![]() |
| Foto: Divulgação / TV Brasil |
As maravilhas da Chapada dos Veadeiros são tema do oitavo programa inédito da temporada de estreia do seriado Olhar Brasil, produção original com documentários da TV Brasil. O novo episódio é apresentado neste sábado (21), às 18h30, na telinha da emissora pública.
Turistas, moradores e especialistas em temas como geologia e música revelam as características da região que engloba o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O espaço preservado no Cerrado é mostrado pelos olhos de seu povo ao destacar esse paraíso natural e cultural no coração do país. As cidades de Alto Paraíso e São Jorge unem ecoturismo e crescimento local para receber os visitantes.
Com uma visão abrangente sobre a riqueza das manifestações populares e o potencial do turismo nacional, o seriado é a primeira coprodução desenvolvida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão da TV Brasil, e por emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
A obra Olhar Brasil busca fortalecer o audiovisual do país e potencializar a visibilidade para destinos nas cinco regiões. Com sotaques variados, a série traz paisagens, histórias e modos de vida que combinam os recursos naturais da biodiversidade e dos ecossistemas com a cultura de lugares diversos do território brasileiro. O conteúdo pode ser acompanhado no app TV Brasil Play e no YouTube do canal.
Conservação ambiental e ecoturismo
O episódio inédito da série nacional do canal público traz a rara beleza do Cerrado como grande atrativo da Chapada dos Veadeiros. Com lindas paisagens nativas preservadas, o bioma tem sua própria vegetação em vasta área a cerca de 230 quilômetros da capital Brasília.
Além de imagens aéreas das propriedades geográficas e do relevo repleto de águas, o programa Olhar Brasil também aborda os saberes ancestrais ao explicar a importância dos povos que vivem na região, como os quilombolas.
O conteúdo desta edição do seriado Olhar Brasil foi realizado pela UEG TV, emissora da Universidade Estadual de Goiás. Colegas de trabalho, os profissionais Laércio Alves e Marcelo Costa dividem a direção do episódio.
"Fiquei maravilhado durante as gravações com a exuberância natural e com a riqueza cultural proporcionada pelas experiências que vivenciamos ao produzir o material na Chapada dos Veadeiros. Inevitavelmente, em alguns momentos, fomos deslocados do lugar de realizadores para contempladores", explica Laércio Alves.
O ecossistema único abriga cenários encantadores. Reconhecido como sítio do patrimônio natural da humanidade, o parque é uma Unidade de Conservação que protege 240 mil hectares do Cerrado. No local, encontram-se diversas espécies da fauna e da flora, nascentes e cursos d'água, rochas com origem pré-histórica, além de uma paisagem moldada ao longo do tempo por elementos naturais únicos.
Na Chapada dos Veadeiros, os turistas têm a oportunidade de percorrer trilhas e vivenciar experiências de visitação noturna. O parque oferece ainda uma trilha suspensa com acessibilidade que permite a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida o acesso às cachoeiras das corredeiras.
O lugar é voltado ao turismo ecológico e sustentável com número restrito de visitantes por atração. A proposta é minimizar impactos e valorizar a preservação ambiental. O ecoturismo proposto na unidade ajuda a criar uma consciência conservacionista por meio da interpretação do ambiente.
A região rica em recursos minerais como o manganês e minério de ferro também conta com grandes reservas de quartzo, cristais de qualidade geológica inestimável. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ainda tem espaços como o Vale da Lua, o mirante Jardim de Maytrea, além de cachoeiras enormes com águas cristalinas e cânions.
Linha imaginária que atravessa o globo terrestre, o Paralelo 14 corta o Brasil na altura da Chapada dos Veadeiros ao passar pelo município Alto Paraíso de Goiás e conecta-se misticamente a Machu Picchu, famosa cidade do Peru. A energia do local costuma atrair muitos turistas interessados no assunto.
Astroturismo com visitação noturna
A altitude e a baixa poluição luminosa no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fazem da área um ótimo ponto para observação astronômica e favorecem a contemplação noturna das estrelas. As condições locais tornam a região um dos principais espaços do país para o astroturismo.
Essa modalidade de turismo sustentável tem foco na observação do céu noturno, astros e fenômenos celestes, como eclipses e chuvas de meteoros. Os turistas relatam experiências de espiritualidade, misticismo e transformação pessoal na visita repleta de conexão com o meio ambiente.
Saberes tradicionais dos povos originários
O seriado ainda passa por lugarejos como a charmosa Vila de São Jorge, destino nas proximidades da entrada do parque que se redescobriu com o turismo, fortaleceu a identidade local e ajudou a contribuir para a economia para todo o entorno após o fim do garimpo na região.
Outro aspecto valorizado é a cultura, com iniciativas que combinam música, dança e fé que refletem a riqueza de saberes tradicionais e servem como palco de expressão das manifestações populares para integrar moradores e visitantes.
A Aldeia Multiétnica promove a imersão no cotidiano dos indígenas e quilombolas. A ideia é aproximar os visitantes dos conhecimentos dos povos originários. O circuito cultural reúne oito casas tradicionais formadas por diferentes etnias, como Kayapó, Xavante, Guarani, Fulni-ô, Krahô, Yanomami, povos do Alto Xingu e o povo Kalunga.
Tags:
Programação
