![]() |
| Foto: Reprodução |
O JR Entrevista desta quarta-feira (22) conversa com exclusividade com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, às 22h30, na RECORD NEWS.
Em meio às desavenças com o senador Alessandro Vieira (MDB) e com o pré-candidato à Presidência Romeu Zema (Novo), o ministro Gilmar Mendes diz durante a entrevista que “é natural que os políticos aproveitem para tentar atacar o Supremo, especialmente no período eleitoral, como Zema, que está aí dedicado a fazer campanha”.
E o ministro aproveitou a oportunidade para contrariar as críticas de Zema e analisa as intervenções de ajuda do STF em diversos estados do país: ''Vários Estados andaram muito mal das pernas. É o caso de Minas Gerais, que graças a uma liminar do Supremo, o governo Zema ficou 22 meses sem pagar a dívida para com a União''.
Gilmar Mendes ainda reforçou um posicionamento que gerou embate entre os políticos. ''Alessandro Vieira decidiu fazer o enquadramento de ministros do Supremo como autores de crime organizado, mas não tratou de milícia, seu próprio campo de ação como delegado. Portanto, você vê o tamanho das distorções'', reflete o ministro.
Para Mendes, as ações de Vieira marcam abuso de poder. ''Temos discutido muito sobre isso. O Tribunal diz que há imunidade e excesso de imunidade. É aí que chegamos ao desvio ou abuso de autoridades''. Por isso, afirma ser ''preciso dos elementos de contenção'', fazendo menção às restrições contra ações abusivas de parlamentares.
Por fim, questionado sobre o caso Master, o ministro do STF diz que ''se há algum tipo de envolvimento que atinja o Supremo, é algo marginal''. E se posiciona: ''Há uma maldade em tentar transferir o caso Master para a Praça dos Três Poderes. Eu acho que o Master continua residindo na Faria Lima''.
A entrevista completa de Gilmar Mendes no JR Entrevista vai ao ar nesta quarta-feira (22), às 22h30, na RECORD NEWS.
