esquenta às vésperas da folia, o Sem Censura apresenta a terceira e última semana de edições sobre o assunto na TV Brasil a partir desta segunda (9), ao vivo, às 16h. Cissa Guimarães entrevista na roda de conversa da emissora pública integrantes das escolas de samba Salgueiro, Paraíso do Tuiuti, Imperatriz Leopoldinense e Beija-Flor.

Além de atrações da festa momesca, o programa vespertino tem a presença de convidados especiais no estúdio como o babalawò Ivanir dos Santos e os jornalistas Bruno Chateaubriand e Fábio Fabato. As pautas abordam diversas questões relacionadas às manifestações populares. 

Para discutir aspectos relevantes da cultura nacional, o Sem Censura conta com uma série de produções temáticas com personalidades das 12 escolas de samba que desfilam no Grupo Especial do Rio de Janeiro. Os integrantes das agremiações que brilham na Marquês de Sapucaí discutem os enredos, relevam bastidores e antecipam as novidades que as comunidades pretendem mostrar na Passarela do Samba.

Além de entrevistas na bancada, o programa traz para o palco intérpretes, rainhas de bateria, passistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, além de ritmistas da Mangueira, Portela, Salgueiro, Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade Independente de Padre Miguel, Vila Isabel, Viradouro, Paraíso do Tuiuti, Unidos da Tijuca e Acadêmicos de Niterói. Essas performances ganham janela ao vivo, no Sem Censura, de segunda a quinta, às 16h. Já às sextas, a TV Brasil destaca os melhores momentos da semana.

O bate-papo com integrantes das agremiações aprofunda a análise do contexto histórico e cultural dos enredos. O jornalista e criador de conteúdo Muka participa da atração como debatedor. A sequência de entrevistas busca valorizar a força, a criatividade e a diversidade de um dos maiores espetáculos da cultura brasileira.

Salgueiro homenageia Rosa Magalhães na segunda (9/2)

Em tributo à saudosa carnavalesca Rosa Magalhães, que morreu em 2024, o Salgueiro celebra a trajetória da artista plástica que fez história na Sapucaí e realizou desfiles históricos. As curiosidades sobre o cortejo lúdico que promete trazer personagens fantásticos estão no Sem Censura desta segunda (9), ao vivo, às 16h, na TV Brasil.

O programa apresentado por Cissa Guimarães recebe integrantes da escola de samba Vermelha e Branca para falar sobre a celebração. Participam da roda de conversa o carnavalesco Jorge Silveira e a cantora Rebecca, musa da agremiação. A produção do canal público ainda traz para a conversa o jornalista Fábio Fabato, especializado na cobertura da folia.

Combinação de cultura e fé com a Paraíso do Tuiuti na terça (10/2)

As tradições religiosas afro-cubanas e a cultura do continente africano são o mote para o enredo da escola de samba Paraíso do Tuiuti, tema do programa Sem Censura desta terça (10), ao vivo, às 16h, na TV Brasil.

A apresentadora Cissa Guimarães entrevista nomes que fazem parte da agremiação, como o carnavalesco Jack Vasconcelos e o compositor Claudio Russo. Completa a bancada o babalawò Ivanir dos Santos para falar sobre intolerância religiosa.

Ney Matogrosso é enredo da Imperatriz Leopoldinense na quarta (11/2)

O carnavalesco Leandro Vieira, o jornalista Bruno Chateaubriand e a maquiadora Letícia Gomes são os convidados de Cissa Guimarães para um papo na bancada do Sem Censura desta quarta (11), ao vivo, às 16h, na TV Brasil.

Os convidados falam sobre os bastidores do enredo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense. A agremiação vai celebrar o cantor Ney Matogrosso no desfile deste ano com o enredo "Camaleônico" que traça um panorama sobre a vida e a obra do veterano.

Beija-Flor fecha a série temática

A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis é o destaque da última edição inédita da série especial de folia do Sem Censura sobre o Carnaval no programa desta quinta (12), ao vivo, às 16h, na TV Brasil.

Para conversar sobre o trabalho da agremiação para 2026, com o enredo a respeito do candomblé, Cissa Guimarães recebe o carnavalesco João Victor, que conta os preparativos para o desfile, e a baluarte Pinah Ayoub.

A produção do canal público também conta com as vozes de Jéssica e Nino que são os novos intérpretes da Beija-Flor. Eles sucedem o bamba Neguinho da Beija-Flor, que se despediu da liderança na Avenida após 50 anos como símbolo da escola.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato