![]() |
| Foto: Divulgação TV Cultura |
Neste domingo (5/7), às 19h30, a TV Cultura estreia a segunda temporada de Museus de São Paulo, série documental produzida pela emissora que convida o público a conhecer alguns dos mais importantes espaços culturais e históricos da capital paulista. Com direção de Paulo Pastorelo e idealização de Maria Inês Landgraf, a produção apresenta acervos, histórias e curiosidades de instituições que preservam a memória e ajudam a contar a trajetória da cidade.
O episódio de estreia é dedicado ao Museu do Futebol. Ao longo da temporada, a série também visita o Museu Catavento, o Museu de Zoologia, o MASP e o Museu Afro Brasil.
"Esta é mais uma produção da TV Cultura que busca valorizar a riqueza cultural e histórica que a cidade de São Paulo oferece, aproximando o público de seus museus e de importantes espaços de preservação da memória", afirma Beth Carmona, vice-presidente da TV Cultura.
Ao longo dos episódios, a equipe reúne depoimentos de visitantes, curadores, diretores, artistas e profissionais das áreas de educação e conservação para revelar as histórias por trás dos museus, de seus acervos e de suas obras. A série também destaca a arquitetura desses espaços, a relação do público com as instituições e os bastidores dos processos de conservação, restauração e pesquisa, evidenciando o papel dos museus na preservação do patrimônio cultural e na produção de conhecimento.
Primeiro episódio – Museu do Futebol
O futebol está entre as maiores paixões dos brasileiros. Mas o que ele revela sobre a história, a identidade e a memória do país? Essas perguntas conduzem o primeiro episódio da série Museus de São Paulo, dedicado ao Museu do Futebol, inaugurado em 2008 no "avesso" das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.
Ao apresentar o esporte como parte essencial da cultura brasileira, o documentário mostra como o museu transformou o futebol em uma ferramenta para discutir patrimônio, diversidade, inclusão e memória coletiva. Renovado em 2024, o espaço passou a oferecer um percurso de cerca de um quilômetro, com novos recursos sensoriais, ampla acessibilidade e conteúdos que ampliam o olhar sobre temas como o futebol feminino, a representatividade negra e o patrimônio imaterial.
"O museu nasce com essa pretensão de narrar a história do Brasil pelo futebol", afirma Maíra Corrêa Machado, coordenadora do Núcleo de Exposições. Para a diretora técnica Marília Bonas, o espaço foi pioneiro ao ampliar o conceito de patrimônio. "Foi o primeiro museu a abordar a questão do patrimônio imaterial de uma perspectiva totalmente inovadora." Já o jornalista e curador Marcelo Duarte destaca a linguagem expositiva: "Foi o primeiro espaço imersivo em um museu no Brasil, quando ninguém ainda falava disso."
O episódio também aborda a renovação museográfica, que ampliou a presença do futebol feminino e das discussões sobre gênero e racismo. "Uma pessoa que venha ao museu vai descobrir que o futebol feminino foi proibido por 40 anos", observa Marília Bonas. A valorização da história da população negra também ganha destaque. Para o jornalista Dario Vasconcelos, "encontrar no museu elementos que contam essa trajetória de forma positiva é muito importante".
Entre instalações imersivas, objetos históricos, mensagens de ídolos como Pelé e Marta e relatos de torcedores, o documentário revela como o Museu do Futebol se tornou uma referência internacional ao contar, por meio do esporte, a história e a identidade do Brasil.
Participam do episódio Marcelo Duarte (jornalista e curador do Museu do Futebol), Marília Bonas (diretora técnica do Museu do Futebol), Maíra Corrêa Machado (coordenadora do Núcleo de Exposições do Museu do Futebol), Fiorela Bugatti Isolan (coordenadora do Centro de Referência do Museu do Futebol), Emerson Prata (assistente de Formação e Conteúdo do Museu do Futebol), Moira Toledo (cineasta), Dario Vasconcelos (jornalista), Roseane Rete Mirim (jogadora do Guarani) e Lurdes Yva (jogadora do Guarani).
A série Museus de São Paulo será exibida aos domingos, às 19h30, na TV Cultura, com horário alternativo às sextas-feiras, às 20h.
