TV paga está em 10 milhões de casas da classe C


A classe C conta com 10 milhões de assinantes de pacotes de TV paga, afirmou Oscar Simões, presidente da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), em conversa com a imprensa hoje, em São Paulo. Segundo dados da associação, 34% da classe C recebem TV por cabo, DTH ou MMDS, aumento de 3% em relação a 2012. Na classe B o aumento foi mais sutil, de 3%, atingindo penetração de 65%. Na classe A houve uma ligeira queda, variando de 88% para 87% das casas com TV paga ao final de 2013.

Apesar do baixo crescimento em assinantes, o setor apresentou ganhos em receita. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o faturamento foi de R$ 7,5 bilhões, 15,4% maior que no primeiro trimestre do ano anterior. Segundo Simões, somente entre 5% e 6% do faturamento veio da publicidade. “Em países onde o mercado é maduro, a receita com publicidade passa de 10%”, observa. Ainda assim, o crescimento da receita com publicidade cresceu 60,5% ano a ano, contra 16% da média do mercado (TV tradicional e outros meios).

Simões disse também acreditar que serviços over-the-top (OTT), como o Netflix, não impactam o market share das operadoras de TV por assinatura. O switch off da TV analógica, e consequente plublicização da TV digital, também não. “Não temos percebido impacto do Netflix e das campanhas pela TV digital na participação. Obviamente as pessoas querem escolher o que ver. Os próprios operadores terão ofertas de OTT. Mas, hoje, o Netflix se observa como algo complementar. A TV por assinatura tem uma gama enorme de ofertas, tem notícias, esportes, além de filmes e séries do OTT”, defendeu.

O presidente da ABTA também destacou a rápida transformação do mercado de TV paga. O número de canais em HD disponíveis passou de 31, em 2012, para 64, em 2013. “E durante a Copa houve testes em 4K, até 8K, o que mostra ser um mercado muito dinâmico”, disse. O Brasil, na opinião do executivo, os preços praticados são competitivos. Em um ranking com os 49 países mais ricos do planeta, o Brasil figura como 19º com planos básicos de TV mais baratos. O ranking foi elaborado pela Fipe, a pedido da ABTA, e leva em conta o poder de comprar da moeda. Durante a próxima semana, de 4 a 7 de agosto, acontece em São Paulo a feira e congresso ABTA 2014.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato