![]() |
| Foto: Pierre Yves Refalo |
Para celebrar os 90 anos de nascimento de Rolando Boldrin, em 22 de outubro, a TV Cultura e a Rádio Cultura Brasil (77,9) prepararam uma programação especial dedicada ao artista, que deixou sua marca na cultura brasileira como apresentador, ator, cantor, compositor e contador de causos. Na quarta-feira (21/10), às 23h30, a TV Cultura apresenta o documentário Rolando Boldrin: Eu, a Viola e Deus. Já na quinta-feira (22/10), às 6h, a Rádio Cultura Brasil dedica uma edição especial do Música Regional Brasileira à trajetória e ao legado do artista.
Dirigido por João Batista de Andrade, o documentário Rolando Boldrin: Eu, a Viola e Deus percorre a vida e a obra de Boldrin, desde a infância até suas conquistas na música, no cinema e na televisão, revelando diferentes facetas de sua trajetória. Com título inspirado em uma composição do próprio artista, o filme reúne depoimentos de familiares e pessoas próximas, como Patricia Maia Boldrin, Rosa Maria Boldrin e Adilson Boldrin, além dos amigos Aldo Pedersoli e Francisco Zeleskinar (Chiquinho), do sanfoneiro José Clovis Franco (Orelha) e do barbeiro Alfredo Gaspar dos Santos.
A produção também destaca a relação entre o diretor e o artista, que atuou em dois filmes de João Batista de Andrade: Doramundo (1978) e O Tronco (1998).
Na Rádio Cultura Brasil
Com apresentação de Madeleine Alves, a edição especial do Música Regional Brasileira resgata a trajetória de Boldrin e celebra seu legado como um dos grandes incentivadores da música de raiz no país.
Além de recordar sucessos como Vide, Vida Marvada e Eu, a Viola e Deus, a atração destaca, em primeira mão, o lançamento do álbum Élcio Dias & Amorim celebram 90 anos de Rolando Boldrin – Cantigas e Causos.
Formada em Embu das Artes, em 2019, a dupla se dedica à preservação da memória e das tradições da música caipira de raiz.
Ao longo da carreira, Boldrin atuou em novelas e filmes e apresentou programas que contribuíram para ampliar o espaço da música regional na televisão. Na TV Cultura, comandou o Sr. Brasil por 17 anos.
Nascido em 22 de outubro de 1936, em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, Rolando Boldrin morreu em 9 de novembro de 2022, na capital paulista. Seu trabalho permanece como referência na valorização da cultura popular brasileira.
