'PEGN' mostra como a inteligência artificial impulsiona negócios e apoia empreendedores

Foto: Globo/Divulgação

O 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios' deste sábado (21) mostra como a inteligência artificial contribui na rotina dos empreendedores, da produção de conteúdo até a automatização da empresa. A edição traz ainda negócios que usam a tecnologia como apoio a projetos de alto impacto social. 

O público vai conferir a história de uma startup paulistana que desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial voltada à gestão de estoques para restaurantes com foco em pequenos negócios de alimentação. Criada por Lucas Brouck, Vinicius Zenorini, Pedro Muraki e Fernanda Ferrari, a solução funciona por assinatura e se integra a um aplicativo de mensagens, permitindo que o empreendedor registre entradas e saídas de produtos por áudio ou mensagem. 

Marcelo Baccarini dá dicas para pequenos empreendedores usarem a inteligência artificial como aliada no dia a dia do negócio, desde a criação de conteúdo, ideias de vídeos, fotos e legendas, até decisões mais estratégicas. A ferramenta também funciona como radar de mercado, identificando tendências e analisando o desempenho dos concorrentes para apontar novas oportunidades. 

O segundo episódio da série 'Clima de Alerta' mostra uma história que une empreendedorismo e impacto social para ampliar o acesso à água potável no Brasil. A cientista e empreendedora Anna Luísa Beserra conquistou reconhecimento internacional ainda jovem, incluindo premiação da ONU. Aos 17 anos, fundou a SDW For All, voltada ao desenvolvimento de tecnologias sociais para o semiárido. Entre as soluções, está o Aqualuz, que usa energia solar para desinfetar água de cisternas em comunidades vulneráveis. 

No quadro 'Negócio de Estimação', Deborah Morato apresenta uma marca paulistana criada pelos arquitetos Fernanda Ferreira Pinto e José Araújo. O negócio nasceu da experiência dos fundadores com gatos e da busca por móveis funcionais que não comprometessem a estética das casas. A empresa desenvolveu a chamada ''gatificação'', um processo de adaptação da casa com projetos sob medida, pensados de acordo com o comportamento do animal e a rotina da família. As soluções são modeladas em 3D e produzidas em MDF tratado, com estrutura metálica e acabamentos resistentes. 

Em Pacaraima (RR), a empreendedora Ana Karoliny Siqueira criou a primeira marca de café especial 100% arábica indígena de Roraima, uma espécie de café nobre e aromático, com sabor suave, adocicado e maior acidez. O cultivo começou para consumo familiar e evoluiu para um negócio com cerca de três mil pés plantados em sistema agroflorestal e manejo orgânico. Além de ser pioneira, a iniciativa gera renda local ao envolver famílias da comunidade Kawuê e valorizar o território. O projeto também impulsionou a Rota do Café Artesanal, com turismo de base comunitária. 

O 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios' vai ao ar neste sábado (21) e tem direção-geral de Fernanda Telles, produção executiva de Gabriel Jacome, coordenação de produção de Aline Gutierrez e redação final de Cristiane Ballerini. 

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem