TV Brasil estreia ''Recordar TV'' com apresentações históricas de Luiz Gonzaga, Gal Costa, Elis Regina e outros artistas

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A TV Brasil lança o novo programa Recordar TV neste domingo (8), às 19h. Apresentada pela jornalista Marília Arrigoni, a atração propõe uma aproximação renovada com o acervo do canal público ao valorizar registros históricos de produções musicais da TV Educativa do Rio de Janeiro.

A sequência de edições privilegia a expressiva memória musical diversa, rara e exclusiva gravada pela emissora desde os anos 1970. A temporada resgata apresentações de personalidades preservadas no arquivo mantido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que faz a gestão da TV Brasil.

O projeto reconhece a obra de nomes como Luiz Gonzaga, Gal Costa, Baden Powell, Elis Regina, João Bosco, Elis Regina, Arlindo Cruz, Nara Leão, Elza Soares e Belchior, entre outros artistas que ajudaram a construir a história da música brasileira

Os episódios partem de um olhar atento sobre o material de acervo para revelar o que há de singular em cada registro. O programa convida o espectador a uma viagem pela televisão de outras épocas com seus cenários, repertórios, conversas e maneiras de apresentar a música. A proposta é preservar a atmosfera e a espontaneidade dos encontros originais.

Com essa preciosidade no centro da narrativa, o Recordar TV traz um olhar diferenciado para imagens, sons e momentos que atravessaram o tempo. A faixa oferece uma nova experiência com esse patrimônio audiovisual para criar conexões entre aquelas sequências históricas e o público atual.

Oportunidade para que a memória da televisão brasileira ganhe vida e encontre o presente, o programa tem direção de Linei Lopes e roteiro de Paulo Fernandes. Nova produção semanal da emissora, o Recordar TV tem horário alternativo nas quintas, às 22h30, e pode ser acompanhado também no app TV Brasil Play.

Luiz Gonzaga é celebrado na abertura do programa

No especial de estreia, o Recordar TV viaja no tempo para celebrar a música de Luiz Gonzaga com uma performance intimista do veterano. A produção exibida pela TV Brasil resgata o programa musical Chão de Estrelas, de 1983, produzido pela TVE/RJ.

Na atração conduzida por Fernando Lobo, o Rei do Baião comemorava seus 70 anos com uma performance exclusiva das canções do álbum "70 anos de Sanfona e Simpatia", trabalho icônico lançado por Gonzagão. O consagrado artista pernambucano cantou seu repertório e deu depoimentos emocionantes sobre a infância e a relação musical com seu pai.

Com cenário e figurinos que retratavam a cultura sertaneja, tendo ao fundo um grande sol que, a depender da iluminação, virava lua, o Velho Lua, como também era conhecido Luiz Gonzaga, emociona o público com seu carisma e talento.

Nos anos 1980, Gonzagão viveu uma fase marcante, que incluiu sua reconciliação com o filho Gonzaguinha. Essa época ainda remete a sua consagração, após enfrentar um certo abandono nas décadas anteriores. Luiz Gonzaga vivia um momento mais maduro da carreira e viria a falecer em 1989.

Durante a homenagem da emissora pública, o Rei do Baião também divide o palco com a cantora Marlene. O Embaixador Sonoro do Sertão compartilha segredos sobre os versos que canta, além de encerrar o programa com uma versão de "Respeita Januário" que as novas gerações agora podem conferir.

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem