Discovery Civilization estreia nova série "SEGREDOS DE TAIWAN" em março


Taiwan, a Ilha Formosa, é também indomável. Cobiçada por diversos povos colonizadores ao longo dos séculos, ela permanece um capítulo à parte na história do Oriente, com profusão simbólica, riqueza cultural e natural.

A partir de quinta-feira, 3 de março, às 22h, o Discovery Civilization desvenda as faces da ilha – do paraíso selvagem ocupado por austronésios, ao gigante na produção industrial – com a série inédita SEGREDOS DE TAIWAN (Unknown Taiwan).

Dividida em seis documentários com uma hora cada, a produção investiga a cultura taiwanesa em profundidade, abordando aspectos históricos, artísticos, simbólicos e religiosos. O telespectador conhecerá  as lendas místicas de um tempo misterioso, o passado das invasões e as consequências do acelerado crescimento econômico ocorrido no século XX.

Personagens contemporâneos e nomes retirados dos livros de história conduzem a série por uma viagem no tempo. Os depoimentos dão a dimensão do contraste entre o passado e futuro na ilha onde o novo e o ancestral coabitam. No primeiro episódio, o rapper Dog G reflete sobre o espírito jovem e a contracultura locais, enquanto Shi Wen-Iong, líder do grupo orquestral Chi-Mei, conta como a cena da música erudita floresce em Tainan. 

Tainan, a antiga capital da ilha, é também conhecida como "A Cidade Fênix", foi o centro de disputas territoriais e conseguiu incorporar os costumes e tradições dos diferentes povos invasores para renascer das cinzas. Por 250 anos foi o polo financeiro e político de Taiwan, hoje transferido para Taipei.

No plano simbólico e religioso, o sincretismo é marcante. A série reúne imagens que mostram referências diversas, bases do rico legado cultural compostos por rituais místicos ligados às civilizações que um dia habitaram a ilha, festivais populares, ritos cristãos e cerimônias que remontam os ensinamentos de Confúcio.

A riqueza dos monumentos históricos, templos e construções também faz parte da série: o forte holandês, o Templo das Cinco Concubinas e os labirintos desativados da mina de ouro Jinguashi são alguns dos locais visitados pelas câmeras, enquanto as histórias guardadas por suas paredes são narradas.

Separada da China logos após a revolução de 1949 e a queda de Chiang Kai-shek, Taiwan passou a funcionar como um Estado independente sob o comando de Kai-shek. A China Nacionalista, como também foi chamada, continua, entretanto, sem reconhecimento da soberania. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato