![]() |
| Foto: Tatiana Bertoni/ Acervo TV Cultura |
No mês das mulheres, o Opinião propõe olhar para uma força muitas vezes subestimada: a amizade entre mulheres. Para debater o assunto, Andresa Boni recebe no estúdio a socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich e a professora da Casa do Saber, empreendedora social e diretora-executiva da Feira Preta, Adriana Barbosa.
De forma remota, participam a psicóloga Lili de Grammont, filha da cantora Eliane de Grammont, assassinada pelo ex-marido, o cantor Lindomar Castilho, em 1981; e a antropóloga Mirian Goldenberg, que fala sobre a importância da amizade feminina na velhice. O Opinião vai ao ar nesta sexta-feira (13/3), às 20h30, na TV Cultura.
Mais do que afinidade, as relações entre mulheres muitas vezes se transformam em redes de apoio emocional, profissional e até de proteção. Amigas que indicam vagas de trabalho, acolhem no puerpério, escutam no luto ou ajudam a sair de relações abusivas. Em um mundo ainda marcado por desigualdades, essas conexões podem funcionar como base de sustentação.
Estudos mostram que os vínculos entre mulheres impactam a saúde mental e a longevidade. O Opinião debate se a amizade feminina pode ser também uma forma de resistência e fortalecimento coletivo, se estamos vivendo uma cultura mais colaborativa e se, quando uma mulher puxa a outra, o movimento gera apenas apoio individual ou uma transformação mais ampla.
Tags:
Programação
