TV Cultura dedica programação especial ao samba e à cultura popular no Carnaval

Brasil Jazz Sinfônica com Alceu Valença - Foto Nadja Kouchi/Acervo TV Cultura

A TV Cultura entra em clima de Carnaval a partir desta quinta-feira (12/2), com uma programação especial dedicada ao samba, frevo e outros ritmos. Os destaques são as produções inéditas Eu Sou o Samba, Mas Pode Me Chamar de Zé Keti, +40 Anos do Clube do Samba e o curta Silvio Modesto: Confidências de um Sambista, que revisitam personagens fundamentais da história do gênero.
 
A maratona também reúne edições históricas de programas consagrados da emissora, como Ensaio, Mosaicos, MPB Especial, Vox Populi e Manos e Minas, com grandes nomes da música popular brasileira. 
 
Confira a programação detalhada abaixo:

Ensaio - Fundo de Quintal /Foto Divulgação

Quinta-feira (12/2):

Às 2h, o Ensaio, dirigido por Fernando Faro, abre a programação com o Fundo de Quintal, relembrando as diversas formações ao longo de seus então 35 anos de carreira, sucessos do repertório, memórias de viagens e do início na música.
 
Às 23h30, a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica sobe ao palco ao lado de Alceu Valença num show especial, gravado no Memorial da América Latina, em celebração aos 55 anos da TV Cultura e aos 35 anos da Orquestra, reunindo clássicos da história do artista.

Sexta-feira (13/2):

Na sexta de Carnaval, vai ao ar o Mosaicos – A Arte de Paulinho da Viola, às 2h, documentário musical que revisita a trajetória do sambista com imagens de acervo, apresentações e depoimentos.
 
Às 23h30, o Ensaio recebe a Velha Guarda da Portela, em edição gravada em 2014, com clássicos do repertório da tradicional escola de samba.

Sábado (14/2):

No sábado, à 1h, o MPB Especial apresenta Mário Lago em edição histórica de 1973, com memórias e interpretações marcantes da música brasileira. Na sequência, às 2h, o Manos e Minas recebe o grupo Berço do Samba e apresenta reportagens sobre personagens e tradições do samba paulistano.

Documentário Eu Sou o Samba, Mas Pode Me Chamar de Zé Keti/Foto Divulgação

INÉDITO | Eu Sou o Samba, Mas Pode Me Chamar de Zé Keti

Às 23h, estreia o documentário Eu Sou o Samba, Mas Pode Me Chamar de Zé Keti, que reconstrói a trajetória e a personalidade do compositor carioca José Flores de Jesus, destacando sua contribuição decisiva para a história do samba brasileiro e sua presença marcante na cultura popular.

Domingo (15/2):

À 0h30, o Vox Populi apresenta uma entrevista histórica com Cartola, que responde a perguntas do público sobre sua carreira e o universo das escolas de samba. 

Documentário +40 Anos do Clube do Samba/Foto Divulgação

INÉDITO | +40 Anos do Clube do Samba

Às 23h, o especial +40 Anos do Clube do Samba revisita a história do movimento criado por João Nogueira, em 1979, reunindo depoimentos, imagens de bastidores e apresentações musicais com familiares, artistas e parceiros que mantêm vivo o legado do projeto.

Segunda-feira (16/2):

À 0h, vai ao ar Ensaios: Spok Frevo Orquestra, com repertório dedicado ao frevo e comentários sobre os diferentes estilos do gênero. E, em seguida, à 0h30, o Mosaicos – A Arte de Dona Ivone Lara revisita a trajetória da artista, com imagens raras, apresentações e depoimentos.
 
À 1h30, o Ensaio entrevista Teresa Cristina, que fala sobre sua carreira e sua pesquisa sobre a obra de Cartola, acompanhada por Carlinhos 7 Cordas. Fechando a madrugada, às 2h30, será exibido A Embaixatriz do Samba, documentário que apresenta a trajetória de Carmen Miranda desde o início da carreira no Brasil até sua consagração internacional.

Curta-metragem Silvio Modesto: Confidências de um Sambista/Foto Divulgação

Terça (17/2) para quarta-feira (18/2):

INÉDITO | Silvio Modesto: Confidências de um Sambista

À 0h, estreia o curta-metragem Silvio Modesto: Confidências de um Sambista, que celebra a vida e a obra de um dos maiores ícones do samba brasileiro. Comandado pela visão criativa de André Salerno e Lucas Fazzio, o filme homenageia Silvio Modesto, músico, cantor, compositor e produtor, cujas canções marcaram gerações e foram interpretadas por gigantes como Beth Carvalho, Bezerra da Silva e Zeca Pagodinho. Nascido no Rio de Janeiro e consagrado em São Paulo, Modesto é um dos pilares do samba paulista e uma referência para sambistas de todas as idades. Através de relatos comoventes e imagens inéditas, o documentário mergulha na trajetória desse artista, revelando o impacto profundo de sua obra na cultura brasileira.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato