Vivo TV emite comunicado a respeito da saída dos canais Record, SBT, e Rede TV

Vivo anuncia retirada dos canais do grupo Simba. (Imagem/Reprodução)
Como noticiamos mais cedo por aqui, A Vivo começou a comunicar seus assinantes  a respeito dos canais Record, RedeTV e SBT que serão retirados no line up de TV paga em 10 de junho. Segundo o comunicado, a retirada dos canais vai acontecer nas cidades onde o sinal analógico de TV foi desligado – o que inclui a principal praça da empresa, São Paulo e cidades da região metropolitana, de Goiás e do Distrito Federal.

Confira o comunicado na integra:

''A Vivo informa que a distribuição dos canais Record TV, SBT e Rede TV! será suspensa para os seus clientes em São Paulo, Brasília e Goiás a partir do próximo dia 10 de junho. Durante 45 dias, a Vivo manteve um canal aberto de diálogo e negociação com a SIMBA, empresa que representa as emissoras, mas não chegou a um acordo comercial. Por esta razão, a Vivo comunicou os seus clientes nesta sexta-feira, 12 de maio, que os sinais da SIMBA serão retirados da sua grade de programação dentro de 30 dias. Os demais canais abertos não sofrerão alteração.".

A suspensão dos canais atingirá ao menos 77 cidades. Procurada, a Simba ainda não se pronunciou sobre o assunto. A dificuldade em negociar a compra do conteúdo pelas operadoras já levou à retirada no line up de Claro, NET, Oi e Sky. As operadoras lembram que os canais podem ser sintonizados pela TV, desde que tenha conversor digital, dos clientes, uma vez que os canais são abertos.

Por outro lado...

A crise entre os canais e as operadoras Net Claro e Sky já vinha desde o final do ano passado, desde a aprovação no Cade da existência da Simba --uma joint-venture destinada a defender os interesses de SBT, Record e RedeTV! conjuntamente.

As operadoras tentaram barrar a criação da empresa no órgão federal. Os canais abertos querem ser remunerados por seus sinais digitais (a legislação permite).

As operadoras não querem pagar. A Simba então acenou às operadoras com a criação de novos canais exclusivos para a TV por assinatura.

A NET/Claro até mantém conversas, mas em menor intensidade. Já com a Sky não tem conversa nenhuma. Por fim, com a operadora Oi até tem conversa, mas a empresa  é hoje uma tragédia financeira, portanto não tem dinheiro.

Motivos da disputa – Conforme regra da Anatel, operadoras de TV precisam carregar em seu line up os canais abertos, analógicos, existentes nas cidades em que atuam. Como a obrigação vale apenas para o sinal analógico, o carregamento do sinal digital das emissoras locais é facultativo e depende de acordo comercial. As operadoras resistem ao preço por assinante que a Simba pretende cobrar. Já a Simba, no passado, defendeu seu posicionamento reafirmando que cobra preços compatíveis com a prática de mercado.

As emissoras porque perdem um imenso público, e justamente o de melhor poder aquisitivo; as operadoras, porque estão sendo bombardeadas nos S.A.Cs e ainda correm risco de ser obrigadas dar descontos aos assinantes (caso está em análise na Anatel e no MPF); e os telespectadores, que se veem privados de três canais que sempre fizeram parte de suas vidas --fossem assistidos ou não.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato